Meio Bit » Arquivo » Internet » Opera Unite

Opera Unite

15 anos atrás

Sabe aquelas vezes que você pensa: - "Como ninguém pensou nisso antes?" Pois é, hoje isso aconteceu comigo.

Foi alertado aqui no Meio Bit a alguns dias (acho que pelo Cardoso) que a Opera (o melhor browser que ninguém usa) iria anunciar ontem algo que "mudaria a Internet".

Confesso que fiquei muito curioso. Como uma empresa que não conseguiu fazer seu browser decolar depois de vários anos, tem o "despeito" de anunciar algo que "mudaria a Internet"? Teria a Opera, depois de tantos anos de fracasso, perdido a noção do ridículo? Tenho a impressão que não...

Nada das abas que se abrem automaticamente com os últimos sites visitados; Nada de exibição de feed de forma organizada e limpa; Nada de um cliente de email embutido; Nada de permitir a busca em N sites diferentes diretamente aonde se digita a URL; Nada de permitir usar movimentos com mouse para navegar entre as páginas; Nada de um sistema de bloqueio de conteúdo e scripts maliciosos; Nada de um sistema de proteção com suporte a Extended Validation; Nada disso... Aliás, quem usa o Opera hoje (alguém ai??) já conta com essas funcionalidades.

O que a Opera aprontou dessa vez foi simplesmente incorporar um servidor Web ao seu browser!

Ou seja: Você instala um browser de 7mb para navegar na Internet e de brinde ganha um webserver. Você continua usando o Opera para acessar conteúdo dos servidores, mas também pode disponibilizar facilmente seus conteúdos. Sacou? Simples assim.

Mas espera aí! Mas como ninguém (MS, Google, Mozilla) pesou nisso antes???

Chamado Opera Unite, a tecnologia proposta pela Opera busca expandir a forma de interação na web. Como já foi dito, ela permite que o usuário possa, além de acessar conteúdo, disponibilizar o seu próprio conteúdo para quem quiser. Até para ele mesmo, podendo acessar seus arquivos pessoais de onde estiver.

Pode parecer coisa de maluco ou, a principio, complicado para ser utilizado. Mas não estamos falando de Apache ou ISS. Instalei a versão beta e, em 5 minutos, criei minha conta, disponibilizei uma página HTML, e alguns arquivos de um determinado diretório...

A disponibilização dos conteúdos pode ser feito no modo público, restrito (somente tiver sua senha) ou apenas para você. Entende-se como conteúdo vídeos, fotos, documentos, página web (somente em html). E tudo pode ser acessado em qualquer lugar, através de qualquer outro browser pois a interface é web (incluindo Mobile).

Tudo com uma pitada de rede social.

Além disso, recados podem ser deixados em um mural de recados, suas músicas podem ser ouvidas remotamente, e também é possível criar um chat com outros usuários do Opera Unite.

Será que isso irá mudar a Internet para sempre? O grande feito foi permitir disponibilizar qualquer conteúdo em sua máquina de forma simples e fácil. Muito mais fácil do que qualquer outra coisa que eu já tenha visto. Tudo sem ter que fazer upload.

O número de usuários de Opera finalmente irá crescer além dos fiéis escudeiros? Afinal, os recursos podem ser habilitados instalando o Opera em sua máquina mas você não é obrigado a navegar por ele. 😉

No meio dessas dúvidas me vem uma certeza: Por enquanto o Opera continua ser o melhor browser menos usado e é questão de tempo para mais esse recurso ser copiado pela concorrência.

Se quiser saber mais acesse Opera Unite.

relacionados


Comentários