Meio Bit » Hardware » Samsung aconselha consumidores a não atualizarem para o Windows 10

Samsung aconselha consumidores a não atualizarem para o Windows 10

Microsoft não curtiu: alegando incompatibilidade com seus softwares, Samsung aconselha donos de seus PCs a não migrarem para o Windows 10

8 anos atrás

samsung-windows-10

Windows 10 em dispositivos Samsung? Apenas nos novos

Ao que tudo indica a Samsung tem sérios problemas com o Windows. Não bastasse ter sido pega em 2015 desativando remotamente a ferramenta de atualização do sistema operacional da Microsoft, ela agora está recomendando aos consumidores não atualizarem seus computadores para o Windows 10, alegando novamente incompatibilidade de drivers.

Precisamos considerar algumas coisas: primeiro, a Microsoft também não é santa e está fazendo de tudo para atochar o Windows 10 goela abaixo do consumidor; não são raras as reclamações de usuários de que o Windows Update nas versões 7, 8 e 8.1 força a atualização para o 10, na maiorias das vezes baixando o pacote de instalação sem perguntar. É estratégia de Redmond evidentemente, fazer com que o maior número de usuários possível pule para a nova versão do SO o mais rápido possível. E tem dado certo, mesmo que a fatia do Windows em geral tenha diminuído em desktops o 10 já responde por mais de 14% dos computadores funcionais, deixou o XP para trás e só perde para o 7.

Não dá para comparar um update de um sistema mobile com um de produção, muitas variáveis estão envolvidas, principalmente no que diz respeito à compatibilidade de hardware, software e drivers em geral. A Microsoft sempre se esforçou muito nesse sentido e é por isso que o Windows sempre foi muito mais pesado que o OSX: este só precisa oferecer compatibilidade com aquilo que a Apple reconhece, já o Windows tem que funcionar com tudo. Espetou, funcionou em 99,99% das vezes.

O Windows 10 não é exceção, mas a Samsung está dando algumas desculpas furadas. Um usuário britânico resolveu entrar em contato como suporte da Samsung após inúmeros problemas do Windows 10 com o adaptador wireless da Broadcom. A resposta não foi das melhores:

Nós (a Samsung) sinceramente não recomendamos a instalação do Windows 10 em nenhum de nossos laptops ou PCs, porém estamos trabalhando com a Microsoft em relação a esse problema (...). Os drivers disponíveis em nosso site ainda são incompatíveis com a versão mais recente do Windows. Nossa recomendação geral é de manter a versão do sistema que veio instalado em sua máquina, e avisaremos tão logo o Windows 10 não apresente mais nenhum problema com nossos laptops, computadores ou mesmo monitores.

Senão vejamos: o Windows 10 logo completará um ano, a Samsung já possui uma linha de dispositivos que sai da caixa com o sistema novo e ela alega estar de mãos dadas com a Microsoft a fim de sanar os problemas dos hardwares legados, mas até agora nada. Notaram a incoerência? Como uma empresa, que fatalmente está trabalhando com o SO há pelo menos 18 meses se não mais (considerando período de testes e tudo mais) ainda não conseguiu tornar seus drivers compatíveis com o Windows 10? Eu só encontro uma explicação: preguiça.

Os problemas parecem se concentrar mais em usuários que migraram do Windows 7 para o 10, ao que tudo indica quem comprou um notebook ou desktop Samsung rodando o 8.1 até o momento permanece imune, mas isso não é desculpa. Já passou da hora dos coreanos darem um jeito em seus drivers e colocarem tudo para funcionar.

Fonte: The Register.

relacionados


Comentários