Meio Bit » Arquivo » Segurança » Microsoft não deixará mais você utilizar senhas fracas

Microsoft não deixará mais você utilizar senhas fracas

Hora de trocar a senha da maleta: Microsoft alimentará um banco com dados de vazamentos e combinações comprometidas não serão mais permitidas

8 anos atrás

spaceballs

Fato, não sabemos utilizar senhas até hoje. Insistimos em combinações ridículas e extremamente fracas, e quando não conseguimos pensar em nada minimamente elaborado para proteger nossas maletas não serão as empresas fornecedoras de serviços que deveriam pagar o pato.

A Microsoft, tendo em vista a série de vazamentos recentes e a inaptidão do usuário em se proteger decentemente cansou de bancar a babá, e vai adotar medidas sérias para por ordem na casa.

Redmond anunciou nesta semana que está adotando uma série de novas práticas para gerenciamento de senhas, e não estamos falando apenas de não deixar combinações idiotas como "123456" e "password", as duas mais utilizadas de 2015 serem utilizadas em seus serviços. A empresa está dando um passo além e irá alimentar seu banco de dados com informações disponibilizadas através de vazamentos de logins e senhas. O mais recente, que afetou mais de 117 milhões de usuários do LinkedIn foi a gota d'água.

A ideia é simples: o sistema será alimentado toda vez que um grande ataque se tornar público, a Microsoft irá fornecer as senhas comprometidas e as colocará numa lista negra; desta forma, quando você tentar acessar o seu e-mail com uma nova chave a Microsoft não irá aceitar caso você digite uma que já tenha vazado, independente de quão complexa ela seja. A Microsoft está levando as políticas de Segurança de Informação à risca: uma senha só é segura enquanto não for conhecida por ninguém além do usuário, ou como diz o ditado:

Três pessoas podem guardar um segredo quando duas delas estão mortas.

A Microsoft informa que TODOS os seus serviços, desde Outlook a Windows Live, passando por Office 365, OneDrive e Xbox entrarão na dança. Os usuários não serão aconselhados a mudarem suas senhas fracas agora, somente no caso de ter de trocá-las e caso escolham uma estúpida ou comprometida, e só aí serão aconselhados a utilizarem uma difícil de ser adivinhada.

Fonte: Microsoft.

relacionados


Comentários