Meio Bit » Arquivo » Indústria » Os Bons Tempos Voltaram: 96% dos netbooks rodam Windows

Os Bons Tempos Voltaram: 96% dos netbooks rodam Windows

15 anos atrás

A culpa por essa estatística avassaladora nem é tanto da Microsoft. Os dois principais responsáveis pelo sucesso do Windows são o Linux e os usuários.

Não "O" Linux em si, mas as porqueiras que os fabricantes instalam. Quem acompanhou a saga da MissMoura no Twitter sabe bem o que é isso. Ela poderia estar roubando, ela poderia estar matando, mas tudo que queria era que seu MSI Wind acentuasse. Um batalhão de nerds, ao vivo, não conseguiu. Depois de semanas, xingando a décima geração do Stallman, ela resolveu os problemas instalando... Ubuntu.

As versões de Linux nos netbooks costumam ser um lixo, gerando alta taxa de rejeição. Para completar os usuários subverteram o conceito. Não mais um computador minúsculo, para uso em viagens ou eventual, os netbooks viraram segundo notebook, e em alguns casos, primeiro.

Por mais que os Asus Eee originais atendessem, eles eram bons como netbooks, respeitando suas limitações. Quando o pessoal quer rodar Photoshop, fica difícil.

Só que o Mercado falou mais alto, netbooks viraram notebooks pequenos. Chegamos ao ponto do disco óptico, abandonado em modelos como o Macbook Air, renascer em um netbook da Asus. Há netbooks com saídas HDMI, aceleração 3D, etc.

Isso para mim é laptop pequeno.

Portanto, eu não considero esses 96% uma vitória da Microsoft no segmento de netbooks, considero uma constatação da boa posição dela no mercado de laptops e desktops.

Fonte: Information Week

relacionados


Comentários