Tumblr vai passar a exibir ads nas postagens (e o Yahoo! quer dividir a grana)

tumblr

Enquanto o Yahoo! acerta seu futuro enquanto parte integrante da Verizon, o Tumblr se mexe para finalmente introduzir algo que deveria ter sido feito há muito tempo: monetização. O formato da plataforma não ajuda, a maioria de seu conteúdo é de textões de floquinhos e pr0n, então como pode ser possível ganhar dinheiro com ele?

Ainda assim vão tentar e da forma mais simples: exibição de ads. E o autor pode levar uma graninha no processo.

A proposta é a seguinte: a partir de hoje todos os mais de 300 milhões de blogs hospedados no Tumblr passarão a ser compatíveis com exibição de propagandas nativas, que podem ser desligadas nas configurações se o dono da página assim desejar. Ainda não está claro como eles serão exibidos, mas o mais provável é que eles sejam anexados junto de suas postagens e sejam de conteúdos relevantes. De qualquer forma, o Yahoo! precisa bolar algum jeito de recuperar ao menos parte do US$ 1,1 bilhão gastos com o Tumblr em 2013, algo que até agora a empresa de Marissa Mayer não descobriu como fazer.

A parte mais interessante, no entanto é que a plataforma pretende dividir os ganhos com os autores. Até o fim do ano o Tumblr espera repassar parte do dinheiro captado pelos ads àqueles que optarem participar do programa, o que pode ser interessante para aqueles que realmente utilizam a rede para veicular conteúdos interessantes, ou o utilizam como uma vitrine (muitos fazem isso). Já quem usa o Tumblr como mural de textões dificilmente conseguirá monetizar alguma coisa. Quanto ao pr0n… bem, tendo em vista que a Loura Má™ tentou certa vez criar um gulag e mandar todo o conteúdo sócio-educativo para lá

Enfim. A gente sabe que ads foram introduzidos na dashbord há algum tempo, mas veicula-los nas postagens é algo completamente diferente. Resta saber se os anunciantes terão interesse se relacionar suas marcas com o conteúdo muitas vezes tóxico da plataforma, e em caso positivo isso pode ser bem lucrativo para muita gente, desde que a fatia que o Yahoo! liberar para os criadores de conteúdo seja interessante.

Fonte: Tumblr.

Relacionados: , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • TRIGGERED!

    • Motivo do trigger:

      Como assim vão monetizar o Tumblr??? Isso é claramente uma forma de corromper nossa querida plataforma de textões, numa tentativa escancarada de nos silenciar! Não nos renderemos ao sistema machista, capitalista e apropriador cultural, cujo o objetivo é de manter sua dominação perante as 75894 minorias existentes e todas as que virão a existir, enquanto ela mata os pinguins albinos da Patagônia! Iremos protestar com força, fazendo textões 3 vezes mais longos, e trocaremos nosso gênero para “tumblrsexual”, pois acreditamos que o o amor ao Tumblr já pode ser considerado uma escolha de gênero!

  • Deilan Nunes

    O Tumblr vai ficar com a Verizon ou com o antigo Yahoo? E a marca Yahoo? Com a Verizon ou o que restou do Yahoo?

    • O destino do Tumblr é incerto. Sobre a marca, tudo leva a crer que eles vão matar o nome de vez.

    • PinPortal ✔️

      Vai tudo para a Verizon. Os sites do Yahoo, Yahoo Resposta, Yahoo News, Tumblr, Flickr, etc.

      O quê permanece com os atuais donos do Yahoo (que se tornará uma empresa de investimento e mudará de nome): as ações no Alibaba, no Yahoo Japan (que em sua maioria é controlado pela Softbank e não é uma filial do Yahoo US, como alguns pensam; eles só pagam royalties pelo uso do nome no Japão), bem como determinadas patentes.

  • Mesmo usando Adblock, acho que vou aderir a isso. Provavelmente ganharei migalhas, mas não estou perdendo nada mesmo.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis