Testes iniciais mostram que o iPhone 6s ainda é mais rápido que o Galaxy S7

iphone-6s-plus-galaxy-s7-edge

Os novos Galaxy S7 e S7 Edge podem não ter chegado às lojas ainda, mas algumas pessoas aqui e ali já conseguiram por as mãos em um exemplar e estão fazendo alguns testes com eles. Todo mundo acredita que ambos os smartphones, por virem com especificações técnicas nas alturas se tornarão automaticamente os tops do mercado, deixando os principais concorrentes para trás.

Claro (e principalmente) que isso inclui os iPhones 6s e 6s Plus. Como os aparelhos da Samsung possuem o dobro de memória RAM e um poderoso Exynos 8890 Octa (em alguns mercados ele será substituído pelo Snapdragon 820 da Qualcomm; aqui nós teremos a versão com o Exynos) em suas entranhas, há quem pense que eles deixarão os iGadgets para trás. Mas será mesmo?

Pois bem: nós sabemos que os iPhones 6s e 6s Plus são equipados com um Apple A9, um simples dual-core de 1,8 GHz ao passo que os S7 e S7 Edge contam com um SoC com quatro núcleos de 2,3 GHz e quatro de 1,6 GHz, sem mencionar os 2 GB de RAM contra os 4 GB presentes nos Androids top da Samsung. Assim muita gente que acredita piamente em listas frias acha que ele dá um banho nos iPhones, sendo extremamente rápido.

É o que o teste abaixo tentou descobrir. Foram utilizados além do S7 Edge e do 6s Plus (ambos possuem as mesmas specs de seus irmãos menores) um Moto X 2015 Pure Edition (o Style sem as firulas Moto) e um Nexus 6P, todos aparelhos recentes e bem potentes (o da Lenovo nem tanto, sejamos sinceros). Os quatro smartphones sofreram reset de fábrica, estavam sem chips de operadoras e possuíam apenas os apps extras necessários para o testes de uso real, que consistia em analisar quão rápido os aparelhos abrem e fecham os aplicativos, permitindo que o usuário navegue facilmente entre eles.

Vejam o vídeo:


Jerome Ortega — Galaxy S7 edge Nexus 6P iPhone 6S Plus Moto X Pure Speed Test

Deu iPhone 6s Plus nas cabeças. Mesmo com um suposto hardware defasado e metade da RAM disponível, o iOS faz miséria e encerra o teste em um minuto e quarenta e três segundos. O S7 Edge, o segundo colocado crava dois minutos e 43 centésimos, quase 18 segundos a mais. O Nexus 6P vem logo atrás com 2′02″ e o Moto X Pure Edition fica com a lanterninha, realizando o teste em 2′16″.

O que diabos aconteceu? Na verdade há uma série de fatores envolvidos e o mais óbvio é a otimização do sistema. A Apple escreve o iOS para aquele hardware específico, logo o sistema móvel da maçã consegue muito maior desenvoltura mesmo em um hardware mais fraco. Já o Android precisa dar suporte a inúmeros modelos, o que não acontece com a concorrência. Tirando o Moto X Pure, que está bem aquém dos outros modelos o fato do Nexus 6P ter perdido para o Galaxy S7, mesmo rodando Android puro mostra a diferença que faz um software bem escrito.

Segundo ponto: a tela. O iPhone é o único Full HD enquanto os demais possuem displays Quad HD, logo é fato que suas GPUs precisam renderizar mais pixels. E por fim temos o fator TouchWiz, que convenhamos mais atrapalha do que ajuda.

De qualquer forma, embora o Exynos 8890 ou o Snapdragon 820 seja de fato mais poderosos que o Apple A9, se o sistema não for pensado para tirar o máximo daquele hardware é fato que ele vai funcionar “na média”. Por isso que a maçã muito provavelmente reluta em colocar mais RAM, mais cores ou telas melhores em seus iPhones: ela resolve tudo com software e para todos os efeitos, nada disso é tão necessário assim.

Fonte: Cult of Android.

Relacionados: , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Christian Oliveira

    Isso lembra o DX12 que tenta melhorar a utilização de multicores para jogos, nada adianta ter uma porrada de núcleos se o software utiliza somente um, ou não consegue ser eficiente utilizando mais de um.
    Neste ponto acaba que aquela diferença de clock por núcleo vai fazer uma pequena diferença.
    Isso acontece por exemplo em servidores: existem maquina com muitos núcleos 32/64, mas com o clock mediano, este tipo de maquina costuma mastigar uma grande quantidade de sessões simultânes, para transações de BD ou Web Services, mas usndo um browser direto dela para navegar, parece que o sistema se arrasta mesmo com pouca carga, mas na verdade o que está acontecendo é que o browser utiliza apenas um único núcleo.
    Numa outra analogia é como se fabricassem um caminhão com um motor muito parrudo, que com certeza irá carregar muita coisa ao mesmo tempo, mas querem que ele seja ágil como um fórmula um.

    • HomeroGamer-BanidodoMB

      Ai não é a culpa do DX12 e sim dos programadores. A MS tá fazendo a parte dela procurando melhorar a plataforma (mesmo após ter falado que ia parar de mudar o DX porque não precisava mais, dai vem mantle e nextgl e a fusão desses dois -vulkan- e a gente sabe o resto da história).
      O problema é que parece que a preguiça assolou a área de informática. Todo mundo se apega a UMA ferramenta, a UM modo de fazer, a UMA plataforma e é capaz de morrer pra defender as mesmas.
      Dai que aparece os Watch Dogs e Batmans da vida.

      • Christian Oliveira

        Não, não é culpa é realmente parece que o DX12 facilita muito a vida para esse tipo de otimização.

        • HomeroGamer-BanidodoMB

          Sim, o problema é você fazer essa molecada atual mudar os hábitos e aprender a programar mais próximo do metal e otimizar código.

          • Theuer

            Otimização…
            Quem(ligado à programação ou engenharia) não teve aquela famosa aula onde você programa algo em Basic/equivalente com 5MB e o professor depois faz a mesma coisa em Cobol/Fortram/Assembly/Whatever e tem o mesmo soft com 43KB de tamanho?! hehehe

            Estou longe de programação que não seja microcontroladores e por isso não posso afirmar nada, mas não consigo achar normal um PCARS ter 16GB!
            Não é possível que tenha que ter este tamanho.

          • Cocainum

            Nos jogos, os dados (mapas, modelos, texturas, músicas, sons, vídeos, etc) costumam ocupar bem mais espaço que o código do jogo propriamente dito.

          • Theuer

            Sim, com certeza… mas 16GB?!
            Num jogo que nem é excelência em simulação, nem é um SandBox…
            Acho que tem gordura aí.

      • Theuer

        Olha só, não sabia que a idéia era parar de avançar com o DX. Interessante.

  • Relaxa, daqui a uns 2 meses vão lançar o S8. É a Samy fazendo escola.

  • Bruno Santos

    Vou nem dizer nada. Vão me chamar de fanboy da Apple.

    • Maom

      Seu fanboy da Apple! Pronto, está livre das amarras piscológicas do seu alter ego. Expresse-se livremente e seja feliz.

  • Gaius Baltar

    #meiobitmente

    • Luís Eduardo

      Meio Bit repete a velha mídia neoburguesa reacionária em conluio com os agentes financeiros capitalistas contra o companheiro Android!!!

  • Esperado, a CPU ainda é mais fraca que o A9 do iPhone, que ainda tem memória mais rápida e roda código mais otimizado, em resolução muito menor…
    Pelo menos não é mais como anos atrás quando essa diferença não apenas era mais perceptível, ela também incomodava. Antes era um aparelho rápido e outros lentos, hoje são todos rápidos.
    A única coisa eu e me incomoda no Android hoje em questão de desempenho é o gerenciamento de memória priorizar o sistema com o caminhão de serviços inúteis do Google E os da fabricante do aparelho. Pelo menos tem solução, root e desinstalar.
    Edit: assistindo o vídeo se vê exemplo disso, o S7 fecha o cronômetro! Não por causa de aquecimento, tudo porque os serviços inúteis não podem dar espaço para os programas que você realmente quer usar.

  • Minatonami

    tem o velho fator máquina virtual no android. Por mais otimizado que seja, ainda é uma camada a mais de código. Windows phone também roda em vários hardwares, e nem por isso é lento

    • DiMais

      mas uma coisa sobre o Windows (agora Mobile again!) é que quando a Microsoft era mais linha dura com o hardware o sistema era muito mais fluído, não que o 10 seja lento ou ruim, mas uso desde o 7.5 e é clara a perda de performance que veio no decorrer dos anos por terem implementado um SO cada vez mais genérico.

  • E enquanto rolavam os testes, a Samsung lançou mais 8 aparelhos.

    • Papel Alumínio

      ENQUANTO A MAÇÃ LANÇA MÍSEROS 2 POR ANO!

      CHUPA APPLE!

      não.. pera.

    • ha !! Queria ver essa matéria no Gizmodo blog do Android ! 😀

      • Lucas Souza

        E pensar que lá já foi um dia blog da Apple… hahahahaha

        • Poxa, o Pedro Burgos só refletia a realidade, lá em 2010 o Android ainda engatinhava, por outro lado iPad estava aparecendo, era natural o cara dar mais destaque pra Apple que estava estourando com muitas inovações.

  • Wes Ollie

    O problema do iPhone é a bateria ridícula

    • Maom

      E o preço!

    • O problema do iPhone é o usuário, nunca do iPhone ou da Apple.

      • Maom

        É pq vc está segurando o usuário errado. Coloque um dedo por trás e segura na frente.

      • Wes Ollie

        Tenho um Mac e acho muito foda… mas não da pra ser idiota e achar que o iPhone é o “melhor” celular do mundo…. Ai já é burrice

  • Maom

    Chupa Apple, sua afobada!
    Isso me faz pensar que se a apple adotasse um snapdragon 820, o ios e tudo mais no iphone iriam rodar igual quando vc instala um programa antigo em um computador moderno e fica tão rápido que parece até que tá dando pau.

  • Bruno

    Não adianta o S820 ser o SoC mobile mais rápido existente rodando encima do Lagwiz. Esperem sair os smartphones com uma interface bem otimizada

  • Theuer

    Era uma vez uma tela 720p que eu achava o máximo, aí veio o S4 com uma (até então odiada por mim) tela 1080p e eu passei a concentrar meu lado “hater” apenas nas telas 4K/Quad HD, agora que ando testando trabalhos e jogando(Trinus VR) com óculos de Realidade Virtual, já sei que meu próximo celular terá tela 4K.

    Eu nunca viveremos felizes para sempre no mundo da tecnologia. 🙂

    • radiobrasil

      Falando em VR, pra brincar com o google cardboard e videos do YT, um LG g3 dá conta?

      • Theuer

        Sim!
        Cara, eu ia explicar que não era a pessoa mais indicada para falar sobre celular porque a minha busca por bom aparelho terminou ainda lá no S4 que substituiu meu MacBook nas gravações externas e viajando, tanto em coisas pessoais como e-mails, mensagens, roteiros, etc, como em hardware com USB para conectar câmeras, saída HDMI para apresentações, etc.
        MAS…
        Fui ler sobre esse tal G3 e vi que ele é uma PUTA máquina! Se o meu S4 faz, esse aí faz sem esquentar o SoC. 🙂
        Sabe dizer se a câmera dele tem OIS?
        Abraço.

        • brunodmjr

          Tem sim.

  • Juliano Teichmann

    “A Apple escreve o iOS para aquele hardware específico, logo o sistema móvel da maçã consegue muito maior desenvoltura mesmo em um hardware mais fraco. Já o Android precisa dar suporte a inúmeros modelos, o que não acontece com a concorrência.”

    Exato, é o que eu digo para quem fala mal do microsoft windows (embora eu mesmo esteja com muitos problemas com o W10). Você fazer um sistema operacional que irá rodar apenas em hardware homologado, testado, com drivers otimizados e que não precisa se preocupar com padrões disso e daquilo, então este sistema operacional tem a OBRIGAÇÃO de ser mais estável que o windows.

    É o mesmo problema do Symbian, não? O mesmo SO rodando em 6,02 x 10²³ modelos de Nokia, tendo de se adaptar a 1 mol de tamanhos de tela, capacidade de processamento diferente, etc etc.

    • Theuer

      Também dizia isso sobre o Windows.
      “E só uso OSX desde que ele era OS9 ainda, sempre foi sólido, fluido, sem problemas de drivers, dll, vírus, etc. Agora… é fácil ser assim precisando funcionar em apenas meia dúzia de máquinas. Quero ver ter que funcionar com um bilhão de combinações diferentes de hardwares sendo muitas delas bem duvidosas!”
      MAS…
      Agora eu acho que a MS perdeu a mão no Windows. Ela devia ter batido o pau na mesa e mudado todo o seu kernel/conceito em algum momento. As pessoas não migrariam para outro OS mesmo.
      Os Hackintosh que tenho montado para minha e outras produtoras estão mais confiáveis que alguns iMacs aqui que superaquecem e MacPros que não se dão bem com algumas GTX nVidia.
      Os novos OSX(que eu não gosto muito) estão se mostrando 100% confiáveis e sólidos em várias configurações de hardwares diferentes e completamente não oficiais.
      Separei um Hackintosh encostado aqui para meu simulador de corridas com Windows. A falta de desempenho do sistema é absurda, só o Windows Basic Home Edition ocupa 15GB! Para que???
      Aí estou jogando e o sistema desarma o jogo com aviso de alterar cores do sei lá o que!
      Clico em DESLIGAR e ele responde com “NÃO DESLIGUE” porque está instalando atualizações do cacete!
      Vou pedir ajuda para outros “Gamers” já que não estou acostumado com Windows e fora alguma coisinha, de resto os caras dizem que é assim mesmo.
      Pô, é brincadeira achar isso normal né?!

      • radiobrasil

        Eu uso Mac para o trabalho ha mais de 10 anos… mesmo quando preciso do Windows , eu destaco o HARDWARE da empresa da Maçã por sua confiabilidade e estabilidade. Pode não ser o mais POTENTE, mas todo micro Apple que tive nunca me deu dor de cabeça.

        • gbitte

          Que hardware? Serio. Placa mãe, placa de vídeo, processador para computador ele não fabrica nem terceiriza, ela compra e você pode comprar mais potente e confiável se não o mesmo com o minimo de conhecimento e metade do dinheiro. Teclado e mouse mil vezes os básicos microsoft do Magic something da Apple.

  • Allan Lopes

    Quem ouviu o Scicast de arquitetura de computadores já sabia desse resultado

  • Theuer

    Tá, e o microfone lapela desse sujeito do vídeo…

  • chadefita

    Otimização seus putos!

  • HomeroGamer-BanidodoMB

    Vamos meter um cyanogen nesse samsung e refazer o teste…

  • Guitto

    Não é possível, a Apple só vende celular mid-end a preço de premium! Essa otimização é coisa de apple fag, mimimimi… /ironic

    Enfim, eu nunca entendi porque tanta tara por hardware cada vez mais potente nos celulares. A não ser casos muito específicos, o usuário final não precisa de algo tão top assim. Poderiam focar na autonomia das baterias, seria MUITO melhor…

    • HomeroGamer-BanidodoMB

      Então você está pagando o dobro apenas por otimização coisa que pode ser feita pelo gordão pelado de 60 anos (pergunte sobre otimização a um programador atual e prepare para ser zoado pelo resto da vida) naquela sala isolada do prédio.

      Sim pois é exatamente isso. Está pagando o dobro por um valor de desenvolvimento que é diluído por milhares de aparelhos. Mesmo que custe 1 milhão para otimizar o SO ainda assim valeria menos de 1 dólar por aparelho e você paga 2000 reais por causa desse 1 dólar.

      Ok.

      • Guitto

        Você interpreta o que eu disse como quiser.
        Mas o QUE EU DE FATO ESCREVI, foi uma ironia/brincadeira com quem nega que o sistema funcione bem, por ser feito especificamente para aquele hardware, ainda que seja mais “simples” em termos de especificação bruta.

        E eu não preciso perguntar nada pra algum programador, cara. Trabalho com T.I, conheço diversos programadores (tanto de jogos, quanto html e pessoal que trabalha com desenvolvimento de aplicativos mobile) e são unanimes em dizer que o S.O da Apple é bem otimizado sim. Se vale ou não o valor que é cobrado, não posso falar, isso vai de cada um e em nenhum momento eu trouxe essa questão no meu comentário.

        Mas a maioria das pessoas que eu trabalho tem um iPhone, simplesmente “porque não querem se incomodar”. Muitos dizem que não compram só pela questão de preço mesmo, e esse problema é muito mais pelo fato de viverem no Brasil, que não é parâmetro pra nada.

        • ochateador

          Seu último parágrafo ´´e quase igual ao meu caso, mas muda para “a maioria das pessoas que conheço só não compra iphone por causa do preço, mas quem comprou simplesmente comprou porque não quer se incomodar com problemas no celular”.

          • Guitto

            Hahahahaha, valeu! Digitar no celular é um pé nas bolas!

          • Mesma coisa acontece com as pessoas de meu convívio, inclusive eu mesmo, tive 2 iPhones e por $$ fui pro Android, volto na mesma hora pro iPhone que o $$ permitir, vai ser dificil, não pago mais que 2k em um celular.

    • Especificação de hardware é uma necessidade totalmente obsoleta tratando-se de mobile devices….

      É que esses fanáticos por marcas querem espremer competição de toda forma e se resumem a achar que um hardware mais potente é sinônimo de celular melhor. PELO CONTRÁRIO ! 😀

      Tens toda razão !

  • LeeEdwards2

    Chupem essa haters
    O iPhone vai ser sempre o melhor celular, não importa quanta memória ou núcleos o concorrente tenha.
    Apple é Apple.

    • Theuer

      Melhor ou mais rápido? Escolha um.

  • André Silvestre

    É não tem jeito: Android bom só no Nexus. Sou chato mesmo.

  • Marcus Vinicius Coufal

    Sou Geek, ja tive WP, LG G3, S4 Iphone 3Gs, 4, 5 e 6.

    Depois que tive o LG G3 fiquei decepcionado com android e voltei para Iphone !

    Minha esposa tem um S6 e a experiência é extremamente superior aquela que tive com o LG G3 no lançamento.

    Bom caso o Dolar continue explodindo e o preço do Iphone fique insustentável vou ter que voltar para o Android, mas vejo que pode não ter a mesma velocidade do Iphone, mas esta bem competente.

  • DiMais

    quando a Microsoft era mais casca grossa nas especificações de hardware o o Windows Phone era muito mais leve e fluído do que atualmente com o 10 que está cada vez mais genérico para atender uma oferta muito maior de aparelhos.
    realmente um software otimizado para o hardware faz toda a diferença.

    • Se a Microsoft fizesse aparelhos realmente topo de linha com Windows 10 Mobile, provavelmente venceria Android e iOS.

      • DiMais

        o problema é o SO genérico, mesmo caso do Nexus com Android ~puro~ perdendo para o S7 mesmo com a infame touchwiz.
        a não ser que se dedicassem totalmente a otimizar a versão do Windows embarcada no seus aparelhos, como não ocorreu com os atuais x50.

  • Natan Facchin

    Teste bem legal, no fim das contas a experiência que conta não é quanto hardware você tem pelo preço que pagou, quantos GigaFlops seu processador consegue, GHz, bits, RAM e BUS.
    O que importa pro usuário é: quanto tempo leva pra abrir um app, pra postar alguma coisa, pra abrir um site, qual a dificuldade ou facilidade que o sistema proporciona e qual a confiabilidade do dispositivo.
    O iOS tem boas notas em todos esses quesitos (diria que a facilidade está deixando a desejar a cada release a confiabilidade tem se tornado questionável, mas isso é ser BEM exigente). Pra maioria das pessoas o sistema funciona bem e funciona rápido em aparelhos razoavelmente recentes (5S+).
    E não, eu não tenho um iPhone atualmente, uso um Moto X Force, que é um aparelho bom, mas toda vez que eu abro o Chrome eu tenho uma vontade de me suicidar.
    Minha mãe tem um 5S e toda vez que eu uso o Safari no telefone dela eu fico com vergonha do meu aparelho ter 2 meses e o navegador parecer o IE perto do Firefox quando comparado ao Safari 🙁

  • Luís Eduardo

    Covardia!! é que Galaxy trava, aí fica fácil pra essa comparacao!!!

  • Andre

    Resumindo:
    Iphone custa o dobro do Moto X, tem hardware inferior em quase tudo, e mesmo assim, no uso real, é 25% mais rápido.

    As conclusões ficam por conta do cliente.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis