Microsoft compra briga feia pra defender usuários

Good-Guy-Microsoft-Redmond-Donates-4-Million-to-World-Vision-Australia-459624-2

A Microsoft vem pisando na bola, principalmente na área de telefones, mas há que se admirar a preocupação deles em manter o ambiente de nuvem viável.

Uma das maiores preocupações dos usuários é privacidade, e isso inclui privacidade em relação a governos, que descobriram a nuvem como uma excelente porta de entrada. Juízes que não curtem muito a idéia de autorizar mandados contra pessoas físicas não se preocupam se o alvo direto é uma corporação. 

Contra isso a Microsoft foi pro pau, entrou com uma ação quinta-feira passada contra o Governo Federal dos EUA. A argumentação é que Tio Sam está violando a Constituição ao negar o direito das pessoas saberem que estão sendo alvo de buscas e vigilância, e também estão violando o direito de Liberdade de Expressão da Microsoft, ao impedi-la de avisar aos usuários que estão sendo alvo de monitoramento.

A situação é séria. Nos últimos 18 meses a Microsoft recebeu 5.624 ordens judiciais para fornecer acesso a informações de seus usuários, dessas 2.576 especificamente proibiam a empresa de comunicar aos mesmos que seus dados haviam sido compartilhados.

Nuvem só existe se houver confiança. Bom ver que a Microsoft entendeu e está disposta a brigar com peixe grande — com o maior dos peixes — por isso.

Fonte: Reuters.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Como a Micri$oft é boazinha!
    Nada como economizar com um pouco de marketing gratuito.

    • Marcio Maciel

      pelo visto você não entendeu nada:

      1- CLARO que a MS quer grana, ela é uma empresa e visa lucro;
      2- a MS não vende “nuvem”, ela vende CONFIANÇA de que seus dados estão seguros e à sua disposição;
      3- se você não tiver CONFIANÇA na MS não deixará seus dados lá, e ñ comprará serviços adicionais.

      • Eu sou eu que não entendi nada? No item: 1, você confirma meu comentário.
        No item 2, você diz a M$ vende confiança, dados seguros e a disposição. Se o governo acessa e ninguém sabe sem causar indisponibilidade dos dados o item 2 continua sendo atendido.
        3- se você não pode confiar no governo em quem você irá confiar…não espera…

        • Você sabe que ao usar “M$” todo mundo assume que você é um adolescente de 12 anos revoltadinho da mamãe que acabou de instalar o Ubuntu e usa Windows pirata pra rodar jogos que baixou do pirate bay, né?

          • Doomed

            Hauhauhauh

          • Thiago

            Ou ganhou um Macbook do pai e tem raiva da Microsoft porque os jogos demoram para sair no S.O. mágico (terceirização de culpa)…

          • Não sabia, obrigado pela explicação.

        • Vinicius Zucareli

          Você confia no governo?

          Você não assistiu a votação do impeachment, né?

          • Quem não entende ironia não está preparada para a vida ou para os comentários na internet.

          • Vinicius Zucareli

            Aff, ironia.

            Primeiro você põe a culpa na MS igual uma criancinha mimada, depois fala que dar seus dados pro governo NÃO afeta a confiança do usuário.

            Como você quer que eu interprete seu texto?

            Na verdade você quer dar uma de isentão, não sendo a favor nem contra, muito pelo contrário.

            E acaba sendo só um idiota mesmo

          • Idiota é você que não sabe ler.

          • Idiota é achar que o mundo funciona na base do maniqueísmo.

          • E vc também! Não cuspa no amiguinho, ou mando pro professor Cunha resolver o problema de vocês

          • Sejamos todos bons abiguinhos, assim como o Dollynho nos ensinou.

          • Não cuspa no amiguinho, ou mando pro professor Cunha resolver o problema de vocês

      • Felipe Braz

        Isso sobre confiança é fato. Eu tenho 50GB na pCloud e 9GB no dropbox, mas não armazeno nada crítico na pCloud deixando o dropbox pra isso, pois confio mais neles.

        • ESouza

          pCloud?

          • Felipe Braz

            www . pcloud . com
            Esses tempos estavam com promoção que dava 50Gb pra quem tivesse conta no onedrive

          • ESouza

            Nao conhecia, valeu!

      • O Datilógrafo da AEB

        Regras da internet número 2568
        Não discuta com quem escreve micro$oft.

  • Othermind

    No mundo de hoje nossa vida toda fica na nuvem viu ao “Deus dará”.. Esses dias fui comprar algo online e meu numero do cartão ja estava cadastrado, inclusive com o código de segurança.. Fiquei P¨$%$¨… Era um recurso “comprar com 1 clique” que nunca quis ter… Imagina se o banco de dados dessa loja virtual é roubado… tenso… Agora compro.. apago meu cadastro.. e cadastro de novo em outra compra… Mas duvido que nao fique armazenado la.. Esses dias tata usando o google para excluir tudo que tinha meu nome… cadastro de sites que usava quando era adolescente e coisas do tipo… Hoje em dia só uso “Alias”….

    • Kirk

      Eu tentei fazer isto e desisti. Cheguei a mandar um e-mail para o suporte de um grande site de compras, já que não tinha opção de remover cadastro. Responderam com um e-mail seco, perguntando porque eu queria excluí-lo. Quanto ao cartão, uma dica, cartão de crédito pré-pago, faz até compra internacional. O problema é que o uso é limitado ao valor.

    • Gaius Baltar

      Use um cartão virtual gerado na hora, apenas para aquela compra. Usou, já era. Mesmo que o banco de dados da empresa seja hackeado o cartão já estará sem validade.

      • ochateador

        Onde pode gerar um cartão desses?

        • Gaius Baltar

          Bom, aqui em Portugal existe um serviço chamado MBNet que funciona com todos os cartões (débito ou crédito) de todos os bancos. Você cadastra o seu cartão num caixa eletrônico, recebe um login e escolhe uma password. Aí é só cadastrar esses dados no seu smartphone ou no site do serviço. Quando precisa fazer uma compra online você solicita um cartão virtual (com número, data de validade e CVV diferentes do seu cartão físico) com o valor da compra que vai efetuar (incluindo portes e taxas) e usa como meio de pagamento. Você também pode gerar um cartão com multi-utilização para usar em lojas onde faz muitas compras pontuais (iTunes, Steam, PSN, etc.). Inclusive o cartão que uso no PayPal é desses. Nunca coloco os dados do meu cartão real na net. Creio que no Brasil deva haver algo semelhante, já que todo mundo fala que é um dos sistemas bancários mais avançados do mundo.

          • Carlos Ferreira

            Taí algo que eu não conhecia e é extremamente útil. Vou ver depois se tem um serviço assim por aqui.

          • O Datilógrafo da AEB

            Eu acho que o Itaú tem.
            Mas eu uso um pré pago da Conta super, ele me gera um cartão virtual e um físico. O interessante é a possibilidade de manter o cartão virtual com saldo zerado. Então quando vou comprar algo, transfiro a quantia da conta pro cc virtual.

    • Felipe Braz

      Só pra constar, armazenar o código de segurança é ilegal contratualmente, então os números dos cartões não ficam salvos, apenas um hash de autorização que precisa de um par de chaves pra ser conferido, além de outras técnicas de segurança, como o uso da hash só podendo partir de ips autorizados, entre outras.
      Roubar só o banco de dados não resultaria em nada.

      • Othermind

        “então os números dos cartões não ficam salvos”
        Nao foi o que aconteceu comigo….

        • Felipe Braz

          Ah sim, foi falha minha ao escrever. o contrato permite salvar o número do cartão, nome e a validade se o cliente permitir, somente o código de segurança que não pode ser salvo.

          • Othermind

            Entao.. foi isso que fiquei P da vida.. o site guardou o codigo e adicionou nos produtos um botao “Compre com 1 clique”.. onde se vc tiver logado clicou ja era.. rs

          • Felipe Braz

            Como tu pode ter certeza que ela guardou o código de segurança e não o hash?

          • Othermind

            Vc sabe do q estou falando? tem cc? alias.. tem quantos anos?

          • Felipe Braz

            Desculpe kra, tenho superior em AS, e trabalho só a 10 anos em um dos maiores provedores de hospedagem de sites do pais na área de dev ops, participei em conjunto com a equipe de desenvolvimento fazendo a backend/integração com da antiga visanet e também na mudança pra cielo aqui na empresa, tudo embasado pelo setor jurídico ao qual todos os aspectos legais foram cumpridos. Logo tenho propriedade pra afirmar que se tu puder comprovar que eles armazenaram teu código de segurança (e não simplesmente a hash de autorização) a loja pode perder a autorização de venda e até mesmo ser processada.

          • Othermind

            Bom.. nao perguntei nada disso… mas ja que faz questao de falar…
            Diz que Trabalha a 10 anos e não sabia que loja online guarda o numero do cartão… rs Francamente…

          • Felipe Braz

            kra, acredito que deva ter faltado algumas aulas de interpretação de texto, quando eu falei que o número do cartão não fica salvo eu me referia ao código de segurança, basta ver as demais respostas para uma interpretação de contexto.

            mas se quer respostas exatas as tuas perguntas.

            “Vc sabe do q estou falando?”
            Sim, tu reclama que a loja salvou os dados de teu cartão, inclusive o código de segurança (algo que duvido uma vez que fere o contrato da prestadora) e ficou “puta revoltz, mano” pela loja oferecer opção de 1click-buy

            “tem cc?”
            Sim

            “alias.. tem quantos anos?”
            30, mas tu não faz meu tipo.

          • Othermind

            Ficou nervosa? Depois de falar q lojas não guardam número ? Depois de tentar dar seu currículo para mostrar que sabe do assunto? E precisa ainda reafirmar a sexualidade?
            Deve ser um adolescente cheio de graça.. Vai pra escola moleque!!!! Rs

          • Felipe, apenas ignore cara. Você está lidando com um ‘Usuário’, esqueceu? Nem o nome da loja ele citou, provavelmente ta carente e quer falar mal de alguma coisa…

          • Felipe Braz

            Falou tudo, quando usuário teima com uma coisa é foda mesmo.

      • Maximus_Gambiarra

        Ahh!
        Não sabia disso.
        Mas teve aquele hotel de cidade pequena que reservei por um site de pesquisa de preços. Quando cheguei no hotel a balconista tinha um recibo do meu pagamento em papel térmico azul tirado da maquininha de cartão.
        Será que o método deles é mais “rústico”, ou há uma funcionalidade desse tipo nas maquinas de cartão?

        • Felipe Braz

          O que eu já vi fazerem é pegar os dados do cartão por telefone e passar manualmente na maquina de cartão. não sei dizer se é possível autorizar por hash usando a maquina, mas acho que não.

          • Maximus_Gambiarra

            Provavelmente eu só preenchi um formulário com dados que foram repassados por e-mail para o hotel. Tem jeito de o usuário saber se o formulário onde coloca os dados do cartão é seguro?

          • Felipe Braz

            Não tem como saber o que se passa serverside, o site usava https ao menos?

    • Daniel

      Ja fiz isso a um tempo atrás (google) e na situação atual ando pensando em fazer de novo essa limpeza…

  • Augusto Linhares

    hmmm…

    • Thiago

      Sensacional essa tirinha. Representa plenamente o que eu penso. A liberdade é uma utopia.

  • Cocainum

    E o seu Green Card, Nadella, vai bem?

    • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

      Ia. Agora vai sofrer do mesmo mal que o WP: Soon…

    • Dificil complicar ele… Acredite.

  • Arnoud Arnoud Rodrigues

    Esse lance de “Nuvem” nunca me passou segurança. Segurança pra mim são alguns HDs e backups constantes(sou old school mesmo).

    • Cortana ✔

      Eu achava isso o máximo, até invadirem minha casa e levarem tudo o que eu tinha.
      Hoje vejo o armazenamento em nuvem com cópia local como a melhor coisa do mundo.

      • Emílio B. Pedrollo

        Só por segurança, se você quer manter os dados na nuvem em sigilo, você ainda pode criptografar antes de enviar pra servidores de terceiros.

        • Só assim mesmo. Não importa de que lado venha, sempre terá alguém querendo te fuder.

        • VeraCrypt neles

      • Junior Capitanio

        mas o segredo esta em fazer uns 4 backups em hds diferentes e esconder, tipo um enterrado no quintal, um em casa, um na casa da sogra e mais um em um cofre de segurança maxima em um banco, deste modo sempre haverá onde buscar a informação.

        • Maximus_Gambiarra

          Eu já pensei em fazer isso, mas haja paciência para ir na casa da sogra e no banco buscar os HDs todo dia para atualizar…

    • Lucas Timm

      There’s no cloud.
      It is just someone else’s computer.

  • Wes Ollie

    WM morreu, eles disseram

  • Lcnorm

    Tá bom que acredito na “integridade moral” da microsoft… no bastidores a coisa deve ser o oposto, isso aí é puro maketing. Tem o histórico da empresa como comprovante.

  • ElGloriosoRangerRojo™

    “Mimimi, a Microsoft só quer saber do dinheiro, mimimi”

    Mas é claro que a Microsoft só quer saber do dinheiro! E pra ganhar o dinheiro ela tem que provar que os dados alheios que armazena estão seguros! Olha quantos casos recentes de dados em nuvem que foram bisbilhotados por governos e hackers! Vocês acham que uma empresa que vacila na segurança não sofre com uma debandada de clientes depois?

    A Microsoft (e as empresas que oferecem nuvem em geral) precisa do seu dinheiro com certeza. E garantir a segurança dos seus dados faz parte da estratégia pra ganhar dinheiro…

    Empresa não é ONG, amiguinhos!

  • Rolando

    Eu discordo, avisar a uma pessoa que a policia o está investigando e com isso atrapalhar uma investigação criminal não é liberdade de expressão.

  • Poxa vida, agora vão avisar quando a gente pegar seus arquivos do Onedrive com autorização? Que triste… HaHaHaHa

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis