Meio Bit » Arquivo » Ciência » Dia 30 Marte estará tão em oposição que chamará Temer de Golpista

Dia 30 Marte estará tão em oposição que chamará Temer de Golpista

Marte vai estar do tamanho da Terra dia 30? Vai, mas da Terra vista de Marte, mais ou menos. O que acontecerá é que o planeta estará em oposição, quando os dois planetas estão mais próximos em suas órbitas. Marte já está em destaque no céu, dia 30 chegará ao máximo. Aproveite, olhe pra cima!

8 anos atrás

martegigante

Você deve ter reparado que não estão espalhando aquela bobagem de que Marte estará do tamanho da Lua. Como sempre esses boatos idiotas não têm relação com eventos reais, e desta vez o fenômeno se chama oposição, um termo alienígena demais pro pessoal que só conhece de ouvir falar “alinhamento” e “conjunção”.

O que é oposição?

Simples. Por causa de um sujeito chamado Johannes Kepler, sabemos que quanto mais distante um planeta está do Sol, mais longa é sua órbita. Por isso um ano em Mercúrio dura 88 dias, na Terra 365,25 dias e em Marte 687 dias terrestres. Kepler também mostrou que a velocidade dos planetas em suas órbitas diminui quando estão mais distantes e acelera quando estão mais próximos do Sol.

mars-oppositions-ani1

Temos então dois planetas percorrendo órbitas diferentes em velocidades diferentes. Em algum momento o planeta interior alcança o planeta exterior, mais lento e a distância entre eles fica bem pequena. A isso se chama "oposição" pois ambos estão do lado oposto do Sol.

Como as órbitas não são circulares, mas elípticas, a oposição pode ocorrer em momentos em que os planetas estão mais ou menos distantes. Agora dia 30 Marte estará a apenas 75,3 milhões de quilômetros da Terra, uma cuspida. É o mais próximo que já esteve em 11 anos, que só será superado em 2018 com uma distância de 57,6 milhões de km, uma oposição tão insignificante quanto o PSDB quando exercia esse papel.

Marte estará mais brilhante? Sim, bem brilhante mas não vai dar pra ler no escuro. Veja o aumento no diâmetro aparente. Repare na escala da Lua.

mars-apparent-size-2016

Marte estará BEM visível dia 30, embora todo dia seja fácil de achar. Na latitude do Rio de Janeiro por volta de 8 da noite ele será um ponto brilhante mais pro avermelhado, quase ao Leste, acima de Saturno:

marte

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários