Meio Bit » Arquivo » Internet » Podcasts podem chegar ao Google Play Music na próxima semana

Podcasts podem chegar ao Google Play Music na próxima semana

Agora vai? bastante alardeado no passado, podcasts podem finalmente desembarcar no Google Play Music oficialmente no próximo dia 18

8 anos atrás

podcasts

Hoje, durante uma conversa com Cardoso, Nick, Matheus e outras arrobas no Twitter nós chegamos a uma conclusão: podcast é mídia de nicho, não importa o tamanho do canal. Você pode ser um Jovem Nerd mas nunca terá um alcance na mesma proporção de um programa de rádio tradicional. Os fatores envolvidos são diversos, passando inclusive pelo da Velha Mídia (não tem um peixe grande no país que abraçou o podcast), mas o principal é mais simples que isso, ou melhor não é nada simples:

Ouvir podcast é complicado.

Saindo do mundo geek e caindo na realidade da massa consumidora de mídia, um “programa de rádio na internet” deveria ser de tão simples acesso quanto ligar seu velho aparelho de pilha: você sintoniza a emissora e sai ouvindo. Para um usuário médio, responder a pergunta “como eu ouço um podcast?” com “primeiro você instala este app…” já afugenta muita gente. O procedimento de instalação -> procura de endereço do feed -> assinatura do canal -> seleção de episódios soa alienígena para muita gente.

Falta um canal de grande alcance, que ofereça conteúdo centralizado e de forma fácil aos usuários, e não dá para pensar em outro que não o Google. iTunes? Pelo amor de Deus, aquilo é um caos completo.

Não é de hoje que Mountain View prometeu dar suporte a podcasts em sua plataforma de mídia, mais precisamente como um canal dedicado dentro do Google Play Music. Isso é excelente, pois estamos falando de um app que quase todo usuário de Android já possui (ele vem pré-instalado) e que já controla de forma excelente sua biblioteca de músicas. Só que o serviço está em período de testes desde outubro até o momento e só suporta alguns poucos canais norte-americanos.

google-play-podcasts

Isso entretanto está para mudar. O colunista da HBO e podcaster Bill Simmons já tinha dado a entender em fevereiro que o lançamento oficial da plataforma era iminente, mas isso não aconteceu. Agora, fontes próximas ao Google dizem que está tudo pronto para dar a partida no serviço e oferecer podcasts através do Play Music já na próxima semana, mais precisamente a partir do dia 18 de abril. Não há muita coisa além disso, além da possibilidade da versão do app para iOS também contar com a novidade mesmo que isso signifique bater de frente com o iTunes.

O formato tem o selo Google: o canal oferece ao dono do podcast a possibilidade de hospedar seu trabalho lá, e do lado do usuário ele terá uma miríade de programas para escolher, devidamente separados por categorias como um canal do YouTube. Abriu um, selecione o episódio e saia ouvindo.

Não se sabe se o recurso terá restrições (como exigência de assinatura do Google Play Music), mas espero que não tenha. O Google tem a faca e o queijo na mão, e poderá fazer pela categoria podcast muito mais do que todos os outros tentaram até hoje, já que ela tem uma plataforma gigante e milhões de usuários de diversas classes, especialmente aqueles que acham um “programa de rádio na internet” algo complicado demais. Se esse perfil de ouvinte for conquistado, a audiência dos programas subirá e muito.

Com isso todos ganham, inclusive o Google.

Fonte: NPR.

relacionados


Comentários