UE não dá sossego ao Google. Novo alvo? O AdSense

google

Já está bem claro que o Google não conseguirá se livrar da perseguição da Comissão Europeia. A guerra iniciada contra a gigante das buscas para por fim a suas práticas consideradas abusivas pode acabar com sérias consequências, e agora a frente do Velho Mundo acaba de ganhar mais munição: novas acusações sobre o abuso de poder exercido por Mountain View no mercado de publicidade, mirando especificamente no AdSense.

O novo pacote de denúncias foi apresentado pela comissária para Competição da União Europeia Margrethe Vestager, e sabemos que ela odeia profundamente a empresa norte-americana. Considerada linha dura, ela vem fazendo pressões para punir o Google em diversas frentes, desde o não cumprimento do Direito ao Esquecimento (a empresa perdeu a briga na França e será obrigada a deletar todas as referências da internet como um todo; o Google levou o caso à corte mas o cenário não é favorável a ela. Há indícios de que outros países possam adotar a mesma tática e desconfia-se que a Comissão não ficará quieta por muito tempo) a questões envolvendo o Android, o motor de busca e outras coisas.

Para Vestager o Google cresceu demais, a empresa é tão poderosa que inibe a competitividade e a inovação porque seus consumidores sequer cogitam procurar outra solução. Embora muitos defendam que Mountain View está em seu direito não é assim que um mercado sadio se mantém, portanto entre algumas medidas para resolver a situação, além de multa considera-se a possibilidade de rachar o Google ao meio, obrigando a parte responsável pelo motor de buscas separada do resto a compartilhar seu algoritmo com a concorrência, o que permitiria mais uniformidade e propiciaria o surgimento de novas companhias com capacidade de competir de igual para igual.

A mais nova acusação de Vestager contra o Google foca no mercado de publicidade na internet. De acordo com os documentos apresentados os contratos de adesão ao AdSense, a plataforma de veiculação e monetização de ads da empresa impõe condições desfavoráveis à concorrência, pois deixa claro que sites de terceiros são impedidos de exibir suas propagandas na plataforma. Não obstante as propagandas do Google têm direito a espaços privilegiados nas páginas e concorrentes não podem ser colocados próximos deles (evitando cliques acidentais para outros destinos), bem como o dono do site é obrigado a contatar Mountain View sempre que fechar acordos com ads de fora.

Em declaração, Vestager deixou claro que “ser grande não dá (ao Google) o direito de inibir a competição e inovação, ao negar o mercado aos competidores”. São práticas abusivas desse tipo que disparam todos os alarmes na Europa e acabam por complicar ainda mais a vida da companhia.

A Alphabet, holding do Google tem dez semanas para responder às acusações, sem falar na colher de chá de seis semanas adicionais que a Comissão deu para que a gigante se defendesse das acusações anteriores à respeito da quebras das leis antitruste envolvendo o Android, onde ela foi acusada de utilizar o sistema para promover seus serviços e produtos sem dar espaço à concorrência. Em nota o Google se manifestou dizendo que “promove a competição” e que irá analisar o caso, apresentando sua defesa posteriormente.

É fato que o Google é grande demais, poderoso demais e nem de longe é bonzinho. O AdSense também reflete esse excesso de controle de Mountain View, vira e mexe donos de sites e blogs recebem notificações de que terão seu dinheiro cortado por conteúdo que infringe suas regras, mas não informam qual é o conteúdo problemático e sequer esclarecem seus critérios. Todo mundo pisa em ovos com ele e no caso da concorrência, é fato que os ads da gigante são proeminentes, recebem mais destaque e coletam muito mais dados.

É direito da União Europeia bater de frente para defender seu mercado, bem como o Google tem o direito e obrigação de se defender. Num mercado regulado quem ganha são os consumidores e é isso que está em jogo aqui, a quebra de um monopólio de informação em prol de um cenário mais igualitário. Resta saber como essa longa novela irá terminar.

Fonte: European Commission.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Bruno

    Essa é a primeira acusação da UE que vejo contra o Google que realmente faz sentido.

  • David Matheus

    Não sou muito favorável a regulações…
    As mesmas regulações que acusam o Google de monopólio, acusam a Amazon de concorrência desleal por oferecer frete grátis…

    • HomeroGamer-BanidodoMB

      Claro… quando você tiver sua internet limitada e não puder assistir uma série inteira do netflix num dia e passar o resto do mês a 300k dai você repete que não é favorável a regulações.

      • Ou quando vc desenvolver um produto do zero, perdendo noites de sono e investindo muito dinheiro seu nele e quando finalmente for líder no mercado vem um governo e diz que vc tem que entregar seu produto e todo seu conhecimento sobre ele pra concorrência também usar. Belo incentivo para a pesquisa e desenvolvimento.

        • HomeroGamer-BanidodoMB

          Como eu estou tentando demonstrar, ser contra regulação não é o caminho.
          E desenvolvimento de produto é uma coisa. Aproveitar do tamanho e aceitação do público para impedir o trabalho dos concorrentes é outra MUITO DIFERENTE.
          O caso acima seria como se a MS fosse dentro da empresa dizer que ela só pode usar windows se todas máquinas da empresa usarem windows, todos celulares só podem ser windows phone, só poderia usar computadores homologados pela MS.
          Portanto BOM SENSO é muito importante ao se tratar de regulações ou até mesmo a forma de tratarmos o assunto.
          A google criou o adsense, ótimo, agora usar do poder que ganhou para impedir as outras de colocarem seus ads e tirarem sua grana ai se torna o quê? Disputa amigável ou abuso de poder?

        • PugOfWar

          e descobrir que alguém já fez patente do seu produto, aí vai ter que pagar royaties, patente deveria durar no máximo uns 10 anos.

      • David Matheus

        A internet limitada foi proposta e aceita ( antes daquele fuzuê todo) com a existência da Anatel. Aquela mesma agência reguladora que diz proteger o consumidor, impedindo a entrada de novos concorrentes.

        A proibição da internet limitada é só a correção de um problema gerado pela própria Anatel em conluio com o oligopólio.

        • HomeroGamer-BanidodoMB

          E proibição da internet limitada não é regulação?

          • David Matheus

            Claro que é, mas como eu disse, ela só ocorreu porque houve uma pressão muito grande e politicamente é muito bom chegar nas pessoas e dizer “Olha eu proibi as empresas malvadas de cortarem a sua internet” ao mesmo tempo em que proíbe a entrada de concorrentes e se regula até o preço das suas ligações.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Agora porque foi por pressão popular vai deixar de ser regulação?
            Só porque a regulação trata apenas da questão da internet e não de cuidar de todos os milhares de problemas do mundo ela deixa de ser importante?

          • David Matheus

            Nesse caso é ruim sim, porque as pessoas poderiam perfeitamente regular o fim da internet limitada através do bolso e da concorrência.
            Num ambiente de livre concorrência, você poderia perfeitamente mudar de operadora, igual o que as pessoas fizeram com o Internet Explorer, estão fazendo agora com os Taxis, igual à dona de casa que sem saber regula os preços dos supermercados da sua região…

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Quer ver como sua Utopia capitalista cai por terra?
            EUA não tem regulação, as grandes fizeram o mesmo que o Brasil se juntaram e implementaram limite. Povo lá tá xingando pois ou é isso ou ter que pagar uma nota com provedores pequenos.
            Como que existe concorrência se as grandes podem comprar ou abafar as pequenas que fazem concorrência a elas? E se as grandes ficam sozinhas quem vai impedir de elas fazerem cartel?

          • David Matheus

            Nos EUA não tem regulação?
            Acho que você nunca ouviu falar da FCC então…
            Depois dá uma pesquisada sobre a Romênia e sua internet 😉

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Ok. Agora regulam as frequências disponíveis para uso comercial e já se torna regulamentação impedindo cartel.

            Toma vergonha na cara!

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Esses ideais de livre concorrência, etc… Foram criados a muitos séculos atrás quando empresas eram lideradas por pessoas e não por máquinas que dizem que elas podem ganhar mais fodendo as pessoas.

          • David Matheus

            Ok, vamos então ficar com os monopólios e serviços altamente regulados.
            Não sei de onde eu tirei que Táxi é ruim, que as operadoras são ruins…

            Os países com menos regulação e mais liberdade como Suíça, Hong Kong, Dinamarca têm muito o que aprender com o Brasil.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Sim, tem muito que aprender mesmo.

        • Rafael Rodrigues

          E tu acha que Anatel é reguladora de alguma coisa? Já parou para ver a composição da Anatel? Já se deu ao trabalho de ver o currículo do povo ali?

          • David Matheus

            A Anatel regula sim, só que em conluio com os oligopólios.

            É muito fácil ver, dá uma rápida pesquisada no Google e veja as várias denúncias de proteção ao monopólio que a Anatel faz.

            Agências reguladoras são boas pra monopólios e oligopólios porque elas podem ser facilmente capturadas pra protege-los.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Claro. Fala isso pra anvisa e para o inmetro e vai passar a comer merda todo dia no restaurante.

            Cara não confunda POLÍTICA com REGULAÇÃO, são duas coisas MUITO DIFERENTES.

          • Rafael Rodrigues

            Mas isso é exatamente o que eu disse. Todo mundo lá é ex-telecom. E lá está para defender esses interesses.

  • Erik Morelli

    “Num mercado regulado quem ganha são os consumidores”

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    • João da Anatel também é consumidor oras… xD

    • PugOfWar

      huehuehuehuehue brbr

  • Thiago

    A empresa cresceu por mérito próprio num momento em que outras também lutavam para tal, dominou o mercado e, por meritocracia, é punida, assim como a Microsoft também foi (mas a Apple eu nunca vi sendo).
    Ainda assim, deixar crescer descontroladamente acabará por centralizar tudo nela… Empresas novas com novas tecnologias sendo devoradas antes de ver algum lucro por mérito próprio…

    É um assunto complicado…

    • HomeroGamer-BanidodoMB

      Meritocracia? Tem certeza? Tenta colocar ADs de terceiros na sua página junto com o Adsense depois responde.
      MS ganhou o mercado, só que ela não vai na sua empresa te obrigar a ter o servidor windows, todas máquinas rodando windows, todos celulares com windows phone, todos computadores sendo homologados pela MS.
      Diferente do Google que não aceita concorrência nos ADs e usa seu tamanho para tentar impedir que os outros usem a concorrência.
      Edit: olhar cada caso como cada caso. Não se está falando do sistema de busca do google que cresceu por mérito e que não se usam outros simplesmente porque não vale a pena. O caso dos ADs fica bem longe disso porque cada empresa fornece uma solução e remuneração diferente.

      • Alberto Prado

        Você não pode tirar o mérito dela ter feito um bom motor de busca e um bom sistema de Ad por conta da política mais recente dela. São duas coisas distintas. Quando ela não dominava o mercado e concorria com Yahoo, Cadê e outras, ela fez algo diferenciado, se destacou e chegou ao topo. O problema é o que ela fez com esse poder posteriormente.

        • HomeroGamer-BanidodoMB

          Exato.

  • HomeroGamer-BanidodoMB

    Povo que tá ai falando contra regulação.
    Quero ver vocês com internet limitada, tendo que ficar sem youtube, netflix, meio bit e vendo filme velho no telecine na tv a cabo falarem contra regulação.
    Regulação tem que existir SIM. Só que ela tem que ser feita de modo a não ferir a empresa e nem ao consumidor. Negociações tem que ser necessárias e os políticos precisam aprendem o que mudou no mundo.
    Não vai acontecer tão cedo? Não. Mas querer deixar tudo na mão apenas das pessoas ou apenas das indústrias nunca vai dar certo.

    • Regular um mercado contra abusos é uma coisa, querer que um empresa entregue seu produto pronto e funcional que gerou enorme custo pra concorrência usar é absurdo (é o que querem fazer com o algoritmo de busca).

      • HomeroGamer-BanidodoMB

        Foi justamente o que eu falei.
        Só que estou vendo povinho contra regulações e não é por ai o caminho. Regulação TEM QUE EXISTIR só que precisa de bom senso.

        • Hugo Vinícius

          Concordo com o que você disse sobre ser nem 8, nem 80. O problema que percebo na União Europeia é que parece que há excesso de regulação. Posso estar enganado, mas é isso que me parece. Um exemplo que vejo é o do Regulamento n.º 2257/94 da Comissão Europeia que estabelece padrões de qualidade das bananas. Como assim?

          A verdade é que não se pode deixar nem nas mãos das empresas, nem dos consumidores e nem dos políticos.

          • Quem não quer concorrente é a própria UE. A Google tem a principal arma que todo governo deseja: Informação e como buscá-la, podendo alterá-la (se assim desejar). é tão poderosa que PODE influenciar a população.

            Exemplo conspiracionista do dia: Basta fazer que a relevância de pesquisa sobre apoiadores separatistas seja maior do que apoiadores do bloco, etc…

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Sim, lá os caras exageram mesmo. Mas temos que entender que as gigantes americanas e asiáticas estão matando as empresas europeias. Eles querem tentar proteger o que sobra contra elas.

          • Aí é outro problema, eles estão confundindo proteção com protecionismo.

          • ochateador

            Inglaterra saiu da UE por causa dessas regulações do que é considerado uma banana ou não.

        • Aí que está o X da questão, a UE abusa e abusa muito, querer que o Google publique seu algoritmo de buscas para a concorrência é demais, o Google investiu muito para chegar no grau de refinamento que possui hoje.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Só que o assunto não tem a ver com algoritmo de busca e sim a forma agressiva da google de empurrar apenas seus ADs.
            Não dá pra generalizar as questões, enfiar tudo num pacote só.
            UE abusa? SIM.
            Ela está errada em pedir que publiquem o algoritmo? SIM.
            Ela está errada em obrigar a google a parar de forçar apenas seus ADs? NÃO.

          • Sim, tem relação sim, veja a matéria completa, a birra da UE com o Google começou exatamente por isso.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            A claro… UE é um molequinho de 30 anos de idade morando no porão da casa da mamãe e fazendo textão nos comentários do meiobit… Dai fica de birrinha e persegue os outros.
            Ok.

          • Vejamos, alguém assim como vc?

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Ficou bravinho porque rebati sua argumentação sem bancar o politicamente correto? Geraçãozinha Merthiolate que não arde tá foda.

    • Jorge Dondeo

      Eu sou contra regulação, e nunca vi um efeito positivo vindo disso, aliás, normalmente quando o governo regula, e não o próprio mercado, o que vemos é o crescimento de carteis e monopólios, vide os Brasil e sua” maravilhosa” regulação.

      Não acho que tenha que ser bagunçado, mas acho que o governo deve interferir o mínimo possível na vida das pessoas.

      • HomeroGamer-BanidodoMB

        Claro… Eua é a maior prova disso, comcast, warner cable, at&t e bell dominando o grande mercado de internet e limitando ela. Olha que lindo, não tem regulação nenhuma e o povo pode assistir sua TV a cabo a vontade por não ter internet para assistir netflix o dia inteiro.

        Já disse antes, os ideais de livre mercado morreram quando descobriram que máquinas ganham mais dinheiro que seres humanos.

        • Jean

          Internet no eua é sim regulamentada. É a regulamentação aumentou muito no gov. Obama

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Nope. Todas as grandes tem internet limitada, sem regulamentação… Ter a NSA xeretando a internet não é a mesma coisa que rgulamentar.

        • Jorge Dondeo

          Da uma pesquisada no assunto a fundo, esse é uma gráfico de liberdade econômica vs IDH: https://uploads.disquscdn.com/images/52c96d39e4fe0ba1bce40995aad372b8c0c4fe8351b35ab3183cf391166be564.jpg

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Perai… então IDH tem como fator único e exclusivo a liberdade econômica… Tá certo.
            É como falar que pizza só tem gosto por causa do óregano.

          • Jorge Dondeo

            Não, mas existe sim uma relação entre os dois fatores. Tanto que quanto mais estatizado e regulamentado o país, menor o IDH, por sinal é uma conclusão bem óbvia, vide as ditaduras.

            Não estou inventando informações, basta buscar os dados, e estudos do especialistas.

            Você por exemplo citou o serviço péssimo de internet americano, mesmo sem regulamentação. Baseado nisso me tire uma dúvida, o serviço deles (não regulamentado) é pior que o nosso (regulamentado)?

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            O quanto eu cago tem relação com o quanto eu como?
            Não.
            Tem mais relação com a qualidade do que eu como do que com a quantidade.

            E grande coisa, tem um pouco mais de banda devido a INTERNET SER AMERICANA não quer dizer nada. Quando eu uso serviços locais minha banda também é muito boa, meu netflix não engasga mas meu crunchyroll que o server fica no cú do judas já falha.
            O mesmo acontece no EUA. Não é a internet que é melhor e sim que a maioria dos serviços que eles usam é local.
            Portanto o fato de ter internet com um pouco mais de banda não tem relação com ser melhor e sim com melhor localização do serviço.
            Assim sendo o serviço em si é a mesma merda, só que lá eles já limitaram aqui vou ver nego chorar se não regulamentarem.

          • Jorge Dondeo

            Cara não entendi quase nada do que falou. Mas do que deu para compreender, seu ponto é que regulamentação é boa, ou positiva. Meu ponto é que não, nem sempre e depende do caso. Acho que os excessos devem ser sim contidos (os abusos), mas para mim quem deve regular um serviço é o consumidor.

            Se existisse um relação direta entre regulamentação e qualidade, o Brasil não seria o brazil. Temos excesso de regulação, burocracia (outra forma de regulamentação) e estamos entre os piores do mundo em qualidade de serviço.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            “Acho que os excessos devem ser sim contidos (os abusos), mas para mim quem deve regular um serviço é o consumidor.”
            Claro… consumidor tem como regular o poder de um cartel ou impedir que ele se forme sem ajuda do estado. Se seu universo é assim tou me mudando pra ele.

          • Jorge Dondeo

            Por isso falei dos abusos, excessos.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Acontece que SEMPRE as empresas vão abusar. Não existe essa UTOPIA de que o consumidor vai fazer com que uma empresa mude sem o consumidor ter apoio do ESTADO.
            As conversas de livre mercado, não regulamentar, etc. São muito bonitas, só que isso meu caro a uns 2 séculos atrás. Hoje em dia não temos pessoas controlando empresas e sim gráficos feitos no excel. Se esses gŕaficos disserem que comprar empresas menores que impedem a penetração de uma grande vai aumentar o lucro, elas vão comprar ou derrubar tudo que tiver pela frente.
            Quer um exemplo: Coca-cola, no Espirito Santo os sucos da Suco Mais eram mais vendidos que Coca-cola, ela simplesmente desembolsa 110 milhões, compra o controle acionário e pronto, transformou na Del Valle e cobra o olho da cara por água adocicada. Você acha que o consumidor pode escolher?

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            E quanto a qualidade: isso é subjetivo pra caralho.

            Como já disse. Brasil tem internet ruim porque não temos serviços dentro da rede locais. Mesmo o netflix são poucos servidores redundantes comparados com os EUA e vou pegar meu caso que moro numa cidade do interior cujo ping em server nacional nunca baixava de 400. Netflix em casa nunca engasga e assisto no chromecast a 1080p. Já o crunchyroll que nunca peguei server aqui no Brasil é um inferno.

            Portanto depende em grande parte do serviço acessado e do tipo de provedor usado.

            E sim tem relação direta entre regulamentação e qualidade, quando a regulamentação é feita com empresas e orgãos de defesa do consumidor na mesa nós partimos de comer umas 4 baratas por barra de chocolate para apenas 10 pedaços. Nos EUA onde a regulamentação depende de quem patrocinou mais campanhas são 60 pedaços.
            Nossa anvisa é um porre em questão de regulamentações, até produto que não existe (meu próximo artigo) tem que seguir regulamentações baseadas em cada um dos ingredientes utilizados. E com isso, apesar do que o povo pensa, nos temos por regulamentação muito mais higiene na alimentação que nos EUA (se ocorrem problemas eles são causados por corrupção ou falha na produção).

          • Jorge Dondeo

            Vixi, acho que tu mora em outro Brasil, mas deixa pra lá.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Devo morar mesmo. Moro num país que não é uma utopia onde empresas vão ser boazinhas caso venham a lesar o consumidor e sim onde se não houver controle do estado e com a população controlando vamos ter serviços piores do que temos hoje.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Tem ai o Gráfico IDH vs Corrupção?

          • Jorge Dondeo

            Vou procurar. Mas acredito que vai ser parecido com esse ai. Já que quanto maior o poder e interferência do estado, maior a corrupção (por motivos óbvios) vide Petrobras.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Claro, claro…

    • Ivan

      É graças a anatel e a regulamentação que o mercado de Teles está desse jeito, não permite entrar concorrência, fica nesse oligopolio

      • HomeroGamer-BanidodoMB

        Novamente EUA NÃO TEM REGULAMENTAÇÃO NENHUMA E O CARTEL DAS TELECOMS ESTÁ A MILHÃO.
        Não misture incompetência e corrupção com regulamentação.

        • Ivan

          E é isso que a regulamentação faz, cria carteis aqui, as teles compram os politicos e não é só aqui que isso acontece.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Claro, então porque nos EUA sem regulamentação acontece a mesma coisa?

          • Erik Morelli

            Uma coisa é certa, com regulamentação ou não, nos EUA a internet funciona em qualquer lugar. Qualquer lugar.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Claro, claro…

    • Jean

      Tipo, internet regulada que a Anatel quer impor? Ou a programação lixo na tv a cabo, em horário nobre? E você cita serviços web de excelente qualidade que não são regulamentados para defender regulamentação… Enfim, esse tipo de discussão cansa e to correndo delas, mas seu posto foi interessante.
      Ps. A UE mostra que regulamentação lixo não é só por essas bandas. Querer que entreguem a algoritmo de busca é o fim. Poucos se lembram que Google só foi possível porque o mercado não é regulamentado, e todos nós ganhamos. Caso contrário estaríamos usando cadê até hj.
      Ps2. Internet no eua é sim, regulamentada. Pesquise sobre o fcc.

      • HomeroGamer-BanidodoMB

        “E você cita serviços web de excelente qualidade que não são regulamentados para defender regulamentação…”

        Ok deu pra ver que você simplesmente está retrucando por retrucar, nem sabe do que fala. Boa sorte no seu paraíso capitalista em Rapture.

        • Jean

          Claro que não, não perderia tempo por isso. Quero saber sua opinião.
          Imagine se serviços web fosse regulamentado, seria possível surgir, “do nada”, grandes serviços bons e baratos. Vou mudar a perspectiva, você conhece algum serviço regulamentado que seja bom e barato ao mesmo tempo?

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Sim, toda a área de alimentos e serviços de alimentação. Todos eles são regulamentados pela anvisa e pelo inmetro.
            Só porque a regulamentação brasileira de “tecnologia” puxa sardinha para as empresas não significa que regulamentação está errada, significa que os políticos estão errados.
            Seja menos idiota de achar que empresa é legal, empresa quer o seu cú numa bandeja de prata, se não tiver uma regulamentação que fique do seu lado ela vai comer seu cú todo santo dia.

          • Jean

            Não é questão de achar empresa boazinha, é acreditar que o Estado não é juiz para definir o que pode ou não pode, porque justamente quem manda no estado são os políticos. É acreditar que o melhor juiz é o consumidor, que tem o poder de escolha de dizer o que quer e não quer, é simples isso. Empresas não são boazinhas, mas eu deveria ter o poder de dizer o que quero ou não ( o que muitas vezes a regulamentação impede ). Estado também não é bonzinho, e veja só! Quem manda no estado? Sim, eles, os políticos.
            Regulação é um burocrata dizer “as pessoas são burras demais para exigir qualidade. Vamos fazer isso por elas”. Pode até começar bem, mas sempre – repito – sempre, vai acabar puxando sardinha para o lado das empresas, isso em qualquer país. Porque? Porque burocratas também amam dinheiro, e isso as grandes empresas têm.

            É óbvio que as empresas querem meu dinheiro, e com isso eu tenho o poder de escolher o que quero ou não. P

            Você cita a área de alimentos, mas a regulamentação é baixa ( falo pelo lado do produtor, que eu conheço, serviços não conheço ). O que tiro disso: Poderia ser melhor. Como o amigo diz logo abaixo, não preciso de ANVISA se tenho ISO.

            E por fim, se você se interessa pelo assunto, estude o exemplo do Peru e os impactos que as políticas liberais estão tendo por lá.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            A claro… regulamentação na área de alimentos é baixa. Só tem regulamentação para cada alimento existente, para cada tipo de restaurante, prestador de serviço de alimentação… auheuaeheauaehueaheauheauehaueaheauehaueaheauheaueaheauheaueaheuaheaueahueaheauehaueaheauea*respira*aheuaehueaheauheauaehueaheauheaueahueaheauheaueahueaheauhae
            Sou cientista de alimentos, só para constar.
            FCC não regula internet e sim comunicação.

          • Jean

            SIm, já vi você dar carteirada por aqui.
            E internet é….sim, comunicação.
            É baixa, ninguém me diz que devo criar só gado nelore ou o que devo plantar na safrinha, isso o próprio preço de ( veja só! ) mercado me diz.
            Quer ver a merda que da regulamentar area de alimentos? Venezuela.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Fato de internet usar comunicação não muda a forma de cobrança ou utilização.
            E claro ninguém te diz que você tem que cagar sentado, tu caga plantando bananeira? Não porque a a bosta vai te sujar.
            Isso não muda o fato da forma que esse nelore ou o que plantar na safrinha tem que chegar ao consumidor. Se você criar nelore e vender direto ao consumidor dai chora bastante tendo que seguir as regulamentações.

          • Jean

            O problema maior homer, é quando eu sou proibido de produzir através de barreiras artificiais. Vou te dar um exemplo, a regulamentação para a UE importar carne. É muita coisa sem sentido e que os produtores locais não precisam cumprir. O resultado disso é que o consumidor não tem acesso a produtos de fora e quando tem é mais caro. O produtor local fica numa situação privilegiada, porque não tem concorrência, o preço sobe e a qualidade cai.
            Você pode responder que regulamentação nesse caso é ruim, que existem níveis de regulamentação. Mas eu acredito que as regulamentações sempre aumentam, conforme aumenta a pressão dos empresários querendo proteção. Temos inúmeros exemplos disso em vários países.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            “Mas eu acredito que as regulamentações sempre aumentam, conforme aumenta a pressão dos empresários querendo proteção.”
            Acontece que você está tratando de CORRUPÇÃO e não de regulamentação. Regulamentação ela deve vir da discussão consumidor vs. indústria.

            Vou te dar um exemplo da minha área:
            EUA – 60 pedaços de barata em 100g de chocolate. Regulamentado pela FDA.
            Brasil – 10 pedaços de barata em 100g de chocolate. Regulamentado pela Anvisa.
            EUA, regulamentação voltada para os empresários que pagam as campanhas políticas.
            Brasil, regulamentação feita num acordo entre órgãos de defesa do consumidor (que queriam 0 pedaços) e as empresas (que estavam pouco se lixando).

            Então meu caro não culpe a regulamentação e sim as pessoas que fazem elas.

          • Nil Obermüller Schaupp

            Então deve ser por isto que o chocolate americano é gostoso, mais proteína.

    • Wilter Monteiro

      Cara, nem tenta debater. Eu já tentei e o debate tendeu ao infinito comigo tendo que explicar coisas básicas como:
      – diferença entre livre mercado e liberdade econômica.
      – diferença entre regulação e intervenção
      – papel da Anatel, que o povo pensa que é “só impedir empresas de competir no mercado”. Nunca viram nem sabem o que é um mapa de frequência, por exemplo.

      Já pro fim do debate, eu mandei pra um dos que me responderam:
      – Então a Anatel está certa de não impedir que as empresas limitem a internet pois o mercado deve ser livre.
      O cara disse:
      – Sim, a Anatel não deve se meter e o mercado se ajusta sozinho.

      Fazem de tudo para defender as palavras chave, e pensam por palavras chave.

      Recentemente, o Izzy Nobre abordou o retardocapi… Ops, anarcocaptalismo… Veja por si mesmo a dor de cabeça que ele obteve como resultado.

      Pessoal está resumindo algo complexo a: “empresas são boazinhas e Estado é malvadinho”.

      • HomeroGamer-BanidodoMB

        Tou vendo… Mas sabe como é, se dessa molecadinha pelo menos 1 aprender a ler já ajuda a salvar o mundo.

      • Erik Morelli

        Na minha opinião todos são malvadinhos.
        Mas acho que a intervenção do estado deve ser em prol da população, o que não acontece aqui no Bostil.

        O estado precisa intervir no nosso caso pois há máfia das operadoras. Você pegou a GVT no seu estado quando ela chegou ao Brasil? Era algo dos sonhos. Porém em pouco tempo foi comprada e terá suas regras mudadas em relação a sua gigante compradora.

        Se não houvesse este “lobby” e o estado exigisse menos do empresário, seria muito mais palpável a ideia de surgir novas empresas de telefonia.

        • Nil Obermüller Schaupp

          Nem fala desta compra, mal deu 1 mês e a internet caiu de qualidade pois toda hora cai a velocidade de download ou perco o sinal. Já botei o log pra funcionar aqui e se continuar deste modo terei que ir pra luta.

    • Mirai Densetsu

      Concordo plenamente. A regulação tem de ser para equilibrar a relação empresa/cliente. E não acredito que deixar esse equilíbrio para as empresas vá funcionar.

  • obrigando a parte responsável pelo motor de buscas separada do resto a compartilhar seu algoritmo com a concorrência

    Compartilhar o principal diferencial? AHAHHAHAHAH!!!! Este pessoal precisa é compartilhar o cigarro do capeta que fumam.

  • Russo

    Eu não entendi muito bem essa parte aqui:

    seis semanas adicionais que a Comissão deu para que a gigante se defendesse das acusações anteriores à respeito da quebras das leis antitruste envolvendo o Android, onde ela foi acusada de utilizar o sistema para promover seus serviços e produtos sem dar espaço à concorrência.

    Há muito tempo eu não tenho um telefone com Android (estou resistindo à duras penas com o meu wp), então que serviços e produtos seriam esses que não dão espaço à concorrência? A Apple também não faz as mesmas coisas no iOS?

  • jairo

    A Google nem deveria se preocupar muito com isto , coming soon a UE deixará de existir-)

  • Minatonami

    “Num mercado regulado quem ganha são os consumidores e é isso que está em
    jogo aqui, a quebra de um monopólio de informação em prol de um cenário
    mais igualitário. Resta saber como essa longa novela irá terminar.”

    Só pra lembrar, foi a regulação que permitiu que a google tivesse patente sobre conhecimento (coisa mais bizarra), e proporcionou a ela o imenso poder econômico imenso que ela tem hoje.

  • Jorge Dondeo

    “Num mercado regulado quem ganha são os consumidores e é isso que está em
    jogo aqui, a quebra de um monopólio de informação em prol de um cenário
    mais igualitário. Resta saber como essa longa novela irá terminar.”

    Então faz uma pesquisa sobre regulação e IDH, ai tu vai ver… Quanta bobajada!

    • Jorge Dondeo

      Segue:

    • Ivan

      Em um mundo perfeito sim, na realidade o que acontece são empresas pagando para que haja regulamentação que beneficie elas

      • Minatonami

        isso porque eixte um sistema que dá a elas essa opção
        Sou empresário e posso
        a) melhorar meu produto/serviço, reduzir custos/preço final, e vender, ou;
        b) pagar aquela quadrilha profissional, que todo mundo aceita a existência, pra garantir que ninguém mais consiga vender o mesmo produto que eu, sendo que
        em a) eu gasto 50 milhões, e pode outro concorrente a aprecer e fazer ainda melhor, e em b) eu gasto 100 milhões, mas tenho a certeza de que o mercado será só meu, afinal a quadrilha que estou financionando é muito poderosa, todo mundo aceita, e até clama por usa existência/intervenção, eeles detêm o monopólio da violência, então não importa se as pessoas gostam ou não do que eles fazem

        é, acho que b) é a melhor solução

        P.S.: Imposto é roubo

        • Ivan

          Com certeza, regulamentação serve pra proteger quem tem dinheiro.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Com certeza, POLÍTICA serve pra proteger quem tem dinheiro.
            Se não fosse a regulamentação hoje você comeria bosta misturada com a comida em qualquer restaurante.

          • Ivan

            Faz todo sentido isso, ainda bem que não existe concorrencia e só teriamos o pior sendo vendido. (y)

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            E seria mesmo. Antes de haver Anvisa pra ter alimento bom era preciso pagar muito caro. Hoje você come arroz tipo 1, na minha época arroz tipo 1 só rico comia. Foi graças as exigências da regulação que o preço do arroz caiu.

          • David Matheus

            Você não necessariamente precisa de uma ANVISA.
            Já ouviu falar de ISO 22000? Pois é…

          • Ivan

            Como assim? Me explica como regulamentação melhorou a qualidade e o preço? Não deve ter nada a ver com aumento da área de produção, produtividade né? Regulamentação faz milagres, deve ser por isso que feijão tá caro falta de regulamentação,esquerda acha que economia de faz através de canetadas, aprova uma lei pronto econômia está ajustada

  • Odilon Costa Neto

    Eu sairia do mercado europeu muito antes de entregar a receita secreta (algorítimo) para a concorrencia. E deixaria a população p* da vida com o governo fazer o resto da trabalho.

    • E os contratos de Google Apps for Works? E os contratos de Google Maps Enterprise? E os contratos de publicidade via AdWords? Se ela sai subitamente, seria bombardeada de processos por milhares de empresas.

    • HomeroGamer-BanidodoMB

      A claro… google sai e dai aquela alemãozada resolve fazer o resto do trabalho. Percebeu que não estamos falando de Brasil ou de qualquer outro país de merda e sim da UE? Ali meu caro tem MUITA gente com competência para fazer melhor que o Google ou até mesmo trabalha para o Google.
      Se não tivessem que concorrer com o Google em 2 tempos teriam serviço e capital para bater de frente e espalhar para o resto do mundo.
      Sem falar que o Bing ficaria muito feliz na UE.

  • Alvaro Carneiro

    Seria legal um dia o Google acordar de “ovo virado” e falar:

    – Ah é? Então causamos danos para a UE? Desculpe-nos. Pode deixar que a partir de hoje nao há mais serviços/produtos Google disponiveis nos países da UE.

    Bloqueavam do motor de busca, gmail, ad-sense, ad-words, o diabo a quatro.

    Em uma semana a UE pedia de joelhos o retorno.

    Não estou dizendo o que é certo ou errado, estou apenas dizendo que ia ser engraçado ver isso acontecendo.

    • PugOfWar

      problema é que hostilizar sempre é um tiro no pé, se a Alphabet fizer isso, pode dar margem pra criação de um concorrente na UE, fora que perderia a confiança de todos os outros países, o prejuízo seria certo, e empresas odeiam prejuízos

      • Alexandre

        Bem, teve a história das notícas indexadas na Espanha, se não me engano, que o Google parou de mostrar… As publishers baixaram a bola e voltaram atrás rapidinho quando viram seu tráfego despencar.

        • HomeroGamer-BanidodoMB

          Espanha… um país que sobreviveu até agora a base do ouro roubado de outros países na época colonial. Acha que vão conseguir dar conta de fazer algo que preste?

          • Nil Obermüller Schaupp

            Menos, Menos … Espanha ganhou muito mais com a tecnologia vinda dos Mouros do que de Roubo. Aliás, boa parte do ouro nem ficava na Espanha, ia direto para Roma pois se a Espanha ganhou tanto assim, como ela pode ter quebrado e deixado uma dívida enorme com a Inglaterra em final do século XVIII e inicio do XIX ? E no final quem teve que arcar estas dívidas foi Portugal que teve que abrir tudo para os novos produtos manufaturados Ingleses.

    • HomeroGamer-BanidodoMB

      Cara Microsoft constantemente é hostilizada na China. Ela deixa de tentar ganhar lá? Não. Porque? Porque os chineses tem capacidade para fazerem concorrência com eles e depois espalham essa concorrência para o mundo de forma mais barata e mais massificada.
      Google começa a ficar de picuinha porque é maltratada pela UE… Imagina aquela alemãozada toda resolvendo fazer um substituto.

    • Mirai Densetsu

      Provavelmente o Bing, o Outlook e os serviços da Microsoft ganhariam um marketshare imenso com isso.

    • Erik Morelli

      Eu acho que se fizer isso quem mais perde é a própria google.

  • PugOfWar

    sempre lembro do estranho caso do “Kolynos”, que por causa de uma lei antitruste, ficou vários anos fora do Brasil

    “obrigando a parte responsável pelo motor de buscas separada do resto a compartilhar seu algoritmo com a concorrência”

    MUAHUAHUHAUHAUHA,

  • Daqui a pouco eles proíbem o Google de executar qualquer serviço na Europa para “incentivar a concorrência”

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis