Meio Bit » Arquivo » Games » Parceria pretende revelar mais números de vendas digitais dos jogos

Parceria pretende revelar mais números de vendas digitais dos jogos

NPD Group que se cuide: a SuperData (EUA) e a GfK Entertainment (Alemanha) anunciam parceria para fornecer dados mais detalhados de vendas digitais dos games pelo mundo.

8 anos atrás

Laguna_Steam_List

No mercado de games, se há uma estatística que o tio Laguna tenta acompanhar são os números das vendas dos jogos. Por mais que as vendas não determinem a qualidade do game em si, os números são importantes para a indústria: uma franquia só pode ter continuidade com bom patamar de vendas.

Problema: as editoras aparentemente não gostam muito de revelar tais números. Seja por motivos de estratégia ante investidores e lojistas, seja para evitar especulações sobre estoques e preços futuros, o fato é que os entusiastas desse tipo de estatística temos que nos contentar com estimativas, chutes aleatórios e press releases.

E é para tentar organizar essa bagunça de informações desencontradas que duas empresas especializadas nesse tipo de estatística estão firmando parceria. Trata-se da SuperData (EUA) e GfK Entertainment (Alemanha).

Laguna_The_Biggest_Gaming_Markets_in_2015

Alguns dos maiores mercados de games do mundo em 2015 (crédito: Newzoo)

Essas duas empresas de pesquisa de mercado pretendem ser uma fonte central de informações no mercado global de jogos eletrônicos, que já alcança 99 bilhões de dólares, sendo US$ 61 bilhões correspondendo às vendas digitais, por download, em 2015. O setor mobile sozinho correspondeu por US$ 25,8 bilhões dessas vendas mundiais. A oitava geração de consoles gerou 6,25 bilhões de dólares em vendas digitais ano passado.

Enfim, a SuperData e a GfK Entertainment estão unindo forças para começar a publicar tabelas mais confiáveis das vendas mensais de jogos. Com um diferencial: combinando as vendas digitais e físicas dos games nos consoles. A especialidade da SuperData é a de fornecer dados de vendas digitais, enquanto a GfK fez seu nome ao pesquisar o mercado das vendas físicas no varejo alemão.

No segundo maior mercado de games do mundo, os Estados Unidos, o concorrente NPD Group consegue fazer um bom trabalho fornecendo aos entusiastas rankings das vendas de mídias físicas mensais no varejo. Com relação aos números de vendas digitais, o NPD Group ainda está tentando fornecer tais dados aos seus clientes.

Por enquanto, o público-alvo da parceria entre GfK e SuperData são alguns dos principais mercados europeus, como a Alemanha.

Fonte: Venture Beat.

Leia também:

relacionados


Comentários