Meio Bit » Arquivo » Games » Microsoft está usando o Minecraft para melhorar inteligência artificial

Microsoft está usando o Minecraft para melhorar inteligência artificial

Para melhorar sistema de inteligência artificial que estão criando, pesquisadores da Microsoft encontraram ajuda em um aliado inusitado, o famoso Minecraft.

8 anos atrás

minecraft

Para muitas pessoas o Minecraft sempre será visto como um jogo bobinho, algo voltado para crianças ou Youtuber bobalhões que só querem fazer graça e talvez seja por isso que tantos estranharam quando a Microsoft pagou US$ 2,5 bilhões para adquirir o estúdio que o criou.

O que alguns parecem não ter percebido é que ao fazer isso a Gigante de Redmond não estava pensando em lucrar apenas com a venda de mais algumas cópias do sandbox, mas garantindo uma marca extremamente poderosa, uma que poderia ser transformada em outros produtos, utilizada para vender novas ideias e até mesmo lhes ajudar a melhorar algo tão complicado quanto a inteligência artificial.

A utilização do jogo com este propósito foi revelado pela divisão britânica da Microsoft, que através de uma iniciativa conhecida como Project AIX escolheu a possibilidade de geração procedural de ambientes oferecida pelo jogo para treinar um sistema de IA, fazendo assim com que ele possa se adaptar as muitas variações de terrenos. Atualmente eles a pediram para escalar o monte mais alto que encontrasse.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, o jogo tem lhes oferecido o cenário ideal para ensinar o sistema, já que ele nunca conhecerá os atalhos para atingir o objetivo estabelecido pela equipe e ainda terá que aprender com os obstáculos com que se deparar, como por exemplo os poços de lava que evidentemente não podem ser tocados.

Como a AIX não conta com regras programadas previamente, ela terá que aprender na base da tentativa e erro (já vi isso antes!), descobrindo que descer em uma caverna não será a melhor maneira de chegar ao topo de um morro e se isso parece óbvio para nós, é porque a experiência nos ensinou ao longo dos anos.

Por enquanto o Project AIX está sendo utilizado apenas por um seleto grupo de pesquisadores, mas a intenção é disponibilizá-lo como código aberto durante o nosso inverno e quando isso acontecer, só podemos imaginar a quantidade de maluquices que a comunidade poderá criar. As tarefas que as pessoas darão à esta inteligência artificial poderão resultar nas situações mais interessantes e bizarras possíveis e acho que só poderemos ganhar com isso.

Como sempre digo, a inteligência artificial é uma das áreas que menos evoluiu no mundo dos games nas últimas décadas, com a maioria dos jogos ainda mantendo o conceito de enxame para os inimigos e pode ser que uma revolução nesta área esteja surgindo justamente do lugar menos esperado, de um título a que muitos não dão a menor importância.

Fonte: Microsoft Blog.

relacionados


Comentários