Meio Bit » Fotografia » Steve McCurry e a polêmica com o Photoshop

Steve McCurry e a polêmica com o Photoshop

Steve McCurry, um dos maiores fotógrafos do mundo, se encontra no meio de uma polêmica sobre uso de Photoshop em suas imagens.

8 anos atrás

Mais uma polêmica vazia no mundo da fotografia, mas é bom darmos uma olhada no que está acontecendo. Steve McCurry é um dos fotógrafos mais famosos do mundo. Responsável pela cobertura de vários conflitos armados no Oriente Médio, ele é autor de  várias capas da Revista National Geographic e também fez um dos retratos mais famosos do mundo, o da menina afegã (representado abaixo).

menina_afegã

Atualmente o fotógrafo tem uma exposição sobre suas viagens a Cuba acontecendo na Itália. Todo o enrosco aconteceu quando os visitantes observaram um erro grotesco de edição em uma das fotos. Um poste de placa de transito mal clonado acabou passando pela revisão final (muito porcamente feita) e virou uma das imagens impressas que estavam na parede. O primeiro a postar na internet o erro foi o fotógrafo Paolo Viglione e logo ela ganhou as redes sociais.

steve maccurry

Porém, a coisa não acabou por ai. Uma legião de desocupados começou a procurar por outras fotos adulteradas do fotógrafo pela internet e vários exemplos foram apresentados de mudanças drásticas feitas em suas imagens. Além dos ajustes básicos de uma fotografia, algumas alterações mais profundas (como a retirada de objetos ou pessoas) foram utilizadas para aumentar a dramaticidade da cena.

A polêmica gerada foi tão grande que o fotógrafo veio a público, em uma entrevista para o Time, para esclarecer os fatos. Segundo ele, há muito tempo ele não se considera mais um jornalista. Agora ele apenas conta histórias e produz imagens fine art cuja finalidade é a própria satisfação do artista. Nesse sentido as edições são aceitáveis, mas que ele promete ser mais cuidadoso com isso no futuro e evitar edições drásticas para não causar mais esse tipo de polêmica.

Sinceramente, não acredito que as pessoas são realmente tão ingênuas assim. Fotografia sem pós-processamento não existe. Desde o início da história da fotografia isso é utilizado (os Pictorialistas que o digam) e achar que uma imagem é a representação da realidade é acreditar em contos de fada. O próprio ato de fazer o enquadramento já é um recorte na realidade, sem falar da questão da ideologia do fotógrafo ao selecionar o que vai ser mostrado. Quando o assunto são imagens artísticas então fica mais evidente ainda que o pós-processamento é uma prática necessária.

O problema todo são os mimizentos das redes sociais. Enquanto que uma quantidade absurda de pseudofotógrafos ficam por ai se gabando de como eles são bons e dominam seus equipamentos, se esquecem que a verdadeira fotografia é produzida pelo olhar, pela mente, pela sensibilidade e pela vivência e experiências. Steve McCurry é um fotógrafo que utiliza apenas o modo automático, não deve se vangloriar de suas lentes e câmeras e, fatalmente, faz com um celular o que você não faria com uma full frame.

Vamos estudar mais, fotografar mais e parar de idiotices.

relacionados


Comentários