Microsoft compra briga feia pra defender usuários

Good-Guy-Microsoft-Redmond-Donates-4-Million-to-World-Vision-Australia-459624-2

A Microsoft vem pisando na bola, principalmente na área de telefones, mas há que se admirar a preocupação deles em manter o ambiente de nuvem viável.

Uma das maiores preocupações dos usuários é privacidade, e isso inclui privacidade em relação a governos, que descobriram a nuvem como uma excelente porta de entrada. Juízes que não curtem muito a idéia de autorizar mandados contra pessoas físicas não se preocupam se o alvo direto é uma corporação. 

Contra isso a Microsoft foi pro pau, entrou com uma ação quinta-feira passada contra o Governo Federal dos EUA. A argumentação é que Tio Sam está violando a Constituição ao negar o direito das pessoas saberem que estão sendo alvo de buscas e vigilância, e também estão violando o direito de Liberdade de Expressão da Microsoft, ao impedi-la de avisar aos usuários que estão sendo alvo de monitoramento.

A situação é séria. Nos últimos 18 meses a Microsoft recebeu 5.624 ordens judiciais para fornecer acesso a informações de seus usuários, dessas 2.576 especificamente proibiam a empresa de comunicar aos mesmos que seus dados haviam sido compartilhados.

Nuvem só existe se houver confiança. Bom ver que a Microsoft entendeu e está disposta a brigar com peixe grande — com o maior dos peixes — por isso.

Fonte: Reuters.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples