Meio Bit » Entretenimento » Crítica com spoilers — Batman vs Superman: A Origem da Justiça

Crítica com spoilers — Batman vs Superman: A Origem da Justiça

Adoramos Batman vs Superman: A Origem da Justiça mas ele não é um filme perfeito. Confira a nossa crítica com spoilers. Muitos spoilers.

8 anos atrás

O tio Laguna é fã do Batman e foi ver o Batman do Ben Affleck no filme com o Superman, este um super-herói do qual eu não gostava muito. Antes de entrar no cinema, preferi manter baixas as expectativas. Não me arrependo daquele texto que fiz uns meses atrás, mas acho que exagerei no pessimismo.

Exagerei no pessimismo, em manter baixas as expectativas, ok. Só que Batman vs Superman não é um filme perfeito. Assim como o Cardoso, como fã de quadrinho saí do cinema sorrindo mas acho que Zack Snyder e cia poderia ter feito um filme bem melhor!

Laguna_DC_Trinity_peq

A Trindade da Distinta Concorrência

Infelizmente não dá para ignorar certas lacunas no roteiro (culpa da edição?) e outros detalhes que o povão que nunca leu um quadrinho da DC Comics sentirá falta. Já aviso: não serei bonzinho como o Cardoso, preparem-se para pesados SPOILERS abaixo.

Laguna_Ben_Affleck_Batman

Esse Batman não estava em Hell's Kitchen dia desses?

A Lacuna do Batman

Goste ou não, o filme se propõe a ser a sequência direta de Man of Steel num mundo onde Superman não está sozinho como super-herói. Por mais que Batman vs Superman não tenha qualquer relação com o fechado Nolanverse, a mais recente referência cinematográfica d'O Maior Detetive do Mundo é a daquela trilogia.

Como explicar para os leigos, que (com muita fé) só viram o Morcegão no cinema, que o (ótimo) Batman do Ben Affleck é situado no mínimo uns 20 anos depois do filme do Nolan The Dark Knight? Isso, claro, se desconsiderássemos os eventos no filme consecutivo, The Dark Knight Rises.

O Batman merecia um filme solo contando o que aconteceu antes de o Superman destruir meia Metrópolis. A única informação que nós fãs recebemos foram alguns frames.

Laguna_Batman_Wheres_Robin_peq

Para quem leu A Death in the Family essa acima é uma referência bem clara do destino da Robin e uma boa justificativa pela qual o Bruce Wayne do Ben Affleck já estava bem puto antes do 11 de setembro kryptoniano. Suficiente para nós. Já os não-iniciados nas graphic novels da DC ficarão boiando com toda a razão.

Outro problema: não bastasse o Bruce Wayne esquecer de jogar White Portuguese no Google (ou Bing), a perseguição à kryptonita foi um tanto exagerada.


Warner Bros. Pictures Brasil — Batman vs Superman: A Origem da Justiça - Diga-me (leg) [HD]

Olha, adorei ver esse primeiro encontro do Superman com o Batman e virou um teaser excelente, mas com o Batman colocando o rastreador no caminhão do Lex Luthor um roubo mais furtivo já não seria suficiente? Batman seria incapaz de invadir o laboratório do Lex Luthor sem fazer aquela bagunça toda desde o porto?

Sim, o Morcegão de facto invadiu e pegou a kryptonita de qualquer jeito, mas poderia ter sido um pouco mais sutil: foi eficaz, mas não eficiente. Não acho típico do Homem-Morcego agir assim.

Gostei muito dos pesadelos do Bruce Wayne, entre belos acertos que colocam o Bátima como segundo melhor personagem do filme. Nem Zack Snyder conseguiu estragar o Vigilante de Gotham. E a briga com o Superman foi linda, apesar de curta.

Laguna_BvS_IMAX_peq

A Lacuna do Superman

O que Superman e Batman têm em comum? Ambas as mães se chamam Martha. Superman poderia ter explicado antes que Martha Kent era refém de Lex Luthor mas aí não teríamos a bela batalha-título do filme. Não posso reclamar, mas…

Kryptonita? A maior fraqueza do Superman é a Lois Lane: embora o 1º resgate da repórter e as consequências nefastas dele sejam justificáveis pelo roteiro (terroristas se vingam no povo mesmo, sad but true), os outros super-resgates da moça são muito forçados: por mais distante que o Superman esteja de Martha Kent, ele não seria capaz de salvá-la que nem a Lois Lane da torre Lex Luthor? Tudo bem, podemos relevar.

Laguna_Amy_Adams_as_Lois_Lane

Quem não a salvaria?

Só que o outro super-resgate consegue ser pior: a Lois Lane está embaixo d'água, o Superman abandona Batman e Mulher Maravilha com o Doomsday. Sei que é pedir demais, mas o tio Laguna esperava o Aquaman aparecer ali: bastava ele jogar o arpão de kryptonita para o alto junto com a Lois, já seria uma excelente ajuda (e aparição).

Aliás, espera um pouco: como diabos a Lois Lane descobriu que o arpão de kryptonita seria eficaz contra Doomsday? Não sei se a edição final de Batman vs Superman foi capaz de ocultar um detalhe tão importante ou se é um furo de roteiro dos mais graves, mas é uma ausência muito estranha!

Os Vilões

O Lex Luthor do Jesse Eisenberg é diferente. Me incomodou. Gostei, embora pudesse ter outro nome sem afetar o resultado final.

Já o Doomsday teve uma origem distinta demais dos quadrinhos: apenas pelo filme, podemos dizer que é um híbrido humano-kryptoniano que deu errado. O Doomsday do Batman vs Superman apenas tem a aparência do Doomsday dos quadrinhos, mas ao menos não foi a enganação que vi no Mandarim do filme Homem de Ferro 3.

A Melhor Personagem?

Laguna_Wonder_Woman

Os Vingadores da Marvel tem o Hulk, ok, a DC tem uma deusa grega.

Maravilhosa, a Mulher-Maravilha da Gal Gadot rouba a cena. Fiel aos quadrinhos até na vestimenta, é ela quem pára Doomsday. Ao menos na minha sessão, o público bateu palmas para a aparição dela no campo de batalha.

Minha única reclamação: ela podia vasculhar os outros arquivos um pouco mais próximo do final do filme. Seria inclusive uma excelente cena pós-créditos caso a DC quisesse fazer uma.

Veredito

Temos em Batman vs Superman duas horas e meia de bom entretenimento apenas para os iniciados, se desconsiderarmos as lacunas e furos. De qualquer forma, é um entretenimento que justifica sim a arrecadação de mais de US$ 400 milhões na bilheteria mundial até o momento.

Podia ser melhor?

Podia sim, talvez a versão estendida do Blu-ray nos revele maiores detalhes. Ou não.

Cotação

Laguna_Gal_Gadot_as_Diana_nota

4 de 5 Dianas.

Leia também:

relacionados


Comentários