Um atrasado pedido de desculpas a Gene Roddenberry e Cortana.

Dr Richard Daystrom, um dos maiores gênios do século XXIII, criador do computador da Enterprise. Chupa, Tumblr.

Dr Richard Daystrom, um dos maiores gênios do século XXIII, criador do computador da Enterprise. Chupa, Tumblr.

Muitos anos atrás, praticamente em outra vida eu tive um vislumbre do futuro. Mexi em um celular da Motorola, rodando Windows Mobile. Ele trazia um recurso de discagem por voz, reconhecia apenas números, mas sem treinamento.

A taxa de acerto era péssima, mas ainda assim parecia ficção. Tempos depois testei o Via Voice da IBM. Tive que ler vários capítulos de 3001, de Arthur Clarke para que ele aprendesse minha voz. Depois de horas processando um modelo ele começou a aceitar texto ditado. A taxa de acerto variava entre 70% e 80%. Parece muito mas era horrível.

A idéia de falar com o computador continuava coisa de ficção, embora os recursos pouco a pouco tenham melhorado. Prometido pro Windows Vista o reconhecimento de ditado em português nunca chegou ao Windows como recurso isolado, comandos de voz eram incômodos e não-integrados ao sistema.

hal

Siri mudou isso, depois Cortana, mas mesmo assim, eu via como algo útil mas eventual. Meu maior uso da Siri é marcar alarmes pra saber quando o microondas termina de descongelar o almoço.

Internamente eu continuava a achar que a idéia de falar com o computador era… estranha. Algo que funciona no cinema mas não na vida real, como tirar toda a roupa enquanto a guria que você está a fim foi ao banheiro. Elas não costumam gostar e os pais acham igualmente desagradável e até anti-higiênico, na mesa do jantar.

Até que instalei a Cortana em português no Windows 10.

Sim, ela está capenga, é totalmente inflexível. Enquanto Vai chover hoje? gera resposta, Está chovendo? te joga pro Bing. Ela tem as gracinhas como conte uma piada, mas que horas são? — de novo — vai pro Bing.

A interface também é inconsistente, é um assistente de voz que interrompe a tela com uma janela que não fecha depois do uso. Ela também não é pró-ativa. Não te avisa de nada. O recurso de texto ditado existe, está ativado mas só em áreas específicas, como a criação de anotações.

Por tudo isso parece uma porcaria, mas comparada à Enterprise a Apollo 11 também era.

Não estou preocupado com as muitas e óbvias limitações da Cortana no desktop. O que me assusta é como em alguns dias mesmo essa assistente capenga, limitada e muitas vezes irritante em sua incompetência se tornou algo integrado ao meu dia-a-dia.

Sim, mea culpa, mea maxima culpa, falar com computadores não é idiota, não é bobo, é natural. Sem perceber nunca mais cliquei em ícones na barra de tarefas, é absolutamente intuitivo dizer Ei Cortana, abra o Photoshop.

Tudo via o bat-microfone.

Tudo via o bat-microfone.

A galera mais nova, que nasceu depois da invenção do fogo não tem noção do que é ver algo que só existia em filmes se tornar realidade. Nos anos 80 os personagens em Star Trek relaxavam pedindo ao computador para tocar música, de preferência alguma obra clássica, livre de royalties. Hoje eu digo Cortana, toque Pink Floyd e ela obedece.

Isso era algo que aprendi viria a existir no século XXIV, ninguém me preparou para ser parte de minha vida. E sim, um monte de gente vai comentar idiota deslumbrado, e só lamento por essas pessoas. Sempre digo que é ótimo viver no futuro, a gente se surpreende a cada dia.

Só sei que Star Trek me vendeu um futuro maravilhoso que eu achava inatingível. Cortana me vendeu uma facilidade que eu tinha certeza iria odiar e acharia boba. Ambos estavam certos, eu estava errado. Este é meu pedido de desculpas, e meu agradecimento.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Paquiderme

    Para mim a pró-atividade ainda é o mais valioso.
    Nada como chegar em um dia de viagem e o assistente (eu uso o Google Now) te avisar a hora de sair de casa já analisando o trânsito, o terminal da companhia, o portão para embarque. Chegar no hotel e ele te mostrar o código de reserva nas notificações, aviso das reuniões, tudo “lido” automaticamento dos emails.

    Acho legal essa personalidade para conversar desses assistentes, mas assim como minha secretária, prefiro alguém que saiba o que tem que fazer sem ser mandado.
    Para essas funções de comando, o que havia antes (apenas otimizado para compreensão mais natural) já basta.

    Novamente, em minha humilde opinião,

    • Agree. O Google now só precisa ter opção de te avisar com voz. Ia ser lindo.
      cortana e siri precisam ser muito mais pro ativas.

      • O problema do Google Now é sua falta de personalidade. Ele não conversa, não faz uma piada. É uma IA fria e quando digo isso eu me refiro ao Colossus, e não ao HAL.

        • Zalla

          Eu já gosto exatamente por isso, não quero conversar com o celular, quero que ele seja eficiente e pronto….adoro o google now

          • Concordo.

            Como ex-usuário Android e atual usuário de Windows Phone (sobrevivente?) ainda acho o Google Now uma grande vantagem por isso.

            Quando ia chegando a hora de ir para o trabalho receber uma notificação com informações sobre o trânsito (sem ter que pedir) ou um lembrete sobre o horário embarque sempre me ajudaram muito.

            O chato da Cortana é que ela é passiva (Ui!!!) demais. Interage, conversa, é “bunitinha”… mas não é pro-ativa como o Google Now. E isso, para o meu uso, tem se revelado bem mais interessante.

          • Rodrigo de Melo

            Todo dia a Cortana me avisa a hora de sair de casa e a hora de ir pra casa, com o tempo que levarei no trajeto por conta do trânsito com uma sugestão de rota.

          • Vc não diz o que quer, ela não adivinha.

            Falei pro meu Google Now: “Me lembre quando chegar em casa de…” Ele jogou no Google

            Cortana avisava no melhor estilo “peças e receberás”

          • Wallacy

            Sinceramente, eu não uso esse tipo de lembrete nem no modo manual, então não faz diferença para meu uso…

            Porém os avisos de contas vencendo, faturas, mal tempo, local de estacionamento, transito, reservas de hotel, restaurantes na região etc… As coisas automáticas uso muito, é como o colega disse: O Now é aquela secretaria que já sabe o que tem que fazer, você não precisa ficar mandando.

            São asistentes totalmente diferentes….

            Por falar nisso, falei pra Cortana: “Me lembre quando chegar em casa de colocar comida pro cachorro”, e ela me jogou pro Bing… Então mesmo que meu uso fosse esse, eu ficaria puto de qualquer forma…

            Porém acabei de testar no Now: “Lembrete: Por comida para cachorro”. Ele me perguntou se era para ser lembrado em uma hora, ou em um local, apertei local e já estava na lista “Casa” como opção.. cliquei e pronto…

            Tentei falar o local quando me perguntou mas não deu certo….

            Uma frase e 2 clicks? Pro meu uso não faz muita diferença, mas se é para aprender quais frases funcionam (Me lembre quando chegar em casa de… não deu certo pra mim na Cortana também), não vejo tanta diferença assim entre os assistentes, a parte pro ativa é muito mais importante que esses comandos marotos por voz.

          • Então ferrou, pq o Now não é.

            “Cortana, estou com fome”

            Ela mostra restaurantes

            “Não estou me sentindo bem”

            Mostra farmácias

            Google now joga a frase no google. Pode parecer besta, mas eu vejo o caso de pessoas com necessidades especiais

            A Cortana entende o que vc diz. Google Now quer que vc o compreenda, mesmo sem que ele te diga como é.

            Ou seja, Google Now podia uysar o codenome “esposa”, sem a melhor parte

        • O fato de ele interpretar comandos contextuais, não deixa de ser um tipo de personalidade, mesmo que introspectiva. Funciona muito melhor do que a nossa Cortana tupiniquim.

        • bruno miranda

          Eu prefiro assim.

        • Cortana é a nerdzinha sexy que mandou o Homem à Lua.

          Siri é a patricinha que leu o Pequeno Príncipe e sabe piadas da revista Capricho

          Google Now é o garotinho que come cola.

        • Christian Oliveira

          Afinal se o Data não vai tomar cerveja com a gente no futuro, melhor nem inventar ele. 😉

    • Diego Marco Trindade

      Eu também gosto do Now por isso, mas tb é meio assustador ver que tudo o que é seu está sendo analisado, e usado pra te vender serviços do Google…

    • bruno miranda

      Além disso lembra de encomendas que estão por vir, vencimento de contas, mal tempo, local de estacionamento, apps como o Nubank ja fazem bom uso da API do serviço deixando-o melhor ainda.

  • ²He

    E quando seu windows não atualizou ainda? ='(

    (PS: Tb não consigo instalar a Cortana no Moto Maxx, no Moto X, segundo reviews, ela é compativel. Vai entender… )

    • Daniel Belini

      No Moto X eu instalei pelo APK, mas só entendia comandos em inglês, na época.

      • ²He

        Digo isso pq na playstore tem review de gente com o Moto X, acho q vou ter q apelar pra um certo espelho de APKs pra testar.

        • Daniel Belini

          Olha, na PlayStore nem mesmo aparece nas buscas aqui.
          Eu vi no Apk Mirror mesmo.
          http://www.apkmirror.com/apk/microsoft-corporation/cortana/cortana-1-9-7-1226-release/

    • Rafael Gil

      Abre o painel de controle -> Windows Update -> “Saiba mais” -> Baixe o instalador no site que vai abrir -> Instale!

      • Daniel Belini

        Eu baixei sem ser pelo WU e atualizou meu Capitão Jack Sparrow.

        • Rafael Gil

          Eu estou assumindo que o Windows dele é original.

          • Daniel Belini

            Deixa eu corrigir aqui.
            Baixei o instalador do site da MS, sem entrar no Windows Update, pois o meu é genérico, e atualizou numa boa.

    • Kujou

      É só forçar ele a atualizar, o meu tb não estava até ontem, fui lá e mandei verificar e estava lá a atualização. Uma dica, deixe fazendo à noite, ela e grande.

  • OverlordBR

    Quero um reconhecimento de voz igual à da Lucy, IA da nave da série Killjoys!

    Ou, pelo menos, que reconheça e execute: “Tea. Earl Grey. Hot.”

  • Kirk

    Agora é a torcida pelo motor de dobra e o teletransporte.

    • Diego Marco Trindade

      Tecnicamente já estamos indo onde nenhum homem jamais esteve. Com sondas, mas estamos.

    • Quero Holodecks e replicadores por favor.

      • Kirk

        Desculpe, estes não são da minha época rs.

        • Dsclp

        • Vinicius Zucareli

          você não precisava do holodeck, já comia todo mundo mesmo!

    • Jose X.

      antes, o carro voador que prometeram pro ano 2000

  • Preciso de um bat-microfone

    • Diego Marco Trindade

      Mas limpo.

  • Manoel

    “Obrigado, desculpa.”

  • Cocainum

    Eu ainda não consegui faze-la tocar música. O Groove até abre, mas dá um erro.

  • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

    Aguardando a integração Cortana – Hololens…

  • Vou discordar um pouco: Sim, é muito legal usar a Cortana, mas ainda é muito mais rápido simplesmente clicar num ícone ao invés de mandar ela abrir um programa. Claro, isso é algo que pode e será refinado com o tempo. Mas há barreiras que ao meu ver serão intransponíveis.

    Exemplo: Privacidade. Uma coisa é você usar essa assistente em casa, no quarto, sozinho. Outra coisa é usar isso em um escritório ou pior, na rua. Não quero que as pessoas em minha volta me ouçam dizer: Ei Cortana, abra o Xvideos Youtube.

    Agora, vejo uma puta revolução em duas áreas: Nos carros e em acessibilidade. Usar a Cortana enquanto dirige sim, é algo muito, muito útil. Para cegos e pessoas com deficiência motora, pode ser a chance de usar um computador pela primeira vez na vida, ou pelo menos, de forma muito mais eficiente e orgânica.

    • O fantástico senhor raposo

      Nem sempre aquele programa está na sua área de trabalho ou na barra de tarefas, nesse caso é muito útil sim

    • Como você clica em um ícone enquanto está fazendo outra coisa?

    • Jose X.

      Privacidade
      verdade…por isso uma das coisas que espero ansiosamente é pelo carro voador “cone de silêncio” pra não ter que aguentar gente gritando ao telefone em lugares públicos, ambiente de trabalho, etc, e para eu ter privacidade quando fizer minhas chamadas nesses mesmos lugares

  • jack_snowstalker

    Sempre sonhei com um computador que fosse como o Jarvis nos primórdios dos filmes do homem de ferro, e vejo isso um pouco mais próximo a cada dia

  • Estou usando a Cortana no meu celular (sim, sou um dos 4 usuários insistentes do Windows Phone) e tenho que concordar com o texto. É limitada, irritante mas ajuda e já esta ficando natural falar com ela.

    No desktop eu ainda resisto porque tenho preguiça de instalar meu microfone que ta jogado em alguma caixa aqui em casa e nunca justificou ser instalado.

  • Cortana ✔

    Juro que já ouvi o Cardoso me pedindo para tocar Anitta.

    • PRE-PA-RA!

    • Nilson Morais

      Você entendeu errado, era “toca o vídeo da paquita” xD

  • Gustavo Luizon

    “Cortana, toque Pink Floyd” ?? Um tempão atrás estava desdenhando dos vovôs que gostavam de Kraftwerk 😛

  • Adalio Siqueira

    Pode até ser útil pra quem mora sozinho… mas
    – Ei Cortana faça qualquer coisa…
    – amor / filho: me chamou? / tá falando sozinho?…

  • O Google Now é o Data (sem o chip de emoção ativado).
    A Siri é o Lore.
    A cortana o B4.

    • Google Now é o Data…

      Desligado

  • Jorge Dondeo

    Uso muito esse tipo de coisa com meu kinect. Hoje quando ele não funciona fico meio perdido.

  • Off-topic…

    A quem desejava ansioso um texto do Cardoso sobre a polêmica da ZebeFEDEU e sobre a nobre “senhorita multi-empreendedora de 6 diplomas fodões”, digo sem pestanejar…

    O texto do Izzy cumpriu com louvor, junto ao google (hauhahuauhhauuhahuauha), a função de elucidar os fatos e a história lendária de tal mega-empresária de sucesso internacional que estranhamente estaria entrando como sócia da ZebeFEDEU e não como dona deste empreendimento de sucesso e futura franquia.

    O textão do Izzy a respeito da nobre moça é praticamente um TCC (Tese conclusiva da Cuzona) escancarando com deliciosos e incontáveis links e menções a verdades por trás de mais “um cidadão brasileiro” cantando de galo de raça embora não passe de um pinto sujo no lixo.

    Como ele afirma, estranhamente após este texto a página dele está enfrentando problemas… estando disponível no link abaixo.

    https://medium.com/@izzynobre_24233/bel-pesce-e-o-empreendedorismo-de-palco-porque-a-menina-do-vale-n%C3%A3o-vale-tanto-assim-da9e0c917844#.kxjbrjjcs

    Claro que, também aguardo um complemento do Cardoso sobre o caso. Caso seja feito. Mesmo focando apenas no empreendimento de playboyzinhos usando otár… digo, finaciamento coletivo e dinheiro alheio.

    • OverlordBR

      Fale me mais sobre o quê aconteceu (sério, não sei).

      • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

        Leia o texto do Izzy. Também caí de paraquedas na história ontem. É longo mas vale a pena, principalmente pra desmascarar outros empreendedores/investidores de sucesso que escrevem livros de auto-ajuda e prometem aquele esquema pra ganhar dinheiro sem muito esforço que a gente anda vendo tanto por aí.

        • É sério que tem gente que acredita nesse tipo de gente?! Muita ingenuidade. O próprio Izzy Nobre parece que não entendeu de que tudo se trata de venda. Ela usa gatilhos mentais e técnicas de venda para passar uma coisa que não é… é o verdadeiro “papo de vendedor”, porém numa versão 2.0. Tem vários livros de técnicas de venda e persuasão que ensinam isso e pelo visto a Bel Pesce leu vários. Tem um muito bom que é chamado “Como convencer alguém em 90 segundos”. Eu já apliquei várias das técnicas no dia a dia e realmente funciona. Do simples fato a vender uma pequena ideia a vender um projeto gigantesco.

      • A ZebeFEDEU é uma idéia de uma certa moça cuja carreira está no link acima (muitissímo bem destrinchada) e dois amigos, praticamente playboys (aka “filinhos de papai”) com condições de bancar tal empreendimento (ou de pedir aos papais), que era uma Hamburgueria (e futuro esquema de franquia de “mega sucesso”) que seria aberta com financiamento coletivo.

        Devido ao fato descrito na frase acima, claro, eles viraram alvo de multidões com belas críticas… afinal, pra quê financiamento em algo que eles podem pagar né? isso eles não explicam. (e talvez tenha a ver com a moça a questão né?). Botaram o rabinho entre as pernas, devolveram os parcos aproximados 10mil temers (dos 200mil pretendidos) e devolveram, aparentemente apagaram até a descrição anterior sobre o projeto. Ainda vou pesquisar mais a respeito da ZebeFEDEU pra ver.

        • OverlordBR

          Valeu… mas nem li!

          • O textão do Izzy vale a leitura… só arrume tempo pra ler… xD

    • Diogo

      Parabéns, você acaba de conhecer o Izzy Nobre, um dos maiores treteiros da internet (e digo no bom sentido). Ele tem um canal no YouTube também, e fez dois vídeos sobre o assunto, um sobre a burgueria (antes desse texto) e outro posterior, com alguns adendos e conclusões sobre a menina. Dá uma olhada lá (não posso mandar o link agora pq estou no trabalho, o YT é bloqueado aqui).

  • Tenho um Windowsphone, li seu texto e fui tentar desinstalar a Cortana.

    Simplesmente por que o “bagulho” não entende nada. Não funciona – nem que eu me esforce. Chega ser broxante.

    “Hey Cortana, se desinstale”

    Ótimo texto, mas certo que você usou LSD antes.

  • Hellraiser.

    Eu usei a Cortana em ingles e agora uso ela em português. A diferença ainda é bem grande de interatividade entre vc e ela. Em português ela é muito limitada. Em ingles era era mais proativa. Mas imagino que ela venha a melhorar mais pra frente.

  • É verdade que agora o reconhecimento de voz é muito melhor e é possível ditar textos, mas fora isso Cortana e Google Now estão no estágio legal como curiosidade mas ainda longe de poderem ser usados. Não quero que sejam com os computadores de Star Trek, mas gostaria muito de que alguns comandos simples funcionassem direito, tipo leia o email do fulano ou envie uma mensagem para o beltrano.

    • Cortana ✔

      http://www.laptopmag.com/articles/send-email-cortana-windows-10
      Concordo que o estágio é inicial, mas tenho muitas expectativas.

  • Bruno Aveiro

    Por falar em Star Trek, o livro “Jornada nas Estrelas. O Guia da Saga” de Salvador Nogueira e Susana Alexandria lançado há uns dias está sensacional!
    Só senti falta de uma versão capa dura e colorida. =/

  • Xiiiiiiiii…

  • Rogerio

    Hello, Cortana!

  • Cacio Frigerio

    Penso exatamente a mesma coisa. A geração atual não tem noção que já vivemos no futuro. As facilidades que temos são espetaculares

  • Christian Oliveira

    Digamos que estão indo bem na parte dos testes para descobrir “de quais formas isso não funciona”.

    Usar celular no trem, como faço neste exato momento, era a experiência mais bregamente alienígena, isso em 1996.

  • “idiota deslumbrado”

    Desculpe. Não resisti.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis