Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Seagate Barracuda Pro 10 TB — espaço para suas fotos

Seagate Barracuda Pro 10 TB — espaço para suas fotos

E a Seagate coloca no mercado um HD interno de 3,5 polegadas com capacidade de armazenamento de 10 TB. Indicado para quem precisa de espaço para suas fotos digitais por um preço relativamente baixo.

8 anos atrás

seagate pro 10TB

Quando a fotografia digital começou a se popularizar todo mundo ficou feliz. Não era mais necessário comprar filmes fotográficos, gastar com revelação, esperar (às vezes 7 dias) para ver como as fotos ficaram, e outros confortos. Porém, um monstro foi criado. O monstro do armazenamento das fotos digitais. A maioria só percebeu a importância de um sistema de backup quando o primeiro HD queimou e anos de memória familiar foram para o saco. Depois veio a questão do espaço. Estamos fotografando cada vez mais, com câmeras que geram arquivos mais pesados e agora com tecnologia de gravação de vídeo Full HD (em todas as câmeras com um mínimo de qualidade) e em 4K nas mais avançadas. Armazenar é preciso.

Para o fotógrafo profissional isso é mais evidente. Produzimos muitos arquivos com câmeras que geram arquivos RAWs gigantescos. Um fotógrafo de casamento chega em casa com (pelo menos) 2 mil fotos por evento (em RAW). Se fizer a média levando em conta a câmera que tenho no momento, são 64 GB de dados em um único evento. Junto a isso temos o fato de que HDs e mídias de armazenamento não são baratas e essa é a receita para uma grande dor de cabeça. Atualmente, e indo contra o que muita gente faz, estou entregando todas as fotos em alta resolução para o cliente. Com isso ele assina um termo que me desobriga a guardar essas imagens. Se ele quiser que o evento fique armazenado nos computadores da empresa será cobrada uma taxa anual. Muitos pensam que a lei obriga o fotógrafo a guardar essas imagens por 5 anos, mas isso é balela. Só existe essa obrigação se ela constar no contrato. Então, o que consta no meu é que essas imagens não serão armazenadas. Uma dor de cabeça a menos.

Pensando por esse lado do arquivamento de imagens, fico feliz pelo novo lançamento da Seagate. Tudo bem que a empresa sofre várias acusações de que seus HDs estão durando pouco e acabam gerando perda de dados para os clientes. Bom, aqui no estúdio todos os 12 HDs externos são Seagate (e os anteriores também eram) e nunca tive problema de perda de dados. Todos são trocados a cada 5 anos e sempre funcionaram. Então ainda dou um voto de confiança para a empresa.

O novo HD Barracuda Pro da linha Guardian é um unidade de 3,5 polegadas interna de incríveis 10 TB de espaço de armazenamento trabalhando com 7200 RPM. A pegada aqui é que a Seagate promete um equipamento com grande espaço de armazenamento, relativamente rápido, com baixo consumo de energia e um preço que não vai matar ninguém (pelo menos para quem está disposto a pagar pela tecnologia). A empresa também oferece uma garantia de 5 anos para o equipamento.

A pergunta é, você precisa de um HD deste tamanho? Para fazer uma comparação, o Petapixel fez algumas estimativas. Se você está fotografando com a Canon 5DS de 50,6 megapixels (arquivos RAW de 80 MB) então você vai ser capaz de armazenar 125 mil fotos. Mas, se estiver com a nova Phase ONE XF, então serão arquivos de 100 megapixels com um RAW de 700 MB. Nesse caso só conseguirá armazenar 14 mil fotos por HD. Mas, lembrem-se: nunca coloque todos os ovos em uma única cesta. Mesmo com essa capacidade colossal de armazenamento, o backup ainda é o caminho, a luz e a verdade. O certo é ter duas unidades. Sempre.

O novo Seagate Barracuda Pro Guardian de 10 TB já está a venda na Amazon e o custo é de US$ 508,99.

relacionados


Comentários