Meio Bit » Indústria » Segundo a Apple, seu iPhone dura em média três anos

Segundo a Apple, seu iPhone dura em média três anos

Apple divulga ciclo de vida de seus gadgets , e para a empresa iPhones e Apple Watches vivem em média três anos; já seu Mac dura quatro anos.

8 anos atrás

iphone-apple-watch

Você já parou para pensar em quanto tempo seu gadget em média deveria durar antes de morrer? Note, a pergunta é diferente de quantos anos ele de fato resiste, já que cada usuário possui um perfil diferente: uns são extremamente cuidadosos, outros são mais desleixados.

Fabricantes também trabalham com esses números até por questões de sustentabilidade: quanto mais um gadget durar menos terão que ser fabricados, o que reduz o impacto ambiental na extração de materiais e na produção de gases do Efeito Estufa. A Apple, que tem uma forte responsabilidade verde não é exceção.

Ainda assim a projeção de quanto tempo seus produtos deveriam durar surpreendeu alguns. Na divulgação de uma nova campanha pelo meio ambiente e sustentabilidade da empresa em parceria com a WWF, a Apple revelou que nas mãos de usuários de primeira viagem e considerando todo o ciclo de emissão de gases poluentes, a média para dispositivos iOS e watchOS (iPads, iPhones e o Apple Watch) é de três anos. Já aparelhos que rodam MacOS e tvOS (Macs e Apple TVs), o ciclo de vida é de quatro anos.

Esse cálculo não leva em conta a reciclagem e recondicionamento dos dispositivos Apple, apenas que quando você compra um iPhone novo, a maçã espera que você o troque dentro de três anos. De certa forma tal estratégia faz sentido, mesmo que ela lance novos smartphones todos os anos não é inteligente forçar os usuários a trocarem eles a cada novo lançamento, ou dentro de 18 meses porque o dispositivo perde obrigatoriamente o suporte (ouviu, Android?)

Ainda assim tal ciclo parece estar se estendendo. Normalmente a Apple costumava manter o ciclo de atualizações de seus gadgets móveis dentro desse ciclo de três anos, mas o iPhone 4S (54 meses) e o iPad 2 (61 meses) mudaram isso. Cupertino pode muito bem estar considerando não só a popularidade desses aparelhos como também a notória capacidade de eles de continuarem vivos após tantos updates (ainda que o iOS 9 não rode muito liso neles, ele roda). E Macs, como todo bom computador dura bem mais que quatro anos, vide gente que ainda conserva um Apple II ou um Macintosh original funcionando.

O que deixou muita gente incomodada é o fato do Apple Watch também ter um ciclo de três anos, já que ele está aí a um ano e meio. Segundo a projeção ele já está no meio de seu ciclo de vida, mas não quer dizer que ele não será posteriormente atualizado. A Apple pode abandoná-lo mas entre isso e executar de fato há diferença, relógios são feitos para durar muito e seria engraçado ver que aqueles que gastaram milhares de reais no modelo de ouro maciço vê-lo se tornar um gadget defasado já em 2017.

De novo, tal declaração não significa que a Apple espera que você de fato troque seu aparelho em três anos e nem que hajam planos de não fornecer o iOS 10 para gadgets de 2013 para trás. Ainda assim há quem esperasse da maçã uma expectativa de vida mais longa. Eu acho que está na média.

Fonte: Apple.

relacionados


Comentários