De olho na acessibilidade, Twitter adiciona descrição às imagens

Laguna_Twitter_10_Anos

De tudo o que passa pela minha timeline no Twitter diariamente, uma parte considerável é de imagens. Seja como complemento ilustrativo ao texto, seja como sendo o único conteúdo do tweet (vide os memes que inundam o Twitter todos os dias), as imagens são onipresentes na rede social do passarinho azul.

Como tenho um seguidor deficiente visual, sempre que posso (e lembro), procuro publicar, logo em seguida a um tweet ou RT, um outro tweet contendo uma breve (às vezes, nem tão breve assim) descrição para que ele possa saber o que havia na imagem. É algo que não me custa absolutamente nada e sei que gera uma grande diferença no uso que ele faz do Twitter.

Para facilitar a vida dos deficientes visuais, o Twitter anunciou, nesta terça-feira, a inclusão de uma nova opção ao se postar uma imagem. Disponível a partir de hoje para os usuários de Android e iOS, ao enviar uma nova imagem, o usuário contará com uma nova opção, localizada no canto inferior direito da imagem, que permitirá que uma descrição, com até 420 caracteres, seja adicionada à imagem. Para isso, basta ativar a nova opção em “Configurações > Acessibilidade“.

Nova opção permitirá que descrição de até 420 caracteres sejam adicionada a cada uma das imagens anexadas a um tweet

Nova opção permitirá que descrição de até 420 caracteres sejam adicionada a cada uma das imagens anexadas a um tweet

Uma vez adicionada, a nova descrição passará a ser lida por apps destinados aos deficientes, como o The Qube (a API do Twitter também ganhou suporte à nova opção), além de serem lidar pelos leitores de tela utilizados nos navegadores, uma vez que as novas descrições também serão exibidas na versão web do Twitter, além de aparecerem nos tweets incorporados às páginas web.

Parabéns, Twitter, pela incrível iniciativa!

OfficialNASAFilms — One Small Step For Man

Relacionados: , , , , ,

Autor: Ricardo Fraga

Mineiro de Juiz de Fora, é amante de tecnologia. Jornalista por vocação e em formação, foi editor do Google Discovery e, atualmente, escreve sobre tecnologia no TechTudo e Meio Bit.

Compartilhar
  • Isso é ótimo, o facebook poderia adotar logo também, pois sempre vejo postagens do Romário lá e ele sempre põe descrição para cego. Ambos sairiam ganhando, os cegos por ter algo nativo, e para quem não é, uma publicação mais limpa!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis