Canon 5D Mark IV está entre nós

Canon_5d_markIV

E agora, de forma oficial, a Canon anuncia a sua nova câmera full frame amadora (muita gente não vai entender). A nova 5D Mark IV já estava correndo os sites gringos desde a semana passada com especificações e fotos “vazadas”. A câmera chega para dar uma resposta à todas as críticas que foram feitas ao fabricante nos últimos meses.

Porém, uma pequena reflexão. A Canon foi uma das pioneiras em colocar gravação de vídeo em suas câmeras reflex. Por conta da qualidade do vídeo em full hd muita gente migrou para a marca e se adaptou para esse novo mundo. Porém, nos últimos anos, os concorrentes (Sony e Panasonic) estão na vanguarda no que diz respeito à gravação de vídeo. O resultado disso foi uma enxurrada de críticas à Canon por ter parado no tempo. Agora, a Canon lança uma câmera nitidamente voltada para a gravação de vídeo e o povo está reclamando que eles não dão mais destaque para a fotografia. Ou seja, nunca é possível deixar todo mundo feliz.

A câmera chega ao mercado equipada com um sensor CMOS full frame com 30 megapixels de resolução máxima. Junto a isso temos um processador DIGIC 6+ que é capaz de disparar 7 fotos por segundo em um total de 21 quadros em RAW e em número infinito em JPEG. O ISO nativo do equipamento vai de 100 a 32.000 e expansível de 50 a 102.400.

Agora vamos falar das novidades. A câmera é capaz de gravar vídeos em 4K com 30 ou 24 fotogramas por segundo no formato Motion JPEG. É possível filmar em até 120 quadros por segundo em 720p e até 60 frames por segundo em 1080p. A câmera vem equipada com o revolucionário sistema (pelo menos eu acho) Dual Pixel AF onde o foco automático durante a gravação de vídeos e no sistema live view é totalmente funcional e preciso. Falando em foco automático, a câmera possui o sistema High-Density Reticular AF II com 61 pontos de foco (sendo 41 em forma de cruz) todos selecionáveis. Junto a isso temos o novo sensor de medição com 150,000 pixels RGB+IR que vai garantir precisão em situações de pouca luz e no reconhecimento facial.

Por fim, a câmera nos mostra um sistema chamado de Dual Pixel RAW. Ao acionar o sistema (via menu) a câmera divide cada píxel em 2 e gera uma imagem com 60 megapixels. Porém, cada um destes pixels duplicados captura informações diferentes. Então, com isso, é possível fazer micro ajustes de foco e bokeh após a foto ser descarregada no computador. Vejam o vídeo abaixo.


imagingresource — Canon 5D Mark IV Dual Pixel RAW Demonstration

Além de tudo isso a 5D Mark IV vai estar equipada com Wi-Fi, NFC e GPS embutido. Uma maravilha para quem precisa de conectividade. A nova 5D Mark IV deve chegar ao mercado em setembro com preço de varejo sugerido de US$ 3.500,00 (somente o corpo) e US$ 4.600,00 com a lente EF 24-105mm f/4L IS II USM.

Fonte: Petapixel.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Não entendi mesmo o porque do “amadora”, e vc não explicou…. ou só considera a 1D como profissional?

    • Diego Tietz

      Pois é… Seria porque a câmera, sendo ser multifunção, não possui todos os recursos (para fotografia) que um profissional demanda?

    • Erick Moreno

      Olha como a Canon descreve a câmera no release ” …the next generation of the popular and versatile 5D series of Canon professional DSLR cameras.”

    • Gilson Lorenti Fotografia

      Calma gente 🙂 embora os próprios fabricantes vendam a câmera para uso profissional (embora muita gente com dinheiro compre por ser a “melhor”) dentro da classificação dos fabricantes só um modelo tende a ser o “profissional”. No caso da Canon a 1DX Mark II e da Nikon a D5. As outras, para eles, são câmeras amadoras (entrada, intermediárias, avançadas). Só isso. Lembrando que na prática, câmera profissional é aquela que te faz ganhar dinheiro. Dentro desta perspectiva, qualquer câmera que garanta seu sustento é uma câmera profissional.

      • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Tranquilo, foi só uma pergunta de curioso.

      • Pancho, solo Pancho

        Essa é a melhor definição de câmera profissional que eu já vi!

  • Katie Middleton

    bla bla bla de fotografo e critico brasileiro de sempre nunca satisfeito com nada, “amadora”, amadora é a sua critica, as cameras são destinadas a alguns segmentos e é isso, e essa é mais uma, pega uma T2i isso T2i.. e coloca uma 50mm 1.2 e um fotografo que saiba o que ta fazendo, vai te nego babando com as fotos, 5d mark IV mais uma puta camera da Canon, pena que aqui no brasil os impostos impossibilitam a compra de equipamentos de maneira regular, nos states nego compra camera de balde… vai te 5D mark III a 1800 2500$ facil pra comprar por la agora com esse lançamento…sorte de quem é de la… AQUI ….de R$12000 a R$15000 facil isso pra quem comprar por fora na SANTA ou de muambeiro, por que no site da canon vai custar uns R$30.000
    So pros playba mesmo ostenta…

    • Gilson Lorenti Fotografia

      quanto humor negativo 🙂

      • ElGloriosoRangerRojo™

        Chupou um limão bem azedo e veio comentar… =P

    • ochateador

      Uma princesa não deveria ser tão agressiva assim.

  • Bruno Renostro

    OFF:
    Gostaria de uma camera que tirasse fotos muito boas, melhores que uma sony dsc-h300, filmasse em full hd, e tivesse um zoom de pelo menos 20x e que fosse o mais compacta possível e com pelo menos 20mpx, abaixo de 2 mil reais alguém indica?

    • Cara, vai depender do seu parâmetro de “mais compacta possível”, porque zoom longo normalmente você não vai achar nada menor que a sua atual câmera. Fotos melhores que as que você tem com a sua câmera… ó, vou ser sincero: com raras exceções, é bem “mais do mesmo”. E colocando na balança, você tem um conjunto de necessidades (ou exigências) um pouco incompatível com a realidade das superzoom, viu? Eu já acho sacrilégio mais de 12mp num sensor do tamanho do que essas câmeras usam, e se relaxar na exigência, eu não “aceitaria” mais do que 16mp. Mas claro, vai de cada um.
      Você tem um objetivo específico em mente com esse “upgrade”?

      • Bruno Renostro

        é que a dsc-h300 deixou a desejar, esperava mais!Apenas para uso em viagens mesmo e fazer videos pro youtube, se for do tamanho da dsc-h300 ta bom, só queria uma camera melhor que ela abaixo de 2000 mil, profissional nao sei se compensa pra mim, esse lance de ficar trocando lente e tal, e nao sei se o zoom é o mesmo ou tem q trocar a lente de acordo com o zoom, nao entendo muito hehe

  • @cheesepaulo

    A sacada dos microajustes é show de bola pode salvar mt foto boa com foco errado.

    • Principalmente naquelas situações em que você só descobre que estava com front/back focus ao descarregar as fotos, porque a resolução do lcd da câmera dificilmente permite identificar isso, né? Foi realmente uma ideia bem bolada!

      • Gilson Lorenti Fotografia

        isso pode acontecer muito também com grandes aberturas f/1,2 por exemplo. O foco é um inferno.

  • Tem razão, Gilson. Aparentemente, muita gente realmente não entendeu, haha
    Lendo seu artigo, me lembrei de um outro que li ontem… não tenho certeza se foi no fstoppers ou petapixel, onde o autor falava sobre esse negócio de equipamentos “ultrapassados”, e deu uma senhora aula mostrando que não é necessário usar a “câmera que será lançada amanhã” (seja lá qual dia for amanhã) para se fazer excelentes imagens. É muito bacana acompanhar a evolução dos equipamentos, mas infelizmente a evolução dos fotógrafos não anda muito parelha com as câmeras. O que nem sempre o pessoal entende é que uma câmera nova, seja uma “amadora dessa aí”, ou “a câmera de amanhã” não vai melhorar a sua fotografia. Acaba sendo meio como numa corrida de Fórmula. Os equipamentos estão fazendo MUITA coisa que facilita o trabalho do cara que opera a máquina, mas ainda é necessário um operador que entenda a máquina SEM as ajudas. Mas de forma resumida, não consigo entender o mimimi em cima de “não tem novidade em fotografia nessa câmera”, sendo que… sei lá. O pessoal tá esperando que a câmera faça tratamento artístico ou algo do gênero? Até onde me consta, ela ainda faz ótimas capturas! E não sei o que exatamente poderia ser feito nesse aspecto para “melhorar” a captura, pro povo parar de reclamar!

  • Ela tem a limitação de gravar somente 29:59 mins initerruptos também?

    • Pancho, solo Pancho

      O Magic Lantern deve resolver esse problema… como sempre.

      • Li sobre, mas ainda não usei. Só me incomoda ter essa limitação de fabrica.

        • vestfoldd

          Essa limitação é por uma questão de impostos na Europa, se uma câmera filmar mais de 30 minutos ela se enquadra como filmadora e acaba com uma taxação maior.

          • Gilson Lorenti Fotografia

            antigamente tinha a limitação do tamanho do arquivo no cartão que é sistema FAT. Isso já caiu?

          • vestfoldd

            Nas câmeras mais recentes sim, a própria 5D usa exFat desde a mark III.

  • Marcvs Antonivs

    O Fstoppers diz que o formato do 4k dela é antigo e dá isso como uma desvantagem. Isso procede?

    • vestfoldd

      Ela usa Motion JPEG, com compressão intra-frame, a a7s II da Sony usa o XAVC S que tem compressão inter-frame também e com 100 Mbps consegue ser bem mais eficiente que os 500 Mbps da Canon.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis