YouTube passará a exibir ads de seis segundos obrigatórios, focando no usuário mobile

youtube

Em breve você irá consumir propagandas no YouTube que não poderá evitar. O Google introduzirá a partir do próximo mês um novo formato de ad de seis segundos de duração, que o espectador será impedido de pular. A ideia é focar no usuário mobile que possui planos mais limitados de dados e que nem sempre dispõe de ferramentas para driblar as propagandas.

Os motivos para a decisão do Google de introduzir spots curtos que não podem ser pulados no smartphone é simples: uma pesquisa encaminhada pela empresa mostrou que metade dos usuários entre 18 e 49 anos (ou seja, economicamente ativos) consomem o YouTube preferencialmente nos dispositivos móveis. Focar nos anúncios TrueView de 30 segundos, que podem ser pulados após os cinco iniciais (e que não contabilizam como vistos pelo algoritmo, apenas se exibidos na íntegra) não é vantajoso nesse formato, até porque esse perfil de consumidor gosta de agilidade e praticidade, sem falar que não pode se dar ao luxo de perder dados preciosos da franquia com propagandas longas.

Assim o Bumper Ad, o formato curto faz mais sucesso e geralmente é mais aceito pelos espectadores. Campanhas de alcance rápido e marketing de guerrilha poderão se beneficiar muito mais desse formato do que o TrueView, que a maioria dos usuários detesta e pula sem misericórdia. E é também mais tolerado do que o formato de 15 segundos que não pode ser pulado, que muitos consideram invasivo e longo demais.

Este exemplo da Coca-Cola será veiculado no Brasil:


Coca-Cola Brasil | Coca-Cola com Musica

O pagamento do AdSense será feito a todos os donos de conteúdo que monetizam seus vídeos por visualização, já que é impossível pular as propagandas. Isso pode representar um ganho considerável para muitos canais que não conseguem lucrar o suficiente porque os espectadores pulam os ads TrueView ou na pior das hipóteses, utilizam AdBlock. O foco no mobile por parte do Google também é uma consequência disso, assim como a criação do YouTube Red, o canal de conteúdo exclusivo mediante assinatura mensal.

Melhor para o Google, bom para os YouTubers e menos invasivo para o espectador mobile. É uma relação onde todos podem se beneficiar.

Fonte: Google.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Allan da Rosa

    Já vi propaganda da TAM mocosiada como “curta metragem” de 11 minutos no YT. Sim que vou lá ver tudo issae.

    • Mateus Azevedo

      Esses dias vi uma entrevista de 12 min com o Dráuzio Varela que foi passada como propaganda antes de um video. Pior que assisti inteira…

      • Ralk2

        parece q era uma propaganda de utilidade publica hahaha

  • ricms

    Sempre penso de produtos totalmente inseridos no nosso dia a dia, como a CocaCola, o quê representa a publicidade hoje. Acho que não funciona mais como divulgação da marca, todos conhecem, e nem como sugestão, de tomar uma coca pq vi o comercial. Peço ajuda aos entendidos de publicidade…

    • Minatonami

      Manter o nome vivo, ainda que de forma inconsciente. Pelo menos aqui, é comum cobrar usando a expressão “ só o da coca” por um serviço baratinho

  • Jacqueed

    Jah esta rolando…….

  • Jorge Dondeo

    Acho justo, dinheiro não da em árvore.

  • Negro Emo

    Comerciais criativos são bem vindos.

  • Seis segundos me parece um tempo tolerável de propaganda. Só espero que o algoritmo seja esperto e não fique repetindo a mesma propaganda para cada video aberto.

    • Vinícius Corrêa

      Concordo, eu nem ligo muito pra ver propaganda, mas ficar vendo a mesmo toda hora é um saco.

    • Islan Oliveira

      Se antes eram 5 cincos segundos e você podia pular, esperar só 1 segundo a mais não é exagerado.

  • André Freitas

    Posso muito bem colocar no mudo e não olhar para a tela do celular, simples fugir da propaganda.

    • Othermind

      Se você utilizar exclusivamente esse método o produtor de conteúdo vai ganhar o valor do adsense, isso que importa..

    • PH Silva

      Na próxima atualização do app ele vai utilizar a câmera e microfone para registrar se vc está vendo e ouvindo a propaganda.
      Brincadeira a parte, sempre deixo a propaganda desde que não seja acima de 1 minuto.

      • советский медведь

        Já assistiu Black mirror? Pois é… Em um dos episódios, em um futuro levemente distópico onde os caras vivem em um quarto onde todas as paredes são telas, todas reproduzem propaganda, e a propaganda pausa e toca uma sirene infernal se você fecha os olhos ou cobre o rosto.

        • PH Silva

          Não conhecia, dei uma pesquisada. E parece que essas situações existem pelas nossas permissões em troca de algo que vai dar prazer e dependência ao indivíduo, mas com um preço alto.
          O mais triste é que não percebemos isso.

  • Interessante … bem interessante ! 😉

    Muita gente vai ser beneficiada com essa mudança. =)
    (ca$h in !!)

  • Guilherme Santos

    Adguard 2.5 tá aí pra isso.

  • kenji

    Mal posso esperar para propagandas com o audio estourando de alto esperando chamar minha atenção.

  • Carlos Ferreira

    Prefiro 10s de propaganda obrigatória do que ter que ficar clicando pra fechar a de 30s e ainda ter que ficar fechando aqueles banners chatos que ficam aparecendo no meio do vídeo.

  • WP não tem dessas coisa…

    Aliás, não tem nada.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis