Astronautas captaram música alienígena na Lua? (provavelmente não)

apollo_10_cm

Em maio de 1969 o Snoopy foi à Lua. Como a NASA era super-cautelosa e tinha rios de dinheiro a Apollo 10 foi uma missão que faria tudo menos pousar. Snoopy, o módulo de pouso, chegou a 14,4 km da superfície da Lua.

Agora, mais de 40 anos depois, fuçando as transcrições das conversas dos astronautas surgiu algo interessante: eles dizem ter ouvido “sons musicais” em seus fones de ouvido, quando estavam do lado oculto da Lua. As transmissões não poderiam ter vindo da Terra, a Lua bloqueia totalmente ondas de rádio.


CNN — Apollo 10 astronauts heard space music

Os ufeiros, claro, estão imaginando basicamente isto:

close-encounters-of-the-third-kind

Na verdade a resposta ao mistério é bem mais interessante. Técnicos da NASA identificaram os sons como interferência dos rádios o Módulo de Comando, Charlie Brown.

Apesar de ninguém ouvir você gritar, o Universo é um lugar muito barulhento. Quase tudo emite ondas eletromagnéticas. Estamos cercados da luz do Big Bang, que por causa do Efeito Doppler hoje é basicamente microondas. Se você ligar uma televisão e sintonizar em um canal vago, a tela ficará mostrando estática. Um em cada 100 pixels aleatórios é um sinal de rádio gerado no Big Bang. Você está literalmente vendo o momento Fiat Lux, Faça-se a Luz, na tela da sua TV.

E sim, dá pra transformar essa radiação de microondas primordiais em áudio. Esse murmúrio é o som que o Universo faz:


Mark Ballora — Cosmic Microwave Background radiation sonification

Os astronautas comentaram da música estranha e dos assovios, você sabe, como uma coisa do espaço profundo. Faz sentido, o instrumento mais “espacial” que existe é o Theremin, usado em 10 em cada 10 filmes de ficção científica da época, inclusive no clássico tema de abertura de Jornada nas Estrelas:


Darryl Kubian — Star Trek Theme on Theremin

O Theremin usa variações em sinais de rádio produzidas quando as mãos do músico alteram a capacitância entre ele e o instrumento. Alterações em campos eletromagnéticos acontecem o tempo todo, é literalmente a Música das Esferas.

Harmonyoftheworld

O conceito filosófico é muito bonito, parte do princípio que há uma Harmonia Maior no Universo, com os corpos celestes alinhados de forma ordenada e com relações matemáticas precisas entre si. O tipo de pensamento que atrasou por décadas o trabalho de Johannes Kepler, que tentou de todo jeito relacionar as órbitas dos planetas com sólidos geométricos.

Isso não quer dizer que não haja música no espaço. Ok, dos Beatles não há: quando a NASA quis incluir um trecho deles no disco das Voyagers, a EMI embarreirou. O que há são sons gerados pelos campos magnéticos principalmente de gigantes, como a Voyager captou, em sua passagem por lá:


Rich Oldham — Jupiter Sounds (NASA Voyager recording)

Parece muito com o som que as Apollos ouviram, né? Só que Saturno é pior, muito, muito mais assustador. No mínimo você tem certeza que há um xenomorfo na nave, mas também é provável que vá enfrentar uma situação tipo Event Horizon.


SpaceRip — The Eerie Sounds Of Saturn

E não, não é alguma bobagem criada por um YouTubeiro ufonauta. O áudio original da NASA, idêntico pode ser ouvido aqui. E não, não é misterioso a natureza criar um som tão assustador: você já ouviu um trovão?

Apesar de a mídia sensacionalista estar espalhando essa história feito doidos, os próprios astronautas não deram muita bola. John Young, piloto do Módulo de Comando, inclusive identificou o som como provavelmente interferência entre os rádios dos módulos, mas isso não dá manchete.

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples