Russos usando Windows XP no simulador da Soyuz

qr31W0Q

Toda vez que a NASA transmite ao vivo alguma missão de sua sala de controle em Houston, algum espertão (tipo esse brasileiro aqui que se acha melhor que o Tim Cook) chilica apontando que — o horror! — a NASA está usando Windows XP, que absurdo, huehuehue.

Como o moleque que faz isso em geral tem um parque de hardware que se resume a um Positivo comprado nas Casas Bahia ele acha que a NASA só tem um computador pra tudo, e não é esperta como ele, que sabe piratear o Windows 7. 

Só que não há problema nenhum em a NASA usar Windows XP. A regra é clara: se não está quebrado, não conserte. O Departamento de Defesa dos EUA tem programas escritos em COBOL rodando em emuladores dentro de emuladores, o hardware original há muito (ou a?) enferrujando em ferros-velhos. É uma questão de custo. Reescrever softwares para plataformas novas, ganhando de brinde milhares de bugs novos ou manter o software antigo rodando emulado?

No caso do XP da NASA ele sequer é usado em algo prioritário, é apenas um front-end de visualização, visto que se hoje gráficos em Unix já não são amigáveis imagine na época em que o software foi feito.

A surpresa é que os russos também usam XP, e em algo bem mais crítico do que uma tela de visualização. Quem descobriu foi Thomas Pesquet, astronauta francês em treinamento para uma futura missão à ISS. Ele postou o seguinte vídeo no Twitter, com um erro… estranho no simulador da Soyuz.

 

Enquanto o pessoal da manutenção fuçava para descobrir o problema, ele por curiosidade voltou para perto do simulador, viu um console e postou um tweet dizendo “Agora eu entendi”.

CaT3xuLW0AEnPJq

Zoeiras à parte, é interessante que qualquer que seja o hardware que os russos estão usando para rodar esse XP, é milhares de vezes mais poderoso que o computador Argon 16 que até pouco tempo controlada as Soyuz. Com seus 70 kg de peso, 2 kB de RAM de 16 kB de ROM, assim como o usado no projeto Apollo é um tributo à programação eficiente, sem gordura. Apenas expertise e elegância, nada resolvido na força bruta, como virou moda hoje em dia.

O grande mistério é quando esse simulador foi criado. Depois de 2001 com certeza. A outra dúvida é: será que os russos também pagam aquela grana extra pra continuar recebendo updates do XP?

Relacionados: , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Douglas

    Não tem nada que os russos não consigam fazer uma gambiarra, no bom sentido.

  • jairo

    Não usando o IE não vejo problemas em utilizar o velho e bom XP, mais estável do que o W10 com certeza ele é.

    • Raphael Ribeiro Silva™

      por enquanto….por enquanto….☺

      • jairo

        Coming soon®

    • Rafael Rodrigues

      Os dois são muito estáveis. Uso o W10 desde antes do lançamento e usei o XP por anos. Se o usuário não for merdeiro como a maioria, o sistema roda liso.

  • Raphael Ribeiro Silva™

    Kkkkkkkk….ai ai…esse pessoal “no existe“!
    Quando aparecer o BSOD, não adianta reclamar (não que os SO mais recentes,
    não estejam suscetíveis ao mesmo mas….).

    _______techtudo/noticias/noticia/2011/10/os-12-casos-de-tela-de-erro-do-windows-mais-inoportunos.html

    • Kirk

      seria BSOD ?

      • Uma doença venérea

      • Arnoud Arnoud Rodrigues

        Blue Screen of Death. A tela azul de travamento do sistema…

      • Raphael Ribeiro Silva™

        Kkkkkkkkkk….exatamente! Erro de digitação! Já arrumei!

    • Luiz

      BSOD em letreiro digital que fica ao relento e sempre sofre problemas de aquecimento alem do hardware ser ruim, só procurar que está cheio de kernel panic do Linux tambem.
      Para, não tem graça, WindowsXP só dava BSOD por falha de HD e memoria, ou driver ruim.

      • o SO avisa que o hardware xing ling que compraram no camelô é uma merda e o pessoal põe a culpa no sofá, digo, no SO.

  • Flavio Freitas

    Noutro dia estava tentando ver o preço de um brinquedo numa Toys R us e percebi que o aparelho de verificaçao de preço rodava Windows também. Numa telinha de umas 5 ou 6 polegadas, com direito a IE, Lixeira e tudo mais.

  • Léo Oliveira

    Semana passada eu fui no Itaú e vi um ATM em modo manutenção e, pasmem, rodava XP hahaha

    • Alberto Prado

      Até um tempinho o BB ainda usava OS/2 Warp nos ATM. Não sei se já foram todos substituídos.
      Era ele e o Windows NT.

      • Léo Oliveira

        Lembro de ter visto um com OS/2 mesmo!

        Ao menos aqui na minha cidade, ao que parece, todos já estão no Linux

        • Eu usei o OS/2 em casa uns dois ou três anos após a descontinuação do 4.5, imagina um banco que precisaria reescrever o código de forma robusta para rodar em qualquer outra coisa…

          • Luiz

            Reescrever? bem possivel rodar com poucas alterações no WindowsXP, já que tem retrocompatbilidade com o Win98 e este com o Win95 e o Win95 é um fork do OS/2.

          • Permita-me uma correção: o Windows NT 3.51 nasceu depois do racha entre a Microsoft e a IBM por divergências entre as empresas sobre o futuro do OS/2 2.2. O Windows 95 era uma atualização de 32 bits do Windows 3.x com uma GUI nova. Acho que o “fork” nesse caso seria o NT 3.51 e mesmo assim eram bastante distintos. A MS só aproveitou a parte do código que fora desenvolvido por ela e mesmo assim eram sistemas incompatíveis, porém como as origens eram as mesmas não duvido que o código fosse altamente “portável”, mas ainda assim seria um trabalho Hercúleo porque precisaria de muito teste para evitar bugs. Como curiosidade o OS/2 ganhou o sobrenome Warp para distinguir as versões exclusivas da IBM e a família NT foi escolhida pela Microsoft para substituir o antigo Win16/32 (foi muito conhecida na época como “família 9x”) que teve a sua última versão sob a encarnação de Millenium Edition, aquela abominação.

          • Luiz

            Sim, voce está certo. O Win95 é um “fork” mais da API do que da implementação. Contudo foi o VMS que deu origem ao NT, foi quase um “fork” pois a Microsoft contratou a maior parte dos engenheiros do VMS para “refazer” uma copia, o que veio a ser o NT. Povo gosta de falar mal do projeto do NT, mas ele não é um OS ruim, talvez mal implementado, mas arquiteturalmente não é ruim.

          • Eu acho que o NT foi mau executado, mas ele é um bom projeto. Não é por coincidência que esse Kernel substituiu a família 9x em 2001 e até hoje é usado no Windows, sofrendo atualizações é claro.
            Vou dar uma pesquisada nessa ligação entre o MVS e o NT. Eu lembro que houve um escândalo de espionagem envolvendo a Fujitsu e a Hitachi, se minha memória não está me traindo, mas não recordo da Microsoft nesse bolo. O que eu lembro é do racha entre a IBM e a Microsoft onde a parte do código do OS/2 que pertencia à MS foi portado para integrar o NT, que salvo engano nasceu na versão 3.51 porque os códigos usados já estavam sendo desenvolvidos para a versão 3 do OS/2. Teria algum ponto de partida para estudar essa derivação do MVS em NT?

          • Luiz

            Procure sobre o David N Cutler. Este texto é um bom ponto de partida http://www3.sympatico.ca/n.rieck/docs/Windows-NT_is_VMS_re-implemented.html

          • Vou dar uma estudada no assunto. Depois volto e comento. Obrigado!

          • Rodrigo M

            Foi no NT que o Windows melhorou muita coisa de controle/proteção de memoria. Muitos jogos antigos não funcionavam no NT e superiores por isso, os caras estavam acostumado acessar o hardware diretamente.

            Lembro que a diferença de estabilidade do Windows 2000 em relação ao 98 era muito grande.

          • MacTantan

            Comentário nota 9,7, Sr. AL.
            Não dô 10 pq falô mal do meu queridinho Win ME.

          • Não dá pra agradar todo mundo! kkkkkkkkkkkk

      • Gesonel o Mestre dos Disfarces

        Uma época atrás eles estavam usando linux em alguns ATMs, até mesmo fazendo propaganda disso na própria máquina.

    • cansei de ver rodando Windows 98

  • Caixas do Itau idem.

  • chadefita

    Li em algum lugar que ainda existe muito servidor rodando Windows NT. Se funciona pra que gastar com algo novo e que dará bugs. Vide o F-35.

    • Luiz

      Esse negocio idiota de que o Windows não funcionada é ridiculo, já está na hora de parar. A maior parte dos problemas é usuario ou hardware ruim.
      No caso do F35 o problema é incompetencia administrativa. Voltem com o F22 já.

      • Goodtimes

        É a mesma coisa desse pessoal que fica falando mal do motor do Marea. Tive um por 5 anos e sempre me serviu bem.
        Pena que pegou fogo… sinto falta dele…

      • Lucas Timm

        Há sérias controvérsias aí.
        Muita coisa melhorou, mas o Windows até hoje não é um primor de estabilidade, mesmo em hardware decente.

        • Rafael Rodrigues

          Faço coro com o Luiz. Windows bem gerido e principalmente, bem protegido. Nada deve em termos de estabilidade ao Linux. E ambos estão no mesmo degrau abaixo do Unix.

        • Theuer

          Já tive a infelicidade que ter que usar equipamento “de fábrica” Windows com homologação, garantia e tudo mais para controle de painel de Led e automação de eventos, em que o Windows travou sim e a placa de escuta (que recebe time code SMTP) “sentiu” o travamento e comutou as saídas e tudo para a máquina Slave.
          Acreditem, esse “Play” não era tão pesado para justificar travamento. Tanto é que faz cinco anos que faço a mesma coisa com um MacBook.

  • Adriano Martins

    Eu não sei o que é pior: Tim Cook postar uma foto super borrada tirada com um iPhone; as pessoas zoarem ele por causa disso; o brasileiro zoando ele em português; ou o fato do jornalista do The Verge comprar as dores do Tim Cook e tentar desfazer do fato hahahahahahaha

    • E achamos mais um fodão que nunca fez uma foto ruim na vida.

      • Mirai Densetsu

        Quem nunca?

      • Alberto Prado

        Ainda que eu não concorde com os comentários, mas se a foto ficou ruim, pelo menos eu, descarto e tiro outra. Ainda mais ali onde não é aquela coisa de perde o momento. Todo mundo vai fica uns 15 minutos comemorando. Fora o recurso Burst que sempre se acha uma boa lá no meio.

        • Rafael Rodrigues

          A crise anda tão feia que as pessoas estão até economizando o “r” do infinitivo.

          • Kid

            Verdade cara, eu também estou a faze isso. Até porque é mais fácil e ágil escreve assim.

      • gbitte

        Tira foto ruim tá de boa, ser CEO da Apple e publicar foto tosca made in iphone é burrice mesmo.

  • 2kb de ram… E eu aqui achando meu telefone de 2GB pouca coisa…

  • Mirai Densetsu

    A maioria das pessoas que reclamam disso queriam que eles usassem Linux. De preferência o ubuntu.

    • Luiz

      O Ubuntu é pior que o Windows Vista, credo.

      • Mirai Densetsu

        Mas tem gente por aí que quer porque quer enfiar o ubuntu goela abaixo.

        E o Ubuntu pra mim é mais instável do que o Windows ME e mais complicado de usar do que o Slackware.

        Até porque no Slack, era só seguir os passo que o treco funcionava. Já no ubuntu, tinha muito daquele negócio de “segui os passos e funcionou! Só que não”. Dá medo atualizar o ubuntu porque já ocorreram várias vezes de o modo X não subir mais ou começar a dar kernel panic. Coisa que comigo aconteceu com nenhuma outra distro, por mais refusefuqui que seja.

  • abraaocaldas

    Engraçado que sempre culpam o SO, nunca o programa que está rodando sobre ele. Ainda bem que eu nunca errei no meu código, sempre é culpa do windows! Maldito windows!

  • Raposão do Ártico 🦊

    if it ain’t broke, don’t fix it

  • achsanos

    Pessoal que reclama é o mesmo que resolve tudo na base da formatação.

    Só fiquei com uma dúvida besta: o XP usado é o XP XP mesmo, digo, ele sobe com todos aqueles serviços desnecessários, mesmo que desabilitados?

    • Que sabe, conserta, que não sabe, formata.

      • Cássio Amaral

        Vamos ser sinceros, tem erro no Windows tão obscuro que não tem jeito, só formatando ou realizando uma restauração do sistema mesmo.

        • Leonan

          Não é nem questão de só formatando a questão é ficar perdendo tempo se pode logo formatar.

        • Mirai Densetsu

          Mas são raríssimos.

          Eu raramente formato algum PC que eu dê manutenção frequente. E na maioria das vezes a formatação é porque a pessoa quer tirar sistema X (Windows 8.x/Linux) e colocar Windows 7.

          E sim, eu já peguei muitos casos de pessoas que instalaram ou deixaram instalar linux em seus computadores e se arrependeram disso.

      • Rafael Rodrigues

        Vou adotar a frase. Me dá urticária quando vejo no dia-a-dia neguinho reinstalando o SO por qualquer coisinha.

  • “Apenas expertise e elegância, nada resolvido na força bruta, como virou moda hoje em dia”

    Concordo, mas hoje quem é que quer pagar e/ou ter o trabalho de escovar o código? Boa Engenharia custa tempo e dinheiro, e infelizmente poucos veem valor nisso.

    • Rafael Rodrigues

      Não acho. Se for para fazer serviço porco, nem pegamos o trabalho. E quando você se habitua a fazer certo, fazer errado passa a levar mais tempo e deixa de valer à pena.

      • Rafael, qualquer profissional que se preze faz um serviço excelente.

        Mas o ponto é que o computador da Soyuz não foi feito em uma semana, Provavelmente umas dezenas dos melhores Gênios da URSS trabalharam no projeto diretamente e umas centenas indiretamente, e devem ter levado anos.

        Hoje em dia, pra entregar num prazo mais crível e que na maioria das vezes é decisivo pro negócio que a solução seja entregue num prazo muito curto. a equipe abre mão de algo otimizado pra ter algo bom, o bom muitas vezes é o suficiente.

        Mas na boa, muita coisa poderia ser feita com muito mais esmero. Quantos drivers de dispositivo LIXO existem? Quantos Smartphones sofrem com uma obsolência já quando lançados justamente porquê os fabricantes não estão nem aí em entregar algo bom?

        • Rafael Rodrigues

          Existem fabricantes de hardware e software cuja proposta é fabricar e entregar lixo por um preço módico.
          Se tem mercado para lixo alguém o fabricará.

          Tem mercado para todos. O mercado é bom. Não tem crise na TI, tem incompetência crónica, o que é diferente. Gente meia boca se achando o novo Peter Norton.

          O programador porco da força bruta ou o desenvolvedor de driver lixo não me incomodam porque não são concorrentes da nossa empresa. Se o cara faz o lixo e tem quem pague, que mal tem?

          O chato é o mimimi.

          • Mirai Densetsu

            E existem fabricantes de hardware cuja proposta é fabricar e entregar lixo por um preço Premium. Não é mesmo, HP?

  • Tipo isso aqui.. print-screen de 2014, mas ainda está do mesmíssimo jeito. Se não está quebrado (aka, funcionado bem) pra que eu vou consertar?

    • SiouxBR

      Caramba!

    • Luiz

      O que é LogSatelites?

      • Rafael Rodrigues

        Se eu não estiver enganado, um programinha que converte sinais obtidos diretamente de satélites meteorológicos. Satélites mandam as fotos em um canal aberto e recebível por todos, mas o sinal precisa ser convertido em imagem.

      • Respondendo…. eu sou radioamador, e existem satélites de uso de radioamadores, esse log na verdade é o meu registro de contatos com outros radioamadores via satélite.

        • Luiz

          Valeu pela resposta, é que sou curioso.

    • K9s10

      Love Hina!!! (≧ ∇ ≦) /

    • Ryderr3

      Que versão do Fireraposa é essa?

      • Firefox 8.0.1

        Mas eu tenho uma trapaça nesse meu Windows Millenium, eu instalei o Kernel Extender nele, por isso eu consigo instalar coisas que não foram escritas para ele.

    • Franklin Tinoco

      Pra manter o velho Windows Me(rda) rodando bem, precisa ter um saco maior que o Keitarô Urashima, que acabou casando com a dona da maioria das pancadas (Naru Narusegawa).

      Ps: acho que não é spoiler comentar um final de um mangá (ou anime) tão conhecido como Love Hina.

      • Nem tanto… hardware top, e sem gambiarras de driver, tudo se ajusta perfeitamente e está ai… funcionando até hoje.

    • Caceta! Windows Me rodando num K6-III? Wow!

    • Renato Mendes

      Caraca, que saudade desse tempo.

  • André Duarte

    Sem soberba e na melhor das intenções em propagar o bom uso da última Flor do Lácio…

    Quando se referir a tempo passado, use “há” (verbo haver). Já se a ideia for de futuro, use a preposição “a”. Exemplo: “chegamos há três semanas, mas vamos embora daqui a dois dias”. Não se esqueça de que não é preciso acrescentar “atrás” quando usar o verbo haver para se referir ao passado: o correto é “há três semanas” e não “há três semanas atrás”.

    • Renato Mendes

      Gostei

  • lordtux

    So não conectar na internet que tá tranquilo, tá favorável.

  • “A regra é clara: se não está quebrado, não conserte.”

    O mesmo pensamento tem bancos e CPDs de empresas gigantes. Não que eles estejam errados.

    PS: O correto é “há” ao invés do “a”. Também tinha essa dúvida.

    • No Brasil a regrá é: Se não está quebrado, quebre, e faça uma gambiarra.

      • E a vende como uma facilidade.

      • Mirai Densetsu

        Na verdade, existe um fluxograma que resume os serviços de suporte no Brasil:

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis