Meio Bit » Arquivo » Games » Battlefront 3 criado por fãs será (?) lançado no Steam

Battlefront 3 criado por fãs será (?) lançado no Steam

Criadores de uma versão não oficial do Battlefront 3 comemoram o Steam ter aceitado publicar o mod, mas advogado avisa que mesmo assim o estúdio deverá enfrentar problemas.

8 anos atrás

Galaxy-in-Turmoil

Quando ouvimos falar de um mod baseado numa marca famosa, normalmente pensamos que não demorará muito até que os advogados da empresa dona da propriedade intelectual deem as caras e acabem com a brincadeira. O anúncio do Galaxy in Turmoil certamente fez com que muitos não apostassem no seu lançamento, já que o jogo seria baseado no cancelado Star Wars: Battlefront 3, mas curiosamente o projeto parece ter recebido um apoio de peso.

De acordo com um comunicado publicado no site da Frontwire Studios, a desenvolvedora conseguiu a aprovação do Steam para que a modificação que está sendo feita com a Unreal Engine 4 seja lançada no popular serviço e como ela será distribuída gratuitamente, os responsáveis pelo jogo acreditam que os engravatados da Disney não lhes incomodarão.

Após algumas conversas entre os representantes da Valve e eu, a Valve/Steam concordou em lançar gratuitamente o Galaxy in Turmoil aos seus milhões de usuários," explicou Tony Romanelli, presidente da desenvolvedora. "Enquanto isso é sem dúvida um grande passo e realização para a Frontwire Studios, é um passo ainda maior para vocês, a comunidade.

Tudo bem, por se tratar de um mod que não tem fins lucrativos, alguns podem considerar que eles não estão aproveitando a marca para ganhar dinheiro, mas e quanto ao fato de o estúdio estar ganhando visibilidade com a criação dos outros, o que no futuro poderá lhes render bons contratos? O próprio Romanelli, admite que ao terem sidos aceitos pelo Steam isso faz com que o estúdio consolide sua reputação e abre oportunidades para publicações futuras, então acho que não devemos confiar nessa papo de “somos bonzinhos, não queremos ganhar dinheiro com a modificação.”

O assunto é bastante polêmico e promete render bastante nos próximos meses, mas mesmo com essa aceitação por parte da Valve, ainda não podemos dizer que o futuro do Galaxy in Turmoil está garantido. Conforme o advogado Ryan Morrison explicou ao site GameInformer, a distribuição gratuita não serve como argumento para a criação de um jogo que se aproprie de marcas registradas e depois de termos visto tantos projetos em circunstância parecida terem sido cancelados, é estranho ainda vermos pessoas que continuam apostando nisso.

Além disso, o criador da Fair Use Protection Account afirmou que o fato da Valve ter aceitado a publicação do jogo no Steam não significa muita coisa, afinal toda a responsabilidade pelos jogos vendidos na loja é da empresa que o criou/publicou, então se a Disney ou a EA vier atrás da Frontwire, a Valve não terá que responder por nada. Por fim, Morrison deixou uma mensagem para os criadores do Galaxy in Turmoil: “eu adoro o uso justo e adoro a liberdade de expressão. Esse jogo não possui nenhum dos dois. Um conselho gratuito ao desenvolvedor, tire esse jogo do ar ontem.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários