Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Bokeh Review - para quem não tem uma lente F/1,4

Bokeh Review - para quem não tem uma lente F/1,4

15 anos atrás

Você já se perguntou como alguns fotógrafos conseguem colocar aquele fundo desfocado em retratos? Além de causar um efeito muito agradável, o recurso também serve para destacar o objeto fotografado do cenário. A peripécia é conseguida com lentes que tenham grande abertura de diafragma (geralmente f/1,8 ou f/1,4) que diminuem drasticamente a profundidade de campo. O problema é que lentes com essa abertura tendem a ser muito caras. Outro obstáculo, para quem possuí câmeras compactas, é que o diminuto tamanho do sensor não permite ter um bom desempenho do efeito mesmo com lentes claras. Então, o que fazer se não consigo me encaixar nos pré-requisitos mínimos? A Alien Skins tem a solução para você.

A empresa, especializada, entre outras coisas, em produzir plug-ins para o Photoshop está colocando no mercado o Bokeh (nome em inglês para esse tipo de efeito). Segundo a Alien Skins, é possível reproduzir os efeitos de uma lente com grande abertura em uma foto através de poucos passos. Como minha mente crítica não acredita muito em promessas, me coloquei a analisar a versão demo do software. Ao baixar o aplicativo da página da Aliens Skins (7,6 MB), apenas um duplo clique e tudo é instalado automaticamente. Ele reconhece a versão do Photoshop que você está usando e se integra ao programa. Com o Photoshop aberto, é só ir a paleta de Filtros e encontrar o Alien Skin Bokeh.

Abra a imagem que você quer trabalhar e antes de aplicar o filtro, faça a seleção da parte que vai sofrer a intervenção com a ferramenta de Laço. Depois, inicie o plug-in para poder fazer as regulagens na parte que vai ser editada. Na parte direita da interface do software, temos o Factory Settings. Lá, é possível escolher a porcentagem de desfoque a ser aplicado na imagem e é possível escolher emular o efeito de várias lentes com diferentes distâncias focais e diferentes aberturas de diafragma. Depois de feita essa escolha, ainda é possível maximizar e personalizar os efeitos usando a paleta Bokeh. Também é podemos trabalhar o efeito de vinhetas e reproduzir as fotografias feitas por câmeras LOMO.

O programa é bem divertido, mas quem quiser ter ele em casa com todas as funcionalidades liberadas vai ter que desembolsar R$ 199,00. Eu achei um pouco caro.

 

Fonte: Photography Blog

relacionados


Comentários