Meio Bit » Arquivo » Internet » Arquivos na nuvem: revisões, sincronização e cópias de segurança

Arquivos na nuvem: revisões, sincronização e cópias de segurança

15 anos atrás

Nos dias atuais, uma grande parte dos documentos é criada em computador. Com isso algumas situações, tal com computadores em diferentes localidades ou até mesmo diferentes sistemas operacionais podem acrescentar a dificuldade de manter os documentos atualizados.

Não apenas isso, quantas vezes você procura um documento e tem certeza que ele contém alguma informação que já foi apagada ou revisada com nova informação?

Também há a preocupação com a ameaça de softwares maliciosos causarem dano a estes documentos e eu sempre procurei alguma ferramenta que atendesse a todas essas necessidades com baixo custo ou até mesmo gratuitamente.

Encontrei tudo isso no site getdropbox.com e quero compartilhar com vocês. Você tem duas opções, o dropbox basic com 2 Gigas de espaço (gratuito) e o dropbox pro com 50 Gigas de espaço (U$ 9.99/ Mês ou U$ 99 ao ano).

A funcionalidade é igual para os dois tipos de serviço mudando apenas a quantidade de espaço disponível para armazenamento. Você instala um plugin para a sua plataforma, seja ela Windows, Linux ou Mac. Também pode utilizar em várias máquinas e plataformas ao mesmo tempo.

Uma vez instalado o plugin será criada uma pasta onde qualquer arquivo que seja gravado nela é atualizado para o site. Ela funciona normalmente como qualquer outra pasta, sendo que contêm as funcionalidades que o dropbox proporciona. Entre elas indicativos gráficos se aquele arquivo já foi sincronizado com o serviço da dropbox.

Com por exemplo as revisões/versões de um arquivo. Na pastas em seu computador sempre fica a revisão mais atual do arquivo e se você precisar você tem acesso a todas as revisões existentes através do site da DropBox que pode ser acessado clicando com o botão da direita no arquivo e escolher revisões do menu de contexto.

Da página que oferece as revisões você pode baixar diretamente qualquer revisão e analisar o conteúdo dentro do próprio aplicativo, e se no caso desejar pode restaurar a versão o que atualizará a sua versão local para a opção desejada.

Com essa funcionalidade, o DropBox dá um backup disponível através da internet e que você pode usar de qualquer computador sem que precise instalar o plugin, já que a página da internet permite baixar o arquivo.

Além de Sincronizar, por exemplo, documentos do computador do seu trabalho e sua casa e até mesmo compartilhar com outros arquivos e pastas através de convites via e-mail com link que dá acesso seguro dos arquivos via registro gratuito do convite.

Na sua conta, você tem a visualização de quantos convites foram aceitos e se desejar cancelar o compartilhamento você tem a opção que as pessoas que você convidou fiquem com uma cópia do arquivo.

Realmente eu não entendo porque os sistemas operacionais não oferecem essas funcionalidades por padrão, mas já que existem serviços como esse que disponibiliza de forma simples, pratica e gratuita é uma mão na roda para o usuário.

Confira você mesmo no link http://getdropbox.com

relacionados


Comentários