Meio Bit » Arquivo » Ciência » Copenhagen Suborbitals lança foguete bem-sucedido (pelo padrão da Melhor Coréia)

Copenhagen Suborbitals lança foguete bem-sucedido (pelo padrão da Melhor Coréia)

A Copenhagen Suborbitals lançou com quase sucesso o Nexø I, um foguete experimental com um motor de combustível líquido mais avançado do que os do programa espacial de certos países. Nada mal para um grupo de hobbystas fundado em 2008.

8 anos atrás

cop

A Copenhagen Suborbitals é formada por um grupo de maluc… — digo, visionários que quer colocar um homem no espaço sem depender das NASAs da vida. Eles não recebem verbas governamentais, são todos bancados por doações, que vão de colaboradores anônimos a empresas que fornecem dinheiro e equipamento.

Eles estão aprendendo, e pra um grupo formado em 2008 estão fazendo bonito. Inclusive já superaram o programa espacial brasileiro, ao desenvolverem um motor de combustível líquido.

nexo

Essa tecnologia foi aplicada no Nexø I, um foguete de testes que tinha a missão de certificar o motor e o sistema de empuxo vetorial, usando aletas de grafite redirecionando a saída do foguete, uma forma eficiente de controlar a direção do veículo. É uma tecnologia ainda em uso hoje em dia, embora seja de 60 anos no passado, se você considerar Von Braun e as V2, ou 60 anos no futuro, se você considerar a AEB.

O lançamento do Nexø I não foi exatamente um sucesso. Ou foi, se você usar o conceito da Melhor Coréia e sua incessante guerra contra o oceano. De qualquer jeito o foguete subiu como planejado, mas perdeu potência e acabou caindo no oceano sem acionar o paraquedas.

Ao contrário de certos países a Copenhagen Suborbitals não inventou milhares de desculpas e paralisou seu programa espacial por dez anos. Continuam com vários outros projetos paralelos. Há poucas chances de mandarem um homem para o espaço antes da SpaceX, mas antes que o Brasil? Aposto todas as minhas Bitcoins nisso.


Copenhagen Suborbitals — Nexø 1 Launch - Teaser

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários