Meio Bit » Arquivo » Ciência » Empresa quer criar chuva artificial de meteoros para as Olimpíadas de 2020

Empresa quer criar chuva artificial de meteoros para as Olimpíadas de 2020

Uma empresa japonesa está propondo algo inédito: uma chuva de meteoros artificiais para as Olimpíadas de 2020.

8 anos atrás

paris-wiped-out

Em um conto de Arthur Clarke um técnico de uma missão espacial sabota um experimento que iria criar uma nuvem de sódio no espaço: ele instala um bocal no formato da logo da Coca-Cola. O experimento é um sucesso, o sódio excitado (ui) pela radiação espacial brilha tanto quanto a Lua cheia e a forma da nuvem não importa. O técnico foi banido do laboratório mas ficou rico.

Há vários experimentos em andamento para fazer algo do gênero, sem a participação da Coca-Cola, mas o Japão se saiu com a proposta mais ousada. Uma startup chamada Star Ale. Eles estão tentando emplacar o Projeto SkyCanvas, que pretende encher o céu na abertura das Olimpíadas de 2020 no Planeta Terra, Cidade Tóquio.

Eles vão lançar um monte de cubesats que, sincronizados com a cerimônia de abertura dos jogos, soltarão na alta atmosfera cápsulas de diversos elementos químicos, que queimarão na reentrada, cada um com uma cor característica.

Será, prometem, um show como nunca foi visto. Centenas de “estrelas cadentes”, sincronizadas. Mesmo que tudo dê errado não será um grande problema, a quantidade de massa envolvida é mínima. Coisa de algumas gramas, a única grande questão é se isso gerará mais lixo espacial.

A resposta é não, não por muito tempo.

ALE Co., Ltd. / 株式会社ALE • SkyCanvas Promotion Movie (Dubai, Singapore, Japan)

O resultado será lindo e glorioso como estão vendendo? Provavelmente não, mas também nem de longe será danoso como os puristas estão denunciando.

relacionados


Comentários