Meio Bit » Arquivo » Games » Steam atualiza sistema de avaliações feitas pelos usuários

Steam atualiza sistema de avaliações feitas pelos usuários

Valve modifica maneira como as avaliações do jogos são mostradas no Steam e agora podemos ter uma noção melhor do estado atual dos títulos.

8 anos atrás

steam

Com milhares de jogos à venda em seu catálogo, um dos recursos mais úteis do Steam é o que mostra as avaliações feitas pelos usuários, mas ao mesmo tempo em que elas podem nos salvar de gastar dinheiro com belas porcarias, também podem nos afastar de bons títulos.

Além da atitude tóxica de algumas pessoas que teimam em avaliar negativamente certos jogos por razões não tão justas, um dos motivos que pode prejudicar algumas criações são as avaliações feitas logo após o lançamento e como hoje em dia é muito comum um jogo mudar bastante com o passar do tempo, o ideal seria manter os comentários atualizados.

Pensando nisso a Valve fez uma mudança na maneira como as avaliações são mostradas nas páginas dos jogos, nos permitindo ter uma noção melhor de como o título se encontra atualmente e como o desenvolvimento ou as atualizações o modificaram.

A pontuação de avaliação que aparece no topo da página de um produto nem sempre reflete a natureza dinâmica de um jogo,” explicou a Valve. “Antes compilávamos uma pontuação geral usando um simples cálculo da porcentagem de todos os reviews que eram positivos. Isso nos permitia ser bem transparentes em relação a como a pontuação era calculada, mas não acomodava casos em que o jogo mudou bastante (para melhor ou para pior) com o tempo.

A maneira encontrada por eles para fazer isso foi passar a mostrar as avaliações recentes feitas pelos jogadores, o que abrange apenas aquelas adicionadas nos últimos 30 dias e para jogos que tenham sido lançados há pelo menos um mês e meio.

Para ilustrar a mudança, podemos usar como exemplo dois casos. O primeiro é o Tom Clancy's The Division, que se no geral conta com 60% das análises positivas, recentemente viu esse número cair para 39%, muito devido aos vários problemas pelos quais tem passado o jogo da Ubisoft. Já no segundo temos o X Rebirth, simulador espacial que conta com 35% de aprovação no geral, mas que no último mês alcançou a marca de 70%, uma clara demonstração de que a Egosoft tem se redimindo.

Além de nos dar uma melhor noção sobre o estado dos jogos, essa mudança também poderá fazer com que as desenvolvedoras se dediquem mais às suas criações, mantendo-as o mais atualizadas possível e no caso do títulos que estão à venda como acesso antecipado, esse acompanhamento por parte dos jogadores poderá ser ainda mais importante.

Ou seja, mais uma vez a Valve parece ter acertado, agora cabe aos consumidores saberem utilizar as ferramentas que a empresa lhes oferece.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários