Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Uma vitória da Ciência: a NASA disponibiliza todas as suas pesquisas para download

Uma vitória da Ciência: a NASA disponibiliza todas as suas pesquisas para download

Por incrível que pareça nem todo trabalho da NASA é domínio público. Quer dizer, deveria ser mas acabam publicados em revistas de renome, que por sua vez protegem o conteúdo por trás de paywalls. Não mais, agora a NASA está disponibilizando o conteúdo completo de suas pesquisas, online. De graça.

7 anos e meio atrás

03-09-14-Carl-Sagan-ftr

Um dos grandes empecilhos da Ciência é que muito material produzido acaba nas mãos da máfia das revistas científicas, que cobram e caro pelo acesso. Não importa se você estiver por trás de uma Universidade, mas se for um pesquisador individual, se prepare. Vão cobrar US$ 30,00; às vezes US$ 50,00 pelo privilégio de ler um artigo.

Para piorar muitas dessas pesquisas são feitas com financiamento público. A Casa Branca baixou uma ordem para que essas pesquisas fossem disponibilizadas gratuitamente, e a NASA é uma das maiores fomentadoras.

Agora eles coletaram toneladas de papers e fizeram exatamente o que foi solicitado: é possível pesquisar e acessar o texto completo de trabalhos altamente esotéricos, alguns instigantes como um que achou evidência de antigos tsunamis… em Marte.

O repositório se chama PubSpace, é um subconjunto do PubMed. As pesquisas da NASA podem ser acessadas direto através deste filtro aqui.

Fonte: Science Alert.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários