Pai quer que Apple hackeie celular de filho morto

supernatural-iphone-5s-case-gcagctxwy

Em um mundo dividido entre coxinhas e mortadelas, onde todo mundo é Sith e só sabe lidar com absolutos é complicado ver o caminho do meio, mas a realidade, a verdade (que segundo me disseram é um conceito arcaico em filosofia mas fuck filosofia) é complexa. Nem tudo tem solução e resposta fácil, por isso homeopatia e fostoetanolamina são mais atraentes ao povão do que remédios de verdade e médicos honestos que oferecem possibilidade de tratamento não certeza de cura.

Neste caso a situação complexa é de um arquiteto italiano chamado Leonardo Fabbretti. Em 2007 ele adotou um menino etíope de nome Dama, que infelizmente não viveu muito. Em 2015, aos 13 anos Dama morreu de osteosarcoma. A maior lembrança que Leonardo tem de seu filho é um iPhone 6, onde o garoto guardava fotos, vídeos e mensagens, mas o pai não sabe a senha.

160401083647-leonardo-fabbretti-apple-780x439

O suporte da Apple tentou ajudar mas não conseguiu. A Cellebrite, empresa de segurança israelense que teria quebrado a criptografia do iPhone dos terroristas nos EUA se ofereceu para acessar o aparelho de Dama, de graça, mas não há certezas: o iPhone do menino é um 6, o dos terroristas um 5C, mais antigo e mais hackeável.

Aqui começa uma enorme área cinza: com que idade uma criança passa a ter direito a privacidade? Ou mesmo um adulto? Uma esposa pode exigir que a Apple dê acesso aos dados do celular do falecido? Se sim, como fica o desejo do morto, e qual o imperativo moral que torna isso válido mas de terroristas exige toda uma batalha judicial?

Se não, como é imoral dar acesso ao celular do falecido mas ela pode abrir e fuçar todas as gavetas e armários do morto? Será que os pais de um adolescente ficarão mesmo felizes e confortados ao descobrirem toda a sujeira que ele acessa, os posts no 4Chan, o folder ShemaleVids e as 34.234.932 fotos do bilau enviadas pras colegas do colégio?

b1d5781111d84f7b3fe45a0852e59758cd7a87e5

A Suprema Corte do Estado de New York determinou que pais têm sim o direito de espionar os filhos, se acharem que é do interesse deles, mas isso vale até que idade? Eu sinceramente não sei, mas me colocando no lugar de um moleque a última coisa que eu gostaria seria meus pais fuçando no meu telefone ou computador.

Fiquem com as lembranças, fiquem com as imagens e filmes que vocês fizeram e receberam, deixem que a memória que seus entes queridos guardaram para eles permaneça privada.

Fonte: CNN.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Vagner Da Silva

    E desde quando criança tem direito de ter senha? Esse pai é muito irresponsável, quando se é criança ter um smartphone é privilégio e não direito, privacidade não esta incluída no pacote. Eu me lembro das cagadas que fiz na adolescência antes dos smartphones, treze anos ainda não é hora de ter controle total da sua vida

    • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Criança não devia ter smartphone nem como privilégio, as novinhas mandam nudes depois choram que espalharam por aí, molecada não presta atenção na aula, não desliga essa porcaria em lugar nenhum, é igual dar iPad pra bebês de colo ficarem jogando e parar de chorar, o povo não quer criar filhos e deixa eles pras TVs, iPads, etc, depois reclama que não tem controle sobre eles

      • Jaffy

        Celular é importante. Mas não precisa ser smart. Dá um daqueles de R$99 para que seja possível ter contato com a criança e fim. =D

        • Russo

          Esses moleques hoje querem celular pra jogar Minecraft, vão torcer o nariz pra um dumbphone de 99 reais.

          • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

            Aí entra um termo que eu aprendi, muitas vezes à força, quando era criança: Hierarquia.

            Quer um celular, é o de 99 reais que estou te dando, e só pra usar em emergências. Não quer o de 99 reais? Ótimo, não ganha nada então.

        • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

          Se é criança, não vai ficar sem supervisão e não precisará de celular, até certa idade você tem que saber aonde seu filho está, levar e buscar, que horas volta, etc

        • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

          Tipo, se vai pro shopping com os amigos não precisa de um celular, vc sabe aonde está, vc leva e busca, ponto…

        • Arthur Santos

          Pior é estar no trem e ver uma criança que não tem nem 5 anos usando o smartphone dos pais e segurando de forma como se já estivesse acostumada com isso.

      • Bruno

        Discordo. Primeiro que não é só errado mandar nude, mas é tão errado quanto compartilhar, essa lógica de culpar as vitimas já deu. Segundo, ninguem presta atenção na aula, não é culpa do celular – sem celular é só ficar passando papelzinho, ou qq outra coisa. Faz muitos anos que se deixa as crianças da frente da tv, videogame, ou etc, e não é por isso isso que não se tinha controle sobre elas. O problema é que tem muitos pais que não sabem criar os filhos mesmo; não acho que a culpa seja da tecnologia.

        • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

          Os pais não sabem criar os filhos e os enchem de tecnologia (tv, celular, tablet, videogame) como forma de controle (pra eles pararem de gritar e encher o saco), mas uma criança, por mais bem educada que seja, nunca vai ser capaz de controlar seus impulsos e seu tempo de uso de um videogame ou respeitar uma aula e não usar o celular, são crianças, as prioridades delas são outras.

          • Bruno

            Dificil falar, não tenho filhos; Mas dá pra limitar os filhos na tecnologia – é o que disse, o problema são os pais que não sabem criar – as crianças iam ser zicas de qualquer jeito.
            Quando eu era moleque tinha direito a 1h só de PC por dia. Hahah

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Pois é, eu só podia mexer no PC se fizesse a lição, e advinha se não desmontei o gabinete e descobri como desativar aquela chave que travava o teclado… pra tudo há um jeito.

          • Bruno

            Pra mim seria simples jogar sem parar, mas eu simplemente respeitava a 1h por dia mesmo; Se não respeitasse não ia ter mais nem 1h, nem mais porra nenhuma de pc – pra tudo há um jeito msm, hahah.

  • Minha regra é simples: enquanto morar embaixo do meu teto, nada de senhas, de criptografias, de armários trancados e de portas fechadas. Sua vida, não é totalmente sua vida até que você prove ter responsabilidade.

    • Lucas Timm

      Comigo foi assim, também. E caso eu tenha filhos, também será dessa forma.

    • Leonam Ramos Folí

      mds pena do filho de vcs ‘-‘ gente o minimo de privacidade pfv né, se n quer q o filho esconda nada dê a ele confiança e não regras, aqui em casa é bem assim e n tem oq eu não conte pros meus pais.

      • Daniel Campero

        eu não contava tudo pros meus pais pq não gostava de receber reprimendas… Compartilho celular com meu filho de 05 anos: ele sabe desbloquear, instalar joguinhos e tirar fotos… conteúdo educativo eu deleto, saio de grupos do whatts que são só pra isso… e tb removi o auto-download… uma hora ele vai acabar tendo curiosidade e vai entrar nos sites xxx e etc… mas tento ensinar a questão de segurança tanto física quanto virtual… eu nao quero ter que exigir as senhas dele qd ele tiver o celular próprio… prefiro nao saber e poder confiar que as merdas que ele fizer, que ele saiba resolver. Pra isso, tento dar o melhor exemplo possível.

        • Leonam Ramos Folí

          acho o certo, direito a liberdade também, muita gente fala que vai reprimir, pedir senhas, evitar portas trancadas e tudo mais e vai acabar criando uma criança expert em mentir, que não tem confiança nos pais pra nada e que sabe esconder muito bem, afinal, não tem nada que o ser humano não faça se ele tiver vontade!

  • Wilter Monteiro

    Nesse caso a verdade é simples, não tem zona cinzenta. O cara tem um filho com uma doença terminal e dá a ele um telefone com senha super moderno que sabe que os dados serão perdidos, se conseguir os dados de volta, foi pura sorte, se não, pode chorar e ir preparando o remédio da depressão. No mais, concordo com o Vagner Da Silva abaixo.

  • Lucas Timm

    Eu tenho um pacto com meus melhores amigos:
    Se eu morrer, destrói o meu celular.

    • Wilter Monteiro

      Sim, a Apple não tem que se meter, se você quer que alguém tenha acesso, você dá acesso a esse alguém, minha esposa sabe minha senha e vice-versa. Vai de cada um.

      • O mesmo aqui na minha casa, ambos temos acesso ao telefone do outro e nem por isso acessamos, mas se um dia for necessário, será possível, infelizmente nem todo casal tem esse nível de confiança.

    • Alexander

      E se o celular morrer primeiro? É recíproco?

  • Thiago

    Como meu pai dizia, você pode ter e fazer tudo o que você quiser QUANDO for morar sozinho.

    Bem dizia aquele velho ditado: “Enquanto comer do meu feijão vai provar do meu cinturão”

    Acho que é aí que está definida a linha que separa a privacidade para com seus pais. Se você depender deles de alguma forma, você não tem esse direito.

    • Quando morava com meus país a regra sempre foi essa e minha mãe sempre repetia esse ditado só um pouco diferente: “Quem come do meu pirão, prova do meu cinturão.” e pretendo criar meus filhos usando da mesma regra.

  • Russo

    Antes da minha morte, caso eu esteja consciente do meu destino iminente, a primeira coisa que eu vou fazer é apagar meu One Drive e tudo que tem no meu celular. Quero evitar que meus entes queridos descubram a mini deep web que eu carrego todo dia comigo.

    • Apago o que vem dos amigos quase todo dia… justamente por isso…

    • kkkkkkkkkkkkk rindo até 2018. “mini deep web” também tenho que ocultar essa parte do processo chamado guardar coisas, apagando o OneDrive

    • Leonam Ramos Folí

      google faz isso pra você, sai na frente kkkk

    • Rafael Vieira

      Mas vc nunca estará “consciente do seu destino iminente”. Alias, quem garante que ainda está vivo, apos digitar essas resposta?
      😀

  • Germano

    Acho que há pais e pais, filhos e filhos, famílias e famílias, casos e casos. Meu filho de 10 anos tem um smartphone, com senha, eu sei a senha dele… e ele a do meu. Ele tem sido bem responsável ao levar na escola, pois a professora confirmou que nos horários que não pode ele deixa na mochila e não encosta.
    Ele não é nenhum aluno exemplo é temos que ficar em cima dele no assunto estudos, e o celular não deixou ele pior nem melhor. Mas através do compartilhamento de localização sempre sabemos onde ele está… E ele onde nos estamos graças ao mesmo recurso.
    Nos colocamos regras sim, mas mais importante que regras procuramos dar valores para nosso filho, pois esses e que realmente vão guiar as atitudes dele quando não tiver ninguém vigiando se ele está seguindo a regra.

    • Ramon de Assis

      Germano, o smartphone dele é Android ou iOS? E de que forma vocês fazem o compartilhamento de localização? Eu utilizo o Cerberus, mas, gostaria de mais alternativas.

      • fosfri

        O iPhone, tem app próprio da Apple, Buscar iPhone. E o Android tem o “Gerenciador de disp. Android” da Google.

      • Germano

        Todos os nossos aparelhos são Android. Usamos o Google+

        • Ramon de Assis

          Obrigado Germano! Vou utilizar também!

          • Germano

            Note que, diferente do Cerberus cuja finalidade e rastrear seus dispositivos caso os perca ou pior, no Google+ a proposta é rastrear os membros de sua família, ou melhor dizendo ali dos seus círculos quaisquer que sejam, através de dispositivos que não são seus mas deles, e com a permissão prévia deles claro. É similar, e não por coincidência, ao extinto Latitude do Google.
            Outro com proposta similar é o Life 360, que usei no passado, mas esse impõe limitações na versão gratuita e achei que usa demais do pacote de dados. Pode querer olhar também pois quem sabe melhorou de lá para cá.

  • Germano

    Agora…. OK que foi na civilização como dizem aqui… Mas o piá ganhou um IPhone 6??!! O meu teve que se contentar com um Moto G 1a geração! Que era meu e ia aposentar quando troquei no final do ano passado. 😉

    • Como você disse, foi na civilização, lá é “barato”/acessível, imagine se custasse no Brasil uns 30% do seu salário, é quando custa por lá se baseando no salário médio, ou 70% se pensar no salário minimo da Itália.

  • zé garruchada

    ops, post errado ehehe. Mas invade logo o iphone do moleque e pronto. papo furado dos israelenses

    • HomeroGamer-BanidodoMB

      Porque sem água?

      • zé garruchada

        Mananciais de água potável não vão durar muita coisa…

        • HomeroGamer-BanidodoMB

          E? Por acaso tem algum buraco negro seletivo absorvendo apenas átomos de hidrogênio e oxigênio?
          Até onde sei se houver esses dois elementos químicos qualquer pessoa com mínimo de bom senso gera água. No estado de Nevada grande parte da população toma água dessalinizada e inclusive em algumas cidades tanto de Nevada quanto da Califórnia eles usam o esgoto tratado para preencher os lençóis freáticos. Portanto apenas a água doce/potável natural pode acabar.
          A única coisa que vai mudar vai ser o preço da água, mas água não vai acabar a não ser que percamos a nossa magnetosfera, mas dai todo mundo vai morrer mesmo então não vai fazer diferença.

          • zé garruchada

            Tava só esperando a resposta pra despejar sua retórica né? Safadeeenho. Mas tô falando de desmatamento, algo bem mais poderoso e mortal que todos os buracos negros da galáxia.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            75% do oxigênio do planeta vem do oceano. O máximo que vai acontecer é reduzir a expectativa de vida, o que seria bom pois acabaria reduzindo a poluição e com isso aumentando a expectativa de vida o que aumentaria a poluição que reduziria a expectativa de vida e meu shampoo anticaspa consegue resumir isso muito bem.

            Tenho mais medo de acabarem as abelhas do que as florestas…

          • zé garruchada

            Abelhas não vão acabar assim como as bananas não acabaram. Não é questão de florestas. A água que vc bebe vem de fontes próximas, e enquanto ONG’s, governos, mídia, ecochatos, Blairo Maggis da vida etc se preocupam apenas com amazônia, algum usineiro sacana só tá esperando uma brecha pra limar aquela nascente inútil que atrapalha a plantação de ouro dele.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Pelo contrário meu caro. Pergunte para cada produtor de mel o que vem acontecendo nos últimos tempos. Redução de produção. Fazendas que espalham quantidades absurdas de veneno na atmosfera…
            E aquela nascente inútil pode ter certeza que não vai fazer diferença na distribuição de oxigênio e hidrogênio do universo.

            Já a falta de polinização causada por abelhas vai causar uma boa queda na produção mundial de alimentos, tecnicamente falando vamos viver de leguminosas e bananas.

  • HomeroGamer-BanidodoMB

    Minha família sabe minha senha para acessar meu computador e onde está o arquivo contendo senhas para meus emails, facebook, etc… Minha privacidade eu mantenho privativa, se não quero que saibam algo sobre mim não fico guardando. Simplesmente apago ou mantenho completamente separado de tudo.
    Assim na hora que chegar pra mim simplesmente vão poder acessar minha conta, ver e pegar tudo aquilo de bom que acumulei durante minha vida pois o que não presta não vai existir.

  • Alexander

    Mas a psicografia não resolveria isso facilmente? Ou já falaram com o garoto e ele não quis dar a senha?

    Fica até a dúvida: Como forçar o garoto a fazer alguma coisa já que agora ele é insubstancial? Ameaça física, por exemplo, não cola e é pior ainda, vai que ele está dentro da tv junto com a Carol Anne e conta pro caspeta que tu tá fazendo ameaça?

    “fulano, me dá a senha!”

    médium diz: “numdô”

    “FULANO! ME DÁ ESSA SENHA!”

    médium mostra a língua e faz “PRRRRRRR”

    “FULANO! ME OBEDECE SENÃO EU MATO ESSE MEDIUM AGORA E ELE VAI AÍ PUXAR SUA ORELHA ECTOPLASMÁTICA”

    medium diz: “perdi o contato”

  • Prevendo problemas desse tipo, o pouco de conteúdo educativo que tenho salvo no pc eu mantenho criptografado. Só acesso esse tipo de site em aba anônima. No meu Ondrive só guardo documentos e fotos que faço questão de serem acessíveis a minha esposa e futuros filhos. Tudo o que é comprometedor, ou não fica salvo ou está criptografado. Simples assim.

  • Gedson Junior

    Morto sente vergonha? Alguém aí pode responder?

  • Ed. Blake

    Se o cara não se preocupou com a “privacidade” do filho em vida e outorgou aos termos de uso do iTunes esta responsabilidade, agora, dê seus pulos pra acessar o aparelho sem a ajuda do fabricante ou esqueça. Simples.

    • Carlos Marin

      ” onde todo mundo é Sith e só sabe lidar com absolutos é complicado”

  • Dirriba

    Enquanto este debate acontece eu tenho configurado na minha conta do face e do google configurado q caso eu bata as pernas ela libere acesso para um amigo e ele tem ordens expressar de acionar o comando “a a b b c” das contas… pq se for falar pro face q vc faleceu, ele ao invés de deletar vira conta “praça virtual” em minha homenagem =/ num quero virar nome de viaduto virtual ¬¬.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis