Meio Bit » Arquivo » Ciência » Não era uma base alienígena :(

Não era uma base alienígena :(

Se alguém tinha dúvida, os pontos brilhantes em Ceres não eram mesmo uma base alienígena. A sonda Dawn enviou imagens com resolução obscena e o que os ufeiros tinham certeza ser uma base de discos voadores é… sal.

8 anos atrás

Ceres_RC3_with_bright_spots

O Sistema Solar é formado pelo Sol, Júpiter e uns cascalhos. Descendo na hierarquia até os cascalhos têm cascalhos, e um deles é Ceres, um planetóide no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter. Com meros 945 km de diâmetro, é pequeno até se comparado à Lua, mas é um mundo em si e dos mais interessantes, tanto que está sendo explorado pela sonda Dawn.

O efeito mais interessante desse mundo já interessante são alguns pontos luminosos. Eles se destacam na paisagem, e deixaram os ufeiros em polvorosa. Não que ufeiros sejam fonte confiável, eles garantiram que havia uma pirâmide alienígena em Ceres, veja:

Ceres-Main-586573

Eu sei parece mais um monte de cocô de um verme de areia de Duna, mas tudo bem.

No caso das “luzes” todo mundo queria que fosse uma base alienígena, intimamente em nutria essa esperança, mas adoro apostar em coisas improváveis. Certo, agora que nem o mais fácil, Alienígenas em Ceres aconteceu é hora de descartar o mais improvável ainda, jantar com a Luciana Vendramini.

A explicação dos cientistas era bem conveniente: diziam que Ceres era escuro demais então tinham que fazer imagens com o diafragma muito aberto ou algo assim, então regiões escuras saíam claras e regiões mais claras estouravam. Ah, sim, e as tais manchas brancas eram Sal de Epsom.

pia18922

Neste EXATO momento, segundo a Deep Space Network da NASA, a Dawn está a 492,18 milhões de km da Terra; ida e volta um sinal de rádio leva 54,73 minutos entre ela e nós. Em termos de dados no momento estão passando telemetria a 10 bits por segundo. Quando baixam arquivos isso chega a 124 kb/s, não dá pra jogar Crysis (o lag é horrível) mas com paciência as imagens chegam, e são incríveis.

Um pacote das mais recentes se tornou um mosaico de 10 MB, 7.702 × 7.702 pixels que você pode baixar deste link aqui. Nele temos um detalhe da Base Alienígena e, bem… decepção.

ceres

clique AQUI para engrandalhecer

Ok, é uma imagem em altíssima resolução da superfície de um mundo que provavelmente contém mais água que a Terra, e pode ser uma futura base avançada para o Sistema Solar Exterior, mas custava ter ao menos um monolitozinho?

Fonte: Bad Astronomy.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários