Meio Bit » Games » Emulador faz com que jogos do NES tenham aparência 3D

Emulador faz com que jogos do NES tenham aparência 3D

Conheça o 3DNes, um interessante emulador que faz com que os jogos de Nintendinho tenham uma aparência em três dimensões.

8 anos atrás

3dnes

Quem possui um 3DS provavelmente já deu uma olhada em algum jogo clássico da Sega ou da Nintendo que foi relançado para o portátil e que ganhou suporte ao efeito 3D. O recurso pode não ser muito chamativo para alguns, mas um novo emulador de Nintendinho ganhou as manchetes justamente por oferecer algo parecido e na minha opinião, muito bonito.

Desenvolvido em cima da engine Unity, o grande diferencial do 3DNes é fazer com que os títulos do antigo console ganhem uma nova dimensão, algo que o seu criador, afirma ser bastante complicado, pois ao contrário do que tínhamos no Super Nintendo, onde os cenários dos jogos contavam com quatro camadas, no NES existia apenas uma delas para todo o cenário. Então, para fazer a sua “mágica” o emulador utiliza um algoritmo que analisa e separa os cenários em objetos 3D, inclusive fazendo com que aqueles arredondados ganhem uma aparência esférica ou cilíndrica.

Ainda em estágio bem inicial de desenvolvimento, vários títulos ainda apresentam um visual um pouco estranho, mas jogos como o Mega Man e o Castlevania já possuem um bom resultado (apesar de uma falha aqui e outro ali) e no caso do Super Mario Bros. 3, chama a atenção inclusive a possibilidade de passarmos por trás de alguns objetos.

Segundo Trần “Geod” Vũ Trúc, o plano agora é aumentar o suporte aos jogos e ele afirma que se conseguir fazer com que um décimo dos títulos para o Nintendinho sejam compatíveis, já terá conseguindo um grande sucesso. Além disso, apesar de o foco no momento ser a criação de uma boa estrutura que sustente o emulador, é possível que no futuro tenhamos a opção de modificar o efeito manualmente para cada título.

Caso tenha ficado com vontade de brincar com o 3DNes, por enquanto ele possui apenas uma versão que roda pelo navegador e mesmo um tanto limitado e ainda apresentando muitos bugs, vale a pena ver como aqueles antigos jogos podem ganhar um ar de novidade apenas ao entregar cenários em três dimensões.

Geod Studio — 3DNes Emulator - Beta Release

Fonte: Videogamer.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários