Nikon Coolpix W100 — diversão para toda a família

Nikon W100

Acho que os leitores do MeioBit, e de outros sites que falam de fotografia, devem ter notado que as notícias sobre o lançamento de câmeras fotográficas compactas estão diminuindo drasticamente. Existem dois motivos para isso. O primeiro é que o mercado está morrendo. Tirando os equipamentos Premium (e os genéricos chineses), poucos são os lançamentos. O segundo motivo, que deriva diretamente do primeiro, é que ninguém mais liga para isso. A culpa é dos smartphones que, em sua grande maioria, já são capazes de substituir uma câmera compacta com muita folga. Porém, equipamentos muito específicos ainda aparecem no mercado.

É o caso dessa nova Nikon Coolpix W100. Ela será lançada apenas no mercado asiático e em alguns países europeus. A aparência do equipamento já entrega que ela é feita para atingir o público familiar. O próprio press-release da Nikon diz que ela é “kid-friendly”, ou seja, potencializar a diversão da criançada e de toda a família durante as férias.

A câmera é equipada com um sensor fotográfico de 13 megapixels (com tamanho igual ao dos celulares) e pode fazer vídeos em full HD. Possui uma lente com 3x de zoom óptico (equivalente a uma 30-90 mm) e com abertura máxima de diafragma em f/3,3-5,9. Além disso, ela é vedada contra água (até 10 metros), suporta quedas (até 1,8 metro) e baixas temperaturas (até – 10 ºC). Além disso a câmera apresenta a possibilidade de inserir nas imagens elementos de desenhos animados e selos decorativos (coisas que estão bem famosas em alguns aplicativos de smartphones).

Já que a diversão é uma das principais propagandas do produto, não poderia faltar a questão da conectividade. A câmera pode se conectar a uma rede via Wi-Fi e também está equipada com a nova versão da tecnologia Bluetooth 4.1 LE SnapBridge da Nikon. Ou seja, ela pode trabalhar em conectividade constante com um celular ou tablet (podendo se conectar a até 4 aparelhos simultaneamente), sem a necessidade de interromper  a conexão do celular com rede Wi-fi ou qualquer outro serviço.

Nikon W100_2

A câmera vai estar disponível em várias cores, mas ainda não sabemos preços, mas se levarmos em conta a Coolpix S33 (lançada nos Estados Unidos e muito similar a esse novo equipamento) devemos esperar algo em torno de US$ 110,00.

Fonte: Dpreview

Relacionados: , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Renato

    Tenho uma coolpix s32 e é bem parecida com esse modelo tirando a parte de conectividade. Comprei apenas por ser a prova d´água e realmente funciona bem para este fim.

  • Carl Segão

    Eu tenho uma AW-100 (modelo antigo que resiste a 10m de profundidade) e afirmo que é uma ótima câmera para fazer imagens/vídeos subaquáticos, por um preço acessível. Se essa for tão boa quanto, recomendo a todos.

  • Sou dos que ainda prefere muito mais a câmera dedicada do que a câmera pé-de-boi do celular. Talvez seja porque só tive smartphones intermediarios e nunca usei um top de linha para fazer fotos mas, ter o controle total da imagem em suas mãos com botões dedicados é outra coisa.

  • Samuel

    Ações caindo em 3, 2, 1

  • Theuer

    Eu faço parte deste movimento, nunca liguei para câmera de celular, por mim ela era apenas para anotações. Agora já faz alguns meses que só vejo as specs das câmeras para escolher meu próximo telefone.
    Cansei de carregar câmeras por aí. Já chega o trabalho…

    • Diego Berlezi Ramos

      Idem. As câmeras compactas estão se acabando. No início deste ano imprimi algumas fotos tiradas com a câmera de um Lumia 520 (!), uma Canon A560 e uma Nikon S9500. Incrivelmente, sob condições de luz adequadas, é praticamente impossível dizer qual foto é de qual dispositivo.

  • Theuer

    Esse gráfico com as quedas nas vendas saiu hoje.
    Tem uma pitada da treta da Kumamoto aí no meio que só vai normalizar a produção de sensores em outubro, mas mesmo sem isso a queda é grande mesmo.

  • Zeb Uceta

    As compactas premium ainda têm algum mercado com o pessoal que faz fotos submarinas. Geralmente, as cases são feitas para algum modelo específico, e custam bem caro. Deve ser uma merda quando a câmera sai de linha e dá algum problema, ter que comprar outra case só por isso!

  • Wilson Machado

    Câmera compacta, mais uma vítima fatal do smartphone.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis