Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon 1DX Mark II — melhor sensor da empresa

Canon 1DX Mark II — melhor sensor da empresa

E a câmera profissional da Canon foi muito bem avaliada pelo DxOMark, mas será suficiente para colocar a empresa novamente como referência de tecnologia?

8 anos atrás

canon_dxomark_2

Todo mundo sabe que a Canon anda muito acomodada em sua situação de líder de mercado. As câmeras que a empresa colocou no mercado nos últimos anos são apenas corretas. Os equipamentos possuem a costumeira qualidade, mas não possuem inovação, estão apenas no básico. Tudo bem que o novo sistema de foco automático, que apareceu na Canon 70D, é campeão de velocidade no sistema Live View, mas isso é muito pouco.

Sony e Nikon estão nadando de braçada nessa área apresentando equipamentos enxutos e com recursos muito legais e úteis para o profissional e o amador avançado. O resultado é que a fatia de mercado destas duas empresa está crescendo e os usuários estão percebendo a superioridade destes equipamentos.

Uma prova prática de que a coisa não estava boa para a Canon são as análises do DxOMark, que avalia a qualidade dos sensores das câmeras fotográficas. Nikon e Sony estão no topo, mostrando a qualidade destes equipamentos. Só que uma análise colocada no ar ontem foi bem surpreendente. A nova Canon 1Dx Mark II conseguiu uma ótima pontuação nos testes alcançando a marca de 88 na pontuação geral e empatou com a Nikon D5.

A principal característica que levou a 1Dx MarkII a ser bem avaliada foi o seu grande alcance dinâmico. O sensor é capaz de registrar até 13,5 EVs de alcance dinâmico. Você pode até não entender esse dado, mas é coisa grande. O DxOMark indica a câmera justamente por essa comodidade e, consequentemente, o fato de que ela vai se encaixar nas mais variadas atividades profissionais.

Porém, estamos falando ainda de uma câmera cara e, no fundo, o que o DxOMark faz é uma análise matemática do sensor. No mundo real, e com o olho humano como fonte de comparação, fica mais complicado perceber essas diferenças. Então a Canon ainda vai precisar ralar muito para voltar a ser a referência que foi alguns anos atrás. Legal notar que a Sony A7 II ainda ganha das duas gigantes marcando uma classificação geral de 90.

canon_dxomark

Não entendeu o que é alcance dinâmico? Aguarde nosso curso de introdução a fotografia que deve sair logo do forno.

Fonte: DxOMark.

relacionados


Comentários