Meio Bit » Games » Os melhores 2D que já joguei

Os melhores 2D que já joguei

15 anos atrás

Depois de fazer um preview sobre o jogo Muramasa: The Demon Blade para Wii e elogiar os gráficos em duas dimensões do jogo, um leitor pediu para que eu fizesse um Top 10 com os melhores jogos 2D já feitos. Como meu conhecimento está muito longe de elaborar uma lista dessas e achar que tal tarefa não deva ser feita por apenas uma pessoa, resolvi aceitar o desafio, mas seguindo alguns critérios.

Primeiro quero dizer que a lista não possui o menor fundo científico. Os jogos que citarei a seguir foram incluídos única e exclusivamente baseados em meu gosto pessoal, contando apenas com jogos que joguei bastante. Para não tentar criar algo muito disperso, preferi optar apenas por jogos de aventura/ação, deixando de fora títulos de todos os outros gêneros, como luta e RPGs.

Sei também que muito irão reclamar que tal jogo não consta entre os escolhidos, que tal versão é melhor do que a citada e reclamações do tipo, mas se o motivo das listas não é discutirmos (sadiamente, é claro), então não sei para que servem. Portanto, peço que deixem suas opiniões nos comentários e se possível, façam suas listas também.

 dori_top_11.05.09

10º - Heart of Darkness
Apesar de não se tratar de um jogo tão popular, Heart of Darkness possui uma das mais belas direções artísticas do mundo dos games. Lembro-me da primeira vez que joguei essa maravilha no meu saudoso Playstation e como me emocionei ao viver a aventura de Andy em busca de seu cachorro chamado Whiskey. A forma como os desenvolvedores brincaram com o medo de escuro do protagonista misturando luz e sombras no game é algo memorável.

dori_top_05.09 9º - Contra III: The Alien Wars
O Contra do Nintendinho é bom? Sem dúvida. A versão lançada para o Mega Drive era divertida? Definitivamente. Porém, quando falamos na série, me desculpe quem discorda, mas na minha opinião o auge da série é o Contra III. Gráficos absurdamente belos, repletos de efeitos especiais e zilhões de coisas sendo mostradas na tela, chefes gigantes e uma dificuldade insana. Acho que são ótimas qualidades que o fazem merecer figurar na lista, não é mesmo?

8º - Comix Zone
Tudo bem, a oitava posição pode ser considerada uma exceção na lista, já que se considerarmos o Comix Zone um beat 'em up, outras pérolas como Streets of Rage também deveriam estar por aqui, mas enfim, é impossível relembrarmos de jogos em duas dimensões e não falar dos gráficos impressionantes mostrados nesse jogo. A sensação de estarmos vendo uma revista em quadrinhos em movimento é algo impressionante e com uma ótima jogabilidade,, Comix Zone é escolha certa.

7º - Mega Man X
Posso dizer que este foi o jogo que me fez gostar do Mega Man. Não sei dizer ao certo o que me chamou a atenção nele, talvez seus belos gráficos, talvez a melhora na jogabilidade, o fato é que depois de colocar o cartucho no meu Snes eu passei a olhar à franquia com outros olhos e até hoje continuo gostando muito dos jogos do robozinho azul, inclusive os primeiros. Vai entender não é mesmo?

dori_top_05.09_02 6º - Sonic CD
Muitos argumentarão que o melhor jogo do Sonic é o segundo, outros preferem o terceiro, mas é inegável que o jogo lançado para o Sega CD possui diversas qualidades. Com uma trilha sonora invejável, jogabilidade fantástica e que mistura viagens no tempo e principalmente, os melhores gráficos da era 2D, Sonic CD marcou minha vida e me fez ter orgulho de ser dono do “periférico” do Mega Drive.

5º - Super Ghouls ‘N Ghosts
Costumo dizer que no final da década de 80, início da de 90, as produtoras precisavam prender o jogador na frente da televisão com seus games devido a não tão farta opção de títulos e uma forma de realizar isso era criando jogos muito difíceis. Some a isso o fato da série ter nascido nos arcades e temos um dos mais desafiadores jogos da época. Além dos gráficos impressionantes, a trilha sonora é uma das mais lembradas em qualquer papo de old gamers.

dori_top_05.09_04 4º - Super Mario World
Ok, me crucifiquem fãs do Super Mario 3, mas para mim o melhor jogo do encanador é o lançado para Super Nintendo. Quando vi esse jogo pela primeira vez, a única coisa que pensei foi: Porque o Snes é tão mais potente que o Mega Drive? Um jogo fabuloso, repleto de segredos, com uma jogabilidade beirando a perfeição e que conseguia agradar até aqueles que não gostavam de videogames. E muita gente acha que a Nintendo começou a fazer isso apenas com o Wii.

3º – Flashback
Falar de Flashback é uma tarefa muito difícil para mim. O jogo que me fez ter vontade de aprender inglês, responsável por me fazer perceber que videogames não eram coisas apenas de criança e que ainda hoje considero como detentor de um dos melhores enredos dos jogos eletrônicos. Falar da beleza gráfica e perfeição dos movimentos dos personagens é chover no molhado e costumo dizer que se trata de um daqueles jogos que deveriam ser obrigatórios no curriculum de qualquer jogador.

2º - Castlevania Symphony of Night
Numa geração onde as produtoras começaram a popularizar os jogos em três dimensões, a Konami resolveu fazer o feijão-com-arroz e manter uma de suas principais franquias em 2D e o que parecia ter sido uma decisão acertada na época, foi confirmado com o passar dos anos e o surgimento de vários jogos horríveis da série em 3D. Um jogo de aventura com toques de RPG, Symphony of Night é uma experiência inesquecível, graças aos belíssimos cenários, ótima história e exploração brilhantemente incentivada.

dori_top_05.09_03 1º - Super Metroid
Mesmo tendo jogado esse joga há pouco tempo, tenho que reconhecer o trabalho realizado pela BigN. O que a equipe de produção conseguiu fazer neste jogo é algo que merece ser louvado. mesmo em um jogo com pouquíssima história, é impressionante a imersão causada, assim como a vontade de continuarmos jogando apenas para ver o que vai acontecer na próxima tela. Gráficos, jogabilidade e trilha sonora caminha lado a lado em um nível de qualidade muito, mas muito acima da média e faz de Super Metroid um daqueles jogos que nos impressionam.

relacionados


Comentários