Tumblr vai passar a exibir ads nas postagens (e o Yahoo! quer dividir a grana)

tumblr

Enquanto o Yahoo! acerta seu futuro enquanto parte integrante da Verizon, o Tumblr se mexe para finalmente introduzir algo que deveria ter sido feito há muito tempo: monetização. O formato da plataforma não ajuda, a maioria de seu conteúdo é de textões de floquinhos e pr0n, então como pode ser possível ganhar dinheiro com ele?

Ainda assim vão tentar e da forma mais simples: exibição de ads. E o autor pode levar uma graninha no processo.

A proposta é a seguinte: a partir de hoje todos os mais de 300 milhões de blogs hospedados no Tumblr passarão a ser compatíveis com exibição de propagandas nativas, que podem ser desligadas nas configurações se o dono da página assim desejar. Ainda não está claro como eles serão exibidos, mas o mais provável é que eles sejam anexados junto de suas postagens e sejam de conteúdos relevantes. De qualquer forma, o Yahoo! precisa bolar algum jeito de recuperar ao menos parte do US$ 1,1 bilhão gastos com o Tumblr em 2013, algo que até agora a empresa de Marissa Mayer não descobriu como fazer.

A parte mais interessante, no entanto é que a plataforma pretende dividir os ganhos com os autores. Até o fim do ano o Tumblr espera repassar parte do dinheiro captado pelos ads àqueles que optarem participar do programa, o que pode ser interessante para aqueles que realmente utilizam a rede para veicular conteúdos interessantes, ou o utilizam como uma vitrine (muitos fazem isso). Já quem usa o Tumblr como mural de textões dificilmente conseguirá monetizar alguma coisa. Quanto ao pr0n… bem, tendo em vista que a Loura Má™ tentou certa vez criar um gulag e mandar todo o conteúdo sócio-educativo para lá

Enfim. A gente sabe que ads foram introduzidos na dashbord há algum tempo, mas veicula-los nas postagens é algo completamente diferente. Resta saber se os anunciantes terão interesse se relacionar suas marcas com o conteúdo muitas vezes tóxico da plataforma, e em caso positivo isso pode ser bem lucrativo para muita gente, desde que a fatia que o Yahoo! liberar para os criadores de conteúdo seja interessante.

Fonte: Tumblr.

Relacionados: , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples