36 anos atrás a Microsoft vendia hardware pra Apple

AppleSmithsonian

Hoje em dia instalar um sistema operacional é simples: você pode até virtualizar um PC e rodar Novell Netware ou BeOS ou Plan 9 em uma janela. Nos velhos tempos, isso não era uma possibilidade. Sistemas operacionais eram extremamente dependentes de hardware, um sistema rodando em Z80 não rodaria em um 6502 e não havia nem em sonho CPU sobrando pra emulação e muito menos virtualização.

O Apple II quando surgiu em 1977 foi um sucesso, mas no mercado doméstico. Havia um problema sério para sua entrada no mundo corporativo: falta de software. O padrão de facto era um sistema operacional chamado CP/M, criado pela Digital Research em 1973. Só que ele era compilado para plataformas Intel/Zilog, como o 8080 e o Z80.

zx-spectrum-zilog-z80-cpu

Eu amo esse bichinho.

Isso foi antes do MS-DOS, que só iria aparecer em 1981. Nessa época a Microsoft vendia toneladas de softwares para plataforma CP/M, e percebeu que reescrever tudo para Apple sairia caro demais, então tiveram uma idéia: como o Apple II era projetado para ser expansível, que tal resolver o problema da falta de suporte de CPU… incluindo uma CPU?

Tim Paterson, Don Burtis e Bill Gates colocaram mãos à obra e se saíram com isto:

softcard

Chamado de Microsoft Softcard, foi lançado em 1980, a um preço de US$ 349,00 — equivalente a US$ 1.004,27 hoje (e você reclama do Oculus Rift). Essa placa trazia um processador Z80 e, associada ao software disponibilizado em disquetes, permitia que o Apple II rodasse o sistema operacional e consequentemente aplicativos CP/M.

Aqui um Digital rodando CP/M. Sim, era a treva, não sinto saudade nenhuma desses tempos sombrios.


Mark Wickens — DEC VT180 (VT100 with CPM card)

Subitamente dBase, Word, Wordstar, compiladores de dezenas de linguagens E o Microsoft Basic estavam acessíveis aos usuários Apple.

w704

Foi o grande impulso para o Apple II ser levado a sério como ferramenta para o mundo corporativo, e o resto é História. A placa foi a maior fonte de receita da Microsoft em 1980, por alguns anos 50% do faturamento vinha da Softcard e ela só foi descontinuada em 1986. Curioso como o tempo de vida dos produtos era diferente.

Fonte: Business Insider.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples