Meio Bit » Indústria » MWC 2016 — LG G5, o smartphone com bateria modular

MWC 2016 — LG G5, o smartphone com bateria modular

LG dá a largada da MWC 2016 com o G5, seu novo top de linha de bateria removível modular, que permite o uso de diversos acessórios

8 anos atrás

lg-g5-001

A MWC 2016 começou a todo vapor. A LG deu o pontapé inicial neste domingo ao apresentar o G5, seu novo top de linha que vem com uma novidade bastante curiosa: uma bateria removível modular que permite o uso de diversos acessórios a fim de incrementar a experiência de uso.

Falemos primeiro das especificações: o G5 conta com o SoC Snapdragon 820, quad-core da Qualcomm com CPU Kryo (dois de 2,15 GHz e dois de 1,593 GHz) e GPU Adreno 530, display de 5,3 polegadas (sim, encolheu 0,2″ em relação ao G3 e G4) com resolução Quad HD (554 ppi) e função Always On, exibindo notificações e informações relevante o tempo todo com consumo mínimo de energia, 4 GB de RAM, 32 GB de armazenamento interno (expansível via Micro SD até 2 TB), um conjunto de câmeras principal duplo com 16 MP (abertura ƒ/1,8) e 8 MP (ƒ/2,4) com autofoco laser, estabilizador óptico de imagem e Flash laser, HDR, detecção de rostos e capacidade de filmar em 4K a 30 frames por segundo e em Full HD a 60 fps, além de capturar fotos com ângulo de 135º com as duas trabalhando juntas, câmera selfie com 8 MP que filma em Full HD a 30 fps, redes 4G/LTE, Bluetooth 4.2, GPS, GLONASS e NFC, porta USB 3.0 Type-C reversível e Android 6.0 Marshmallow.

É um aparelho com hardware bem decente, com algumas decisões de design curiosas. Em primeiro lugar a LG decidiu, após três anos mover os botões de volume novamente para a lateral esquerda do gadget, mantendo unicamente o botão Home na traseira que agora possui a função de leitor biométrico. Tudo isso em um belo corpo único de metal bem curvilíneo (o botão Home e as câmeras traseiras possuem protuberâncias que embora mais suaves que a do iPhone 6s, ainda assim podem incomodar quem gosta de modelos mais esguios), para dar o ar de um produto premium e finalmente chamar a atenção do consumidor ao lado de seus principais concorrentes.

A novidade mais interessante entretanto envolve a bateria de 2.800 mAh. Mesmo com o case metálico a LG decidiu fazer com que ela fosse removível, mas para manter o design se decidiu por uma curiosa forma de removê-la: por baixo. Este é Magic Slot.

Pode parecer estranho, mas esta foi a forma que os coreanos encontraram não só para permitir a troca simples da bateria, algo que muitos usuários preferem fazer como permitiu à LG fazer do G5 um smartphone modular. Basta remover a tampa inferior e acoplar a bateria aos acessórios compatíveis, chamados pela fabricante de “G5 Friends”.

lg-g5-002

Para quem gosta de tirar fotos há a LG Cam Plus, que joga os já presentes controles de câmeras DSLR para manuseio de uma só mão. Ele oferece bloqueio de exposição, foco automático e uma bateria adicional de 1.200 mAh, além de controles físicos para  ligar e desligar, zoom e obturador. O outro anunciado pela LG é o Hi-Fi Plus, um player de áudio Hi-Fi dedicado desenvolvido em conjunto com a Bang & Olufsen, que reproduz música de alta qualidade em 384 kHz e suporte para 32 bits. O interessante é que ele não é um módulo exclusivo, mas pode ser utilizado como um DAC num computador ou mesmo outro smartphone.

já os demais não são acopláveis mas nem por isso deixam de ser interessantes: a LG 360 Cam é uma câmera adicional que permite capturar fotos e vídeos em 360º, enquanto que o 360 VR é um óculos de realidade virtual com tecnologia da Qualcomm que não depende do G5 ser acoplado a ele como o Gear VR da Samsung; ele se conecta à porta USB para reproduzir conteúdo em 3D, e por causa acabou como um headset bem menor: 118 gramas, cerca de um terço do peso dos concorrente segundo a LG.

Por fim temos o LG Rolling Bot, um primo distante do BB-8 que funciona como robô de monitoramento doméstico que também serve para controlar outros equipamentos e o Tone Platinum, um headphone que reproduz áudio Hi-Fi.

http://www.youtube.com/watch?v=anyW8UY9ELg

LG Mobile Global — LG G5 : Official Product Video (Full ver.)

A LG não deu detalhes quanto ao lançamento do G5 e seus BBFs, porém tudo indica que ele chegará às lojas dos EUA, Coreia do Sul e outros países em abril. No mesmo mês a LG Brasil estaria preparando o anúncio do aparelho por aqui. Já o preço… bem, considerando a situação atual do mercado não espere por um valor camarada.

relacionados


Comentários