36 anos atrás a Microsoft vendia hardware pra Apple

AppleSmithsonian

Hoje em dia instalar um sistema operacional é simples: você pode até virtualizar um PC e rodar Novell Netware ou BeOS ou Plan 9 em uma janela. Nos velhos tempos, isso não era uma possibilidade. Sistemas operacionais eram extremamente dependentes de hardware, um sistema rodando em Z80 não rodaria em um 6502 e não havia nem em sonho CPU sobrando pra emulação e muito menos virtualização.

O Apple II quando surgiu em 1977 foi um sucesso, mas no mercado doméstico. Havia um problema sério para sua entrada no mundo corporativo: falta de software. O padrão de facto era um sistema operacional chamado CP/M, criado pela Digital Research em 1973. Só que ele era compilado para plataformas Intel/Zilog, como o 8080 e o Z80.

zx-spectrum-zilog-z80-cpu

Eu amo esse bichinho.

Isso foi antes do MS-DOS, que só iria aparecer em 1981. Nessa época a Microsoft vendia toneladas de softwares para plataforma CP/M, e percebeu que reescrever tudo para Apple sairia caro demais, então tiveram uma idéia: como o Apple II era projetado para ser expansível, que tal resolver o problema da falta de suporte de CPU… incluindo uma CPU?

Tim Paterson, Don Burtis e Bill Gates colocaram mãos à obra e se saíram com isto:

softcard

Chamado de Microsoft Softcard, foi lançado em 1980, a um preço de US$ 349,00 — equivalente a US$ 1.004,27 hoje (e você reclama do Oculus Rift). Essa placa trazia um processador Z80 e, associada ao software disponibilizado em disquetes, permitia que o Apple II rodasse o sistema operacional e consequentemente aplicativos CP/M.

Aqui um Digital rodando CP/M. Sim, era a treva, não sinto saudade nenhuma desses tempos sombrios.


Mark Wickens — DEC VT180 (VT100 with CPM card)

Subitamente dBase, Word, Wordstar, compiladores de dezenas de linguagens E o Microsoft Basic estavam acessíveis aos usuários Apple.

w704

Foi o grande impulso para o Apple II ser levado a sério como ferramenta para o mundo corporativo, e o resto é História. A placa foi a maior fonte de receita da Microsoft em 1980, por alguns anos 50% do faturamento vinha da Softcard e ela só foi descontinuada em 1986. Curioso como o tempo de vida dos produtos era diferente.

Fonte: Business Insider.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • DiMais

    aproveitar o market share alheio, desde sempre a Microsoft soube fazer isso muito bem!

    • Que horror, uma empresa de software fazendo com que seu software rode no computador dos outros, que absurdo.

      • HomeroGamer-BanidodoMB

        Gozadamente foi o que ela fez para roubar o macos da apple e chamar ele de windows… Parece ser um padrão da MS, infiltra e conquista. Porra MS tá amiguinha da canonical…

        • O Datilógrafo da AEB

          Tomara que ela roube a Canonical e lance uma distro usável.

          • Mateus Silva

            Não precisa lançar uma distro usável isso já tem por ai, só implementar a interface grafica e API Win32 e Win64 do Windows rodando no Kernel Linux que já está de ótimo tamanho, ia ser ótimo.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Já existe, se chama wine.

          • OverlordBR

            Opa!
            Será que finalmente teremos o Ano do Linux?

            Seria uma ironia absurda que o Ano do Linux fosse graças a… MICROSOFT!
            O Stallman “suicidaria-se a si próprio matando-se a si mesmo” enforcando-se com sua própria barba!

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Deus nos livre de Linux virar mainstream. Prefiro ser aquele chato do linux mas ter um sistema operacional funcionando perfeitamente e usável (mesmo que não tenha todas novidades em jogos) do que uma merda cheia de perfumaria rodando baidu…

          • Alexandre Souza

            Chato do linux voce ja e, mas sistema operacional funcionando perfeitamente e usavel, eu tenho desde o windows 2000 🙂

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Que houve mamãezinha parou de dar atenção e você banca o linuxhater chato em site de tecnologia pra ter atenção. Ok já dei, agora não precisa mais se enforcar com a mangueirinha do chuveiro.

          • Firmo

            Boa, eu também…

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Calaboca que 1975 não tem linux.

          • flavio

            A canonical já lançou uma distro usável… Que tem uns filhos também usáveis tipo o mint por exemplo…

        • Mirai Densetsu

          Mas a MS não precisa de todo esse rebolation pra pegar o código-fonte do ubuntu.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Nossa, canonical é apenas código fonte. Não sabia disso, pensei que ela tinha toda uma divisão de servidores que compete diretamente com os sistemas em nuvem da MS, que tinha toda uma divisão de desenvolvimento de IOT com direito a ambiente gráfico (coisa que o windows 10 iot não tem). Uma divisão de suporte PAGO com capacidade para resolver um problema de segurança em 2h (e em 4h aparecer nos repositórios para todo o mundo) diferente da MS que demora dias pra resolver um problema para atualizar na terça…
            Pois é obrigado por me dizer que Canonical é apenas o ubuntu.

          • Alexandre Souza

            WARNING!!! WARNING!!! WARNING!!! WARNING!!!
            |
            | FANBOY DETECTED!!!
            |
            WARNING!!! WARNING!!! WARNING!!! WARNING!!!

          • Mirai Densetsu

            De nada.

          • HUAHUUHAUHAUHAAUAUHAUH NÉ?

          • Firmo

            Kkkkkkk

        • Quem sabe da vida da Apple é o pessoal do PARC da Xerox

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Pois é, mas pelo menos a Apple COMPROU a PARC pra copiar o ambiente gráfico né? A MS prometeu um office para o MacOS e aproveitou pra meter a mão em parte do código fonte na cara dura.
            Edit: tá certo, ela não comprou a PARC inteira , apenas abraçou os engenheiros que tavam de saco cheio de criarem coisas na parc e a xerox falar pra eles que aquilo era lixo ou perda de tempo.

      • O relato de quem tinha Apple ][ era que eles AMAVAM essa placa.

        • HomeroGamer-BanidodoMB

          Eu trabalhava em apple ][ sem essa placa e tinha wordstar, dbase, lotus e basic. Ela foi usada nos primórdios quando não se tinha software. Com o tempo as empresas portaram seus softwares e não tinha vantagem nenhuma comprar ela.

          • Alexandre Souza

            Nao. Nao tinha wordstar e dbase II sem CP/M. Voce podia ate ter versoes semelhantes dos programas. Mas Wordstar, dBase II e Lotus 123 voce nao tinha MESMO. Ate porque Lotus 123 so tem no PC 🙂

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Mais um que vai ter ataque de pelanca porque chamei o visicalc de lotus. Nossa boneca sua mamãezinha deve ter cansado de te dar atenção não foi? Experimenta tomar banho e sair do porão da casa dela, de repente ela volta a te dar atenção.

          • Alexandre Souza

            Quem cometeu o erro foi voce, nao desvie a atenção 🙂

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Nossa cometi um erro, vou me matar por causa disso… Chamei visicalc de lotus, perai que tou indo me enforcar e já volto pra dar a atenção que você está mendingando.

          • Cacio Frigerio

            nao entendi a sua postura homero. voce falou merda, o cara te corrigiu e voce baixou a loca e comecou a ofender?

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Minha postura é, se começa a dar piti e encher meu saco ofendo mesmo, se por UM MOMENTO tivesse visto os outros posts do cara entenderia porque não tenho a menor tolerância com ele. Agora se você é do tipo que acha que as pessoas tem que ser humildes 100% do tempo meu caro bateu na porta errada. Aqui só sou humilde com quem sabe como conversar e não com babaca que só quer ganhar a atenção que papai e mamãe não dão mais.
            Edit:por sinal pelo seu tipo de post falando que eu falei merda e baixei a louca merecia um reply mais mal educado, mas ainda estou cansado de instalar uma rede hoje de manhã.

          • Hugo Vinícius

            Don’t feed the troll…

        • Alexandre Souza

          Eu uso ate hoje…Mas essa ai é a versao de 1MHz. Eu uso uma placa chamada Appli-Card, que roda a 4MHz. Muito mais legal! 🙂

        • Firmo

          a placa que a MS fazia ???? Kkkkkkk

      • DiMais

        e quem disse que é errado?
        o problema é que hoje a cada novo aplicativo que ela lança para Android ou iOS o mundo cai matando ela e diz que abandonou seu próprio sistema.

      • Jorge Dondeo

        kkkkkkkkkkkkkk

  • Aldo

    Cara, eu lembro de usar o CPM carregando num DGT 1000 com disquete de 180 kB para rodar o Basic da Microsoft! Eu era um nerd de 9 anos! E não, não são bons tempos! Não sabem o suplício que é guardar programa em fita cassete, pois um disquete custava um rim nessa época! Mal dava para guarda o SO! Uma máquina com 16 kB de memória e uma unidade de disquete custava uns dois mil dólares! Hoje acho que isso seria uns 6 ou 7 mil!

  • Os primeiros modelos do PS3 vinham com CPU+GPU do PS2 para emular este. Na verdade, rodar seus aplicativos (jogos) mais populares. E mal.

    Aliás, nesse quesito a Nintendo vem requentando a CPU do GameCube até hoje: por hardware, seria até possível rodar os jogos do NGC no Wii U.

    • 640k is enough

      Um cristão conseguiu ativar via software o NGC pra rodar via modo Wii no Wii U (isso que é Inception!), e melhor, funciona com uma série de joysticks, inclusive Wii Controller + Nunchuck ou mesmo Wii Classic Controller, sem depender do controle do NGC (aliás, não tem porta do controle NGC nativamente mesmo…).

      É uma pérola de software que a Nintendo não conseguiu ou não quis fazer.

      O nome do soft é Nintendont (entendedores entenderão), e precisa apenas que o modo Wii esteja desbloqueado, aí é outra história…

      Consegui o bendito Lego Batman esta semana para desbloquear o meu Wii U, com isso se tornou disparado o melhor console da casa, 3 gerações a disposição, sem contar que instalando emuladores para N64, SNES e NES, temos todos os consoles de mesa em um único aparelho (Inception modo extreme). 🙂

      • Nilton Pedrett Neto

        tenho um wii u parado aqui pegando poeira… acho que vou ver como fazer essa parada!

      • Eita!

      • claudioa

        só na 5.3 ainda?

        • 640k is enough

          Você esta falando no desbloqueio do Wii U, que precisa ainda estar no 5.3.2. Mas para o NGC, precisa fazer no modo Wii (não U), aí não precisa se limitar a versão, mas não vai funcionar o desbloqueio pelo método BannerBomb ou LetterBomb, vai precisar de algum jogo original que seja possível fazer o Hack.

  • Vin Diesel

    Fanboy que fica fazendo guerra, lá do outro lado o dinheiro vai passando de mão em mão que é o que importa.

  • Cocainum

    Sabe quando o Neo luta com o agente Smith usando apenas um braço? É mais ou menos assim que podemos comparar o Zilog Z-80 com o 6502.

  • Mateus Silva

    Cardoso, faz um post sobre aqueles famosos processadores que a união soviética copiou da Intel Motorola (6800 e 8086 e 8088) chegaram a copiar um Apple II inteiro e um IBM PC também, se quiser te passo os links de ref( OBS mesmo já conhecendo a historia ler pela tua interpretação é sempre melhor (: )

  • Pablo Lukan

    Boa matéria para apresentar em minha aula “introdutória” de Sistemas Operacionais!

    • Hugo Vinícius

      Ou numa aula de Arquitetura e Organização de Computadores.

      • Pablo Lukan

        isso ai!!

  • Francisco Cunha Neto

    Uma boa historia que eu não pude viver apesar da idade, poque nos não podíamos importar nada naquela época e quem quisesse um apple tinha que recorrer a um contrabandista e pagar os olhos da cara.

    • Alexandre Souza

      Ou usar um clone nacional, que ia do bosterico Dismac D8100, aou uber-fuderoso Unitron APII ou Craft II Plus. E custavam 5x o preço 🙂

  • dankasmoraes

    saudades z80…

  • Renato Assis / @Renssis

    Bom tempo onde as pessoas eram felizes com pouco.

    • Ouvirei nossos netos dizerem isso quando virem o que temos hoje,.

      Mentira. Eles irão rir da nossa cara.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis