O estranho momento em que um jogo Free to Play dá banho nos Historys da vida

chumlee-secret-past-revealed-ftr

É triste perceber que a grade dos ditos canais de ciência tem tudo menos Ciência. São lenhadores, caçadores, serralheiros, lojas de penhores, garimpeiros, pescadores, vendedores de carros usados, gente atrás do pé-grande que nunca acha, gente atrás de fantasmas que nunca acha e aquele maluco do Alienígenas do Passado.

Dizem que isso é que garante a audiência que produz materiais inegavelmente excelentes como o Gigantes do Brasil, do History, mas será que é preciso uma relação tão desproporcional entre material ruim e o produto de qualidade?

O risco que corremos (ou melhor, nós não, esses canais) é que se tornarão irrelevantes na parte da ciência. A internet como sempre está fazendo essa gente da TV comer poeira. Veja este documentário:


World of Warships — Naval Legends – Yamato

Muito bem-feito, conta em 20 minutinhos a história do lendário Yamato, com direito a uma miniatura japonesa LINDA, especialistas locais, imagens de época, etc etc e mais etcs que você imagina encontrar em um documentário de qualidade.

Só que esse documentário não veio dos canais ocupados demais filmando Largados e Pelados, veio do… World of Warships, um jogo multiplayer free-to-play criado por um estúdio russo, e lançado em 2015. É bem-feito, bonito que dói e dá pra se divertir bastante mesmo sem comprar nenhum dos navios premium, você só vai ralar bastante pois começa basicamente com um bote de borracha. Seus inimigos costumam vir com o Bismarck, mas assim é a vida.

Com centenas de milhares de jogadores espalhados pelo mundo, o jogo (e seus pares World of Airplanes e World of Tanks) rende milhões de rublos para os criadores, e parte desse dinheiro é investido em documentários. O canal deles no YouTube tem a série Naval Legends, fora outros vídeos.

Estamos vendo um pessoal que fez um videogame perceber uma demanda por parte de um público entusiasta de história naval e estão suprindo essa demanda, ao invés de torrar seu dinheiro com mulheres rápidas e cavalos lentos, como todo bom magnata russo.

Descobrir esses documentários me deixou aliviado, percebo que há sim uma demanda por esse tipo de material histórico, e da mesma forma que não dependemos mais dos jornais para saber se amanhã vai chover, não dependemos mais do History para aprender História. Alguém perde nessa história e não somos nós.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Marco Constantino

    O jogo em si é muito bom, também… Assim como o World of Tanks, além de contar a história dos navios eles também fazem eventos especiais em determinadas datas, e sempre tem uma história sendo contada e explicando os acontecimentos.

    Muito legal saber que eles estão expandindo isso pra além dos jogos e sempre bom ver materias sobre a WWII bem feitos e interessantes.

  • Jorge Veiga Junior

    Pelo Word of Tanks eles fazem vídeos 360º dentro de tanks antigos que são fantásticos.

  • Diogo

    Isso me fez lembrar dos saudosos Age of Empires, Age of Myhtology, Caesar… quem nunca aprendeu história jogando esses jogos?

  • la_gomes

    Dúvida séria, como anda a grade do NatGeo e BBC Earth?

    • Zeb Uceta

      Mesma porcaria.

  • DPSousa

    Talvez o problema seja somente o nome do canal, que induz o espectador a acreditar ser um canal sobre ciência, quando na verdade ciência é só um detalhe na grade.

    Mas não deixa de produzir coisa boa, como Vikings.

    • Aquela série de… ficção?

      • DPSousa

        Exato. Uma série de ficção histórica, mas das mais bem produzidas da TV.

        É como eu disse, não é um canal de ciência. O melhor conteúdo que sai dali são séries como Vikings e Hatfields & McCoys.

    • E Seven Kingdoms, baseado do livro do Cornwell.

      • DPSousa

        Acho que você quis dizer The Last Kingdom. Essa é da BBC.

        Quando vi que a BBC faria uma série baseada na excelente série de livros Crônicas Saxônicas, imaginei que veria algo tão bem produzido quanto Vikings, mas com roteiro decente.

        Infelizmente não gostei do resultado. A série é de baixo orçamento. O ator não tem muito a ver com o personagem. Eu achei que eles falharam em recriar o mundo do livro.

    • Claudio Roberto Cussuol

      Mas não era assim. Quando eu comecei a assistir o History o conteúdo era realmente bom. Tanto que o meu programa preferido era o Maravilhas Modernas.
      Idem para o Discovery, só que um pouco antes.
      Felizmente tudo de bom que dava nesses canais agora está no youtube.

      • Theuer

        “Maravilhas Modernas”… Puta programa.
        Eu lembro de um chamado “Next Step” que depois foi meio que substituído pelo “Beyond 2000”. Se não me engano, esses programas eram produzidos pela “Beyond alguma coisa” que veio a ser a produtora do Mythbusters.
        Pô, tinha até alguns episódios gravados em VHS.

  • Tem otimos canais no youtube, aonde temos curiosidades e historia. O canal nostalgia começou a fazer vídeos de historia e ficaram excelentes, tem um canal chamado blablabla logia que integra vários canais de ciência. Todo mundo com um orçamento muito restrito, mas mostrando conteúdo relevante de forma divertida. Sempre tem publico para ciência e historia, mas TV não quer audiência de 40% da população, ela quer de 100%, então tenta emburrecer os 40% que gostam de conteúdo inteligente.

    • Thiago Cururu

      “…mas TV não quer audiência de 40% da população, ela quer de 100%, então
      tenta emburrecer os 40% que gostam de conteúdo inteligente.”
      Brilhante definição!

      • Bruno Santos

        Salvei essa pra usar mais tarde hehe

    • O canal do Slow, que hoje também participa do blaablalogia, é muito bom em conteúdo de história também. E agora temos o Nerdologia de história.

    • Paulo de Tarcio Santos Freiri

      No canal Nostalgia teve até um vídeo desses assessorado pelo Cardoso, quando eu assisti eu falei: Oia!!
      Esse ultimo sobre a WW1 ficou muito bom e engraçado, não conhecia a batalha das Toninhas kkkkkkkk

      • Pois é, brasil passando vergonha desde épocas remotas. Mas com os equipamentos e treinamento do nosso exercito, passando um cagasso que eles estavam passando, demos sorte deles não atirarem em algum aliado.

        • Jean

          ê rapaz, triste isso. Eu vejo as Forças Armadas não apenas como o “braço armado do estado”, mas também símbolo nacional, motivo de orgulho e identidade para nossa gente. Triste ver essa situação. E pensar que a nossa armada era motivo de orgulho na época do império. O sarrafo que nós descemos no Paraguai começou pelas águas.

      • cloverfield

        Eu ri dessa batalhas das Toninhas.

        • Paulo de Tarcio Santos Freiri

          Eu também cara, ainda fui pesquisar para ver se não era zoeira kkkkkk

      • Dica anotada!
        Vamos ver se essa batalha das toninhas vence o episódio que vi na TV certa vez sobre a defesa de um forte em Portugal. Os Ingleses deixaram os nossos amigos lusitanos no comando do forte para garantir tempo para uma retirada. O comandante português assegurou que poderia manter uma resistência por meses.
        Só que, umas semanas depois, um francês jogou uma granada para dentro da fortaleza. Só que um Manuel, por descuido, havia deixado um rastilho de pólvora do pátio ao paiol e… Bem, imaginem o susto do francês que jogou uma granadinha “para ver no que ia dar” e…
        Legítima de português.

        • Paulo de Tarcio Santos Freiri

          Vish, só consigo pensar nisso aqui kkkkkkkkkkk

    • Rijanio

      Cara só posso te agradecer muito pela indicação do blablabla! Já me inscrevi lá e em muitos outros dos canais indicados, valeu

    • ElGloriosoRangerRojo™

      Os vídeos sobre história do Nostalgia são demais. Eu não dava muita importância até assistir os vídeos sobre Hitler e sobre a época do regime militar no Brasil.

      O Castanhari colocou todo o capricho dele dos vídeos nostálgicos nas pesquisas e produção dos vídeos sobre história. Achei muito legal da parte dele adicionar essa categoria de vídeos no canal dele.

      Enquanto isso tem outros youtubers postando vídeo comendo merda, apertando os mamilos com grampos de estender roupa…

      • Realmente o Castanhari merece todo nosso respeito pelas aulas de historia, acredito que videos assim podem fazer muita gente, principalmente crianças se interessarem por historia, que pra mim é algo fundamental na formação do carater humano.

        • RôShrek

          Descobri o canal Nostalgia através do meu moleque, que tem 10 anos. Antes eu implicava que ele só queria ver youtube, hoje eu dou valor. Sério, o moleque vê zero televisão, é um ávido consumidor de canais do youtube.

      • leoncral

        Nostalgia parou com os videos pra retardados? Quando começou com aqueles negocio de desafios eu nunca mais vi.

        • ElGloriosoRangerRojo™

          Não sei, eu geralmente filtro os vídeos pelos títulos. O canal dele deixou de ser só sobre assuntos nostálgicos, pra se tornar um canal de variedades. Eu só assisti os vídeos nostálgicos, os sobre história e aquele sobre curiosidades de algum filme, série ou ator.

          Sei que atualmente ele tem feito vídeos muito bons.

    • Rodrigo M

      Tem um canal legal chamado Manual do Mundo. Nele o cara faz vários experimentos.

      Lembra um pouco a linha dos experimentos do Beakman.

      Pelas coincidências do destino uma garota que sai no tinder conhece o cara e a esposa dele. Ela contou que o canal começou como hobby, o cara saia no finais de semana ou acordava cedo para fazer as coisas antes do trabalho e sempre a esposa ajudando.

      Depois começou a fazer sucesso e hoje é o trabalho de ambos.

      • Valeu pela dica, mais um canal adicionado pra seguir.

      • Cacio Frigerio

        O problema do manual do mundo é que é um canal exclusivamente para crianças. Mas o trabalho dele para esse público é excelente.

        • Rodrigo M

          Concordo, mas mesmo assim passa coisas interessantes. Beakman também era para crianças!

          • Cacio Frigerio

            Sim. Beakman era para crianças. Mas na época eu ERA criança.

          • Rodrigo M

            Eu já não era mais criança, mas curtia Beakman hehe

          • Cacio Frigerio

            Sempre seremos crianças hehehe

      • Gesonel o Mestre dos Disfarces

        Esse é um canal que eu não assisto muito coisa, mas fico feliz com seu sucesso! o apresentador (Iberê Tenório) já fez propaganda pro MEC e um programa no cartoon network.

    • Rodrigo M

      Add o blablabla logia, em casa vou conferir 😀

      Recomendo também o Canal do Pirula e o Eu Ciência

    • Marcelo Cacimiro

      Não pensaria em definição melhor!

  • Yamato o maior navio de guerra da História, e só fui gostar do Yamato graças a : Space Battleship Yamato –
    Uchū Senkan Yamato -. Star Blazers – Patrulha Estelar para nós BraZileiros

    • Luiz

      Esse mesmo.

    • Gesonel o Mestre dos Disfarces

      Tenho um amigo que é DEVOTO desse desenho. queria eu ter um momento para assistir.

      • Assista o Live Action Yamato , tem no Netflix
        Capitão Harlock também é interessante.

  • Maom

    As séries do antigo astronauta são similares a novela 10 mandamentos da Record. Só que o cabelo e o carisma do Pappappuulosolulsopppaaappulos são determinantes para o sucesso dos memes.

    • PugOfWar

      fala sério cara, é muito divertido de assisitir, ver como eles chegam à conclusão que só há uma resposta plausível

      • Maom

        Sim, por isso falo do carisma dele. O mesmo vale para como Deus fez para mostrar que ele é o verdadeiro ao invés do povo do faraó e tb é engraçado que em 2016 as pessoas acreditem naquilo. Mas, atores da record, enredo de novela… Nunca nem tentei ver 1 min disso. Mas se fosse gravado pela turma do monty python, eu veria dez mandamentos todo dia ao lado do Gugu Liberato comentando.

      • Reinaldo Matos

        O Legal é que a justificativa sempre termina em “Uma força desconhecida”, “Uma inteligencia desconhecida”, “Um artefato desconhecido”.

        hahaha

      • OverlordBR

        ALIENS!

  • RodyBr

    Valiant Hearts se tornou um jogo muito legal poque ele passava várias informações sobre a Primeira Guerra Mundial conforme você ia avançando no jogo. Idéia bem bacana da Ubisoft.

    • Reinaldo Matos

      Confesso que quando o cachorro morreu e mostrou o memorial dos animais de guerra caiu um cisco violento no meu olho… 🙁

      • Dan_Marx

        pode usar a tag spoiler pra não acabar com a surpresa alheia.

        • Reinaldo Matos

          Putz… Falha minha, desculpe

          • Dan_Marx

            Desculpe eu ter sido chato é que estou iniciando ele e foi inevitável, mas ok.

          • Reinaldo Matos

            Não foi chato, entendo o teu lado… Mas mesmo com esse spoiler joga porque tem outras histórias paralelas muito boas e igualmente emocionantes

          • Mario Neis

            Valiant hearts é um daqueles jogos que eu coloco como obra de arte.. história boa, jogabilidade boa e o gráfico bem pensado pro que pretende, tudo na medida!

          • Henrik Chaves

            Quando joguei o cachorro ficou vivo (acho.. quase 100% de certeza).

          • Reinaldo Matos

            Cara… Se não me engano, não é no jogo em si, mas em um vídeo cinemático que tem depois que tu termina o jogo. É que eu já desinstalei do meu celular senão eu via direitinho em que parte é.

  • Marcogro®

    Realmente o tal programa de caçadores de Pé grande é qualquer coisa. Nunca vi, mas sapeando passei por lá e vi um monte de gente feia, com olhos amarelados devido a filmagem no escuro, soltando grunhidos no meio do mato… Meu Deus, pensei, tem gente que assiste isso?

    • Jean

      History já foi bom. Hoje em dia eu assisto um pouco o H2, mas uma coisa ou outra. Gostei muito da série sobre o Patton, por exemplo.

  • PugOfWar

    Ouvi dizer que recondicionaram a Yamato, agora ela é uma nave espacial.

  • Só é uma pena que os AdBlocks da vida estão tornando a vida dos produtores de conteúdo independentes (blogueiros, inclusive) uma verdadeira missão em busca de alternativas para rentabilizar seus materiais. Se continuar deste jeito, logo os bons acabarão sendo engolidos pela cede que o próprio público tem de evitar propagandas, e os canais “científicos” de TV (sqñ), acabarão voltando a ser os detentores da divulgação, ao modo deles. É um tiro no próprio pé o que esta geração está fazendo. Quando forem obrigados a assistir TV, com comerciais de 4 ou 5 minutos, sentirão falta da opção de clicar em um ‘x’ ou assistir 30 segundos de vídeo publicitário para apoiar o produtor.

    • Rafael Rodrigues

      Fio, em um canal por assinatura, paga-se a assinatura… Pelo menos o modelo de negócio deveria ser esse.

      Fora o merchâ… Um programa como o Overhaulin por exemplo (que eu acho uma bosta), fica a cada 5 min falando o nome do fornecedor da peça.

      • Exatamente, em tese, este seria o modelo de negócio deles. Enquanto o pessoal consumir conteúdo independente com bloqueadores de anúncios, logo voltaremos para a idade dos comerciais tradicionais e do conteúdo porco das mega produtoras.

  • Não conhecia esse jogo, World of Warships. Ia dar uma chance para ele, mas ao entrar na loja quase tive um infarte! E eu achando que os jogos do Steam estavam caros!

    • Oi?

    • Jean

      É free to play. Eu mesmo jogo sem pagar 1 real. Mas sei do que você está falando, esses dias eu fui ver o preço da versão paga. Sabe como é, incentivar o desenvolvedor, jogo bom pra kct e merece, mas desisti quando vi o preço.

      • Eu gosto de incentivar os desenvolvedores, mas os preços deste estão fora da realidade.

    • Rafael Rodrigues

      Mas você quer se divertir ou quer ganhar?

      • Dan_Marx

        O modelo deles não é pay-to-win, que o diga os mais de 30 tanques na garagem do meu WOT.

    • É tipo War Thunder só que de navios

  • Paulo Oliveira

    Tinha um certo colunista do meio bit que iniciou um canal no youtube sobre histórias de guerra, mas parou. Cadê o canal, Cardoso?

    • Aguarde e confie.

      • Eder Brizolla

        Vai sair entao um “Lock and Load” com Carlos Cardoso ao inves de R. Lee Ermey?
        To no aguardo hein!!!

      • Theuer

        Vou pedir meu dinheiro e volta!

  • Jorge Dondeo

    ” mas será que é preciso uma relação tão desproporcional entre material ruim e o produto de qualidade?” Pra que tu quer mais que isso Cardoso? Uma horinha por dia de tv já ta bom demais.

  • Whirlpool

    Infelizmente o History é só mais um na multidão…

    • Claudio Roberto Cussuol

      O mais interessante é que esses canais acabaram criando outros canais secundários e jogaram o conteúdo relevante pra lá.
      Assim temos o Discovery Science e o H2, com sinal SD (pelo menos na grade da GVT).
      O ruim é que nos canais alternativos não tem nada de novo, só reprise, reprise…..

      • Luiz

        alem de tu precisar comprar o pacote deluxe de TV a cablo

      • Felipe!

        Quando o povão subiu (saiu da tv aberta pra fechada), os canais jogaram todo o conteúdo em canais mais exclusivos (pacotes mais caros) e inundaram a tv com porcaria.

      • Eric

        Exato, conteúdo realmente interessante está no H2 e nos Discovery Civ, Turbo e Science. History virou canal de penhor e Discovery de survival…

    • TaSerto Schmitt

      e outra, antigamente não tinha propaganda, agora tem mais do que qualquer lugar….

      • Theuer

        PORRA! Nada tem mais propagandas que alguns desses canais pagos!
        Além de absurdo, não faz sentido. A maior parte das propagandas são sobre a programação do próprio canal!

        • Whirlpool

          É que assim eles não precisam ocupar tempo com mais conteúdo…

          • Theuer

            Cara, para isso existe programação em grade diagonal, a MTV em seus tempos áureos vivia disso.
            Quem tem “apenas” umas duas horas por dia para assistir este canal, acaba assistindo sempre programas diferentes mesmo que a emissora só tenha meia dúzia de episódios.
            Falando nisso, que saudades da MTV anos 90… 🙂

    • Alberto Prado

      Não mexendo no conteúdo do Discovery Turbo, já tá bom.

    • Marcelo Cacimiro

      Só discordo do Animal Planet. Tenho gatos e mal consigo achar o Jackson Galaxy na programação (risos). De qualquer forma, ainda nos devem uma versão em HD, pq ver aquelas maravilhas da selva em SD todo desfocado é de doer…

    • O History é o pior, ainda passa “2012”
      que delay do inferno para o fim do mundo.

  • Rafael Rodrigues

    E não pode esquecer do SciCast!!! Não tem imagem, mas tem o fino da ciência. E ainda é divertido!!!

  • Joton Ferreira

    Lembro que em 2010-2011 adorava o History, por falar bastante de dinossauros, confrontos entre dinossauros, os períodos, extinção. Depois começou o trato feito que ainda gosto, mais foi ladeira abaixo com os aliens. Vai começar uma série sobre os bárbaros que me interessou, tomara que seja bom.

  • Reinaldo Matos

    Não adianta… Houveram boas séries como Gigantes do Brasil, Gigantes da Indústria e alguns outros, mas nenhum desses foram melhores do que a nova série Cosmos… Tem episódios que são de chorar de tão emocionantes.

    OBS: Não falo do primeiro Cosmos porque não assisti.

    • Jean

      Do Discovery eu gosto muito do Planeta Terra. Cada cena que é de tirar o fôlego. Aliás, desde guri que gosto de documentário assim. Assistia muito aqueles documentários velhos que passavam na Cultura.

      O que sinto falta é de canais infantis educativos. O Discovery Kids é meio fraquinho. Tem um ou outro desenho que tenta ensinar alguma coisa para as crianças, mas tem muita besteira pra fazer nosso filho ficar enchendo o saco para comprar.

      • Reinaldo Matos

        Cara… Isso realmente faz falta, e na TV Aberta era uma alternativa em abundância, tanto em produções nacionais quanto internacionais.

        Mundo de Beakman, O Professor, alguns quadros dentro o Ra-Tim-Bum.

        Gostava muito dos Telecurso 2000, apesar de ser mais adulto.

        • Jean

          Curso de Mecânica do Telecurso rs, assisti muito.

        • Theuer

          Dia desses vi “O” Professor fazendo papel de policial em algo que passava na TV, devia ser alguma tirada com o japonês da federal, sei lá. Algo que eu preferia ter desvisto logo que passou.

          • Reinaldo Matos

            Acho que não estamos falando do mesmo programa.
            O programa “O Professor” que eu me refiro, é um programa mostrava ciência para um garoto de uns 12 anos, e passava no canal Cultura.
            Não tem relação alguma com policial.

          • Theuer

            Estamos falando do mesmo assim. O cara que falei que vi era igualzinho o Sadao Mori, por isso tive a errada certeza que fosse ele.
            Pensei que tivesse seguido na televisão assim como o Caio Blat e a Cinthia Rachel.
            Acabei de confirmar que não era ele mesmo.

        • Rodrigo M

          Para mim os melhores documentários são da BBC.

          • Reinaldo Matos

            Concordo, mas a questão é que estava falando em relação as opções de programação deste tipo em TV aberta.

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          Telecurso 2000 me ajudou DEMAIS a entrar numa federal.

      • gfg

        Cara a netflix tem um catalogo de documentários bem interpresantes, as obras primas da bbc estão todas lá.

        • Jean

          Sim, é verdade, mas estou falando mesmo da qualidade dos canais que temos.
          Inclusive coloco minha filha para assistir Netflix, quando estou em casa cuido do que ela assiste, mas se sai de perto descamba para o Pokemon, aí fica dificil 😀 FIlha da mãe não sabe nem escrever direito e já sabe procurar o tal do Pokemon.

        • Rodrigo M

          O ‘Vida’ mesmo é fantástico!!!!!!

      • Rodrigo M

        Recomendo o canal do youtube Manual do Mundo.

    • Giuliano

      Onde tem essa nova Cosmos? Tem no NETFlix? A primeira sei que tem…pois a vi la.

      • Reinaldo Matos

        Na verdade, o que tem no Netflix é a nova mesmo… Com o Neil de Grasse Tyson.
        A antiga é com Carl Sagan

    • Rodrigo M

      Assiste o original também. Mesmo sendo antigo ainda tem coisas muito interessantes e tem outra pegada.

      Sou super fan do Sagan e posso dizer que o livro O Mundo Assombrado pelos Demônios mudou minha maneira de enxergar o mundo.

      • Reinaldo Matos

        Sim… Quero assistir o original também, só não consegui tempo para assistir.
        Quanto ao livro “O Mundo Assombrado pelos Demônios”, eu já comprei e já está baixado no Kindle, e será o próximo na leitura.
        A tempos que eu estava para ler este livro e sempre esquecia de comprá-lo.

    • Andre

      Cosmos é show. veja tb o History of Science, da bbc

  • Matheus Bombonato

    Faltou citar que grande maioria dos videos da Wargaming trazem legendas em Português. Só clicar no ícone da engrenagem > Legendas > Português (Brasil).

    🙂

  • Cayo Vinícius

    Meu conhecimento de história da Alta Idade Média/Idade Moderna duplicou depois que eu comecei a jogar Europa Universalis. Pra quem não conhece, é um jogo de estratégia hardcore que consegue ser (muito) complexo e divertido ao mesmo tempo. Já vendeu mais de um milhão de unidades no Steam.

  • Marcelo Cacimiro

    Também acho que a Tv paga foi invadida por programas de pouca inspiração, mas ainda acho Trato Feito um excelente programa.

    • Dan_Marx

      Também gosto, pena que o formato dele deixa focado em história americana na grande maioria.

      • Reinaldo Matos

        Nesse ponto, nem tem o que se fazer, afinal, uma loja de penhor americana, com um povo extremamente patriota, dificilmente colecionarão relíquias de outras nações para poder de alguma forma contar a história.

        Uma vez que outra aparece alguma coisa realmente diferente.

        Um tempo atrás tinha um programa parecido com uma loja Brasileira na av Augusta em SP, mas decepcionei, não só quinquilharias, nem o comprador nem o vendedor manjava nada de história. Nem lembro o nome do programa pra falar a verdade.

  • Luiz

    Pobre Elon musk, quem ira comprar satelites agora? toda a internet vem por fibra optica.

  • Marcos Paulo Betinardi

    Poderiam citar nessa matéria o canal do youtube do Isaac Arthur…

  • Hemeterio

    Como diria o cartunisra Arnaldo Branco:

    -TV?
    – É tipo um YouTube com hora marcada.

  • Tartaruga Mutante

    Mas não tem a dublagem meia boca, não tem graça…

  • Matheus Loureiro

    Vai manjar o Extra Credits, Cardoso.
    foda bagarai

  • Pra quem gosta de podcast, deem uma olhada no Escriba Café.

    • E. Bicalho

      Obrigado pela dica, já assinei.

  • Arthur Santos

    Será que World of Tanks tem um desse também?

    Gostaria de ver falar sobre o Osório.

  • OverlordBR

    São lenhadores, caçadores, serralheiros, garimpeiros, pescadores, vendedores

    Eu confesso que gosto daqueles programas dos caras vivendo no ermo.

  • Tejobr

    “gente atrás do pé-grande que nunca acha, gente atrás de fantasmas que nunca acha e aquele maluco do Alienígenas do Passado.”

    Lembrei do Mulder.

  • Adriano

    Dica: Se forem procurar no Google pela série “gigantes do Brasil”, façam a busca junto com o nome do canal (history channel). Agradecer-me-ão….

  • Mauro Mosczynski

    Não sei lá fora a tendência para os canais de documentários, mas acredito que ainda se faz coisa boa, o que acontece que o lixo é escoado para o Brasil e América Latrina. De uns tempos cá estou assistindo documentários pelo Youtube, é preciso dar uma garimpada, mas sempre acho bons vídeos.

  • Pedro Pereira

    Grande Carlos, quando deixar de explorar o espaço onde nenhum homem jamais esteve. Venha para os campos de combate.
    World of Tanks ou Warships vão te conquistar!

    ( A Gaijin Entertainment vai entrar pesado com a versão de navios para o War Thunder…#ficadica )

  • AlbertoRSobrinho

    Existe o documentário “Face Off – Yamamoto Vs. Nimitz” produzido pelo History Channel.

  • Baby Commando

    Eu já disse que o History tinha que se chamar de WWII Channel e ter acabado em 2005 com o aniversário de 60 anos do final da guerra. Os caras só falavam disso no começo dos anos 2000 e depois que o tema foi esgotado que começou a galhofada toda.

  • Se o Yamato tivesse sido inventado antes de existir aviões, ele seria indestrutível.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis