Nintendo agora está de olho na realidade virtual

virtual-boy

Apesar de toda a euforia em torno da possibilidade da realidade virtual mudar a indústria dos jogos eletrônicos, nos últimos anos vimos o alto escalão da Nintendo fazer pouco caso da tecnologia, com figuras como Shigeru Miyamoto chegando a dizer que os HMD vão contra a proposta da empresa de unir os jogadores e Reggie Fils-Aime classificando-os como algo que não é divertido.

Mas… como o mundo dá voltas e nenhuma opinião dada nesse meio deve ser considerado como algo escrito na pedra… Durante a divulgação do desempenho financeiro da empresa executivos teriam dito aos investidores que agora a BigN está olhando com atenção para a realidade virtual, uma mudança de planos significativa e que pode ter influência do novo presidente, Tatsumi Kimishima.

Particularmente considero a novidade um pouco estranha, pois além de estar prestes a entrar (mesmo que moderadamente) no mercado mobile, a Nintendo também deverá lançar ainda este ano um novo console/portátil. Então, será que não estaria muito tarde para eles pensarem em apostar na realidade virtual?

É verdade que a empresa tem mantido a irritante mania de chegar atrasada às festas (alta definição, maior utilização da internet, etc), mas digamos que eles resolvam lançar um HMD daqui a dois ou três anos, será que ainda conseguiriam se destacar?

O problema aqui é que por se tratar de uma companhia que sempre se mostrou avessa a levar suas criações para outras plataformas, acho improvável que ao pensar em realidade virtual Kimishima e sua turma estejam cogitando utilizar um PlayStation VR ou um Oculus Rift para oferecer novas experiências tendo Super Mario ou Metroid como tema, por isso imagino um aparelho próprio que desempenhe tal papel.

De qualquer forma é bom saber que a Nintendo não está totalmente fechada a esta novidade. Só resta saber o peso que o fantasma do Virtual Boy terá nessa possível investida.

Fonte: GamesBeat.

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Eu particularmente adoraria jogar um MMO em VR. Espero viver para ver esse dia.

    • Imagine Fallout 4…… pra quê vida?

      • Thiago

        Depois de fallout 4, essa palavra vida que você citou me trouxe uma lembrança antiga… o que é isso? rsrs

    • tuneman

      um The Elder Scrolls VI

    • Recomendo a leitura de Jogador Nº1.

  • Othermind

    Acho que vai demorar um tempo ainda pra esse negocio pegar… Ta no começo.. a tecnologia ainda tá cara…. veremos… Nunca usei um óculos desse para sentir a “imersão”… Alguem aí ja usou e pode dizer se realmente é bacana?

    • Convidado

      @Othermind, é sensacional a imersão proporcionada, você poder olhar os ambientes em 3d “de verdade” e eu não conseguia imaginar como era até usar um. Recomendo.

      • Othermind

        Então… numa BGS que eu fui tinha para testar (Oculus Rift), mas tinha uma filona e desisti… Daí não sei onde “testar” um pra ver… Jaja sai o do PS4.. mas acho que vai ser caro.. rs

        • bruno miranda

          Da pra usar o Cardboard para ter uma idéia de como é, fica mais legal se o seu celular for pelo menos FullHD.

          • Othermind

            Eu vi no mercado livre por volta dos 25 reais um que vem prontinho… compensa?

          • bruno miranda

            25 ta de boa deve custar uns 5 usd no Deal Extreme, não tem muita coisa o
            que fazer, os jogos não são muito legais mas tem animações e uns apps
            legais, o melhor mesmo para fazer e ver pr0n, recomendo: virtualrealporn com

    • bagarai

      A imersão é absurda, dependendo do cenário desenvolvido vc sem perceber tenta interagir com o ambiente, porem algumas pessoas tiveram enjoo ao utilizar, a resolução e taxa de atualização para cada tela precisam ser altas para ter uma experiência bacana. No geral dependendo do jogo que for disponibilizado para vr seu casamento ja era. Rs.

  • Convidado

    Se a Nintendo fizer o próximo console (NX) com um óculos de realidade virtual (VR), eu compro fácil, fácil.

    Acho que o mercado geral de VR tem muito potencial, mas o hardware e software tem que ser muito performático para não causar enjoos devido ao atraso entre a ação de movimento da cabeça do jogador e a imagem renderizada nos óculos… além da quantidade de imagens por segundo que tem que ser altíssima, pelo mesmo motivo.

    Nos consoles, os jogos fixam a quantidade de 30 ou 60 imagens por segundo como suficiente, e agora terão que fazer aproximadamente 100 imagens por segundo… e elas são diferentes para cada olho para criar o efeito 3D real, com isso, são “200 imagens diferentes” por segundo (ou seja, atualmente é apenas 15%~30% disso). Outro desafio ainda é a resolução da imagem em sí, se hoje os video games geram imagens até 900p/full hd, os óculos tem uma resolução otimizada que é 25%~125% maior (painel LCD do Rift).

    Um dos evangelizadores do VR, o John Carmack (thx Dori), disse que atualmente, a massa de usuários terá uma experiência melhor e padronizada usando óculos tipo o Gear VR, onde o usuário apenas coloca um celular compatível no óculos e o usa, sem fios, sem ter que possuir um super computador.. Podendo assistir filmes e jogar jogos simples.

  • 2019 será o ano do Linux da Realidade Virtual.

  • Raphael Ribeiro Silva™

    Tenho saudades dos tempos em que, tanto a Nintendo como a finada Sega, arriscavam tudo pra estarem sempre na “frente do tempo”, proporcionando novidades a qualquer instante.

    ______ Hayao Nakayama 😔

  • Não vai dar muito certo… =P

  • bruno miranda

    Tem o cardboard e outros coisos como o Gear VR então poderiam aproveitar a entrada no mobile e lançarem um suporte para smatphones ao invés de um hardware completão mas na verdade acho que só falaram isso para agradarem os investidores que muitas vezes não entendem porra nenhuma de games.

  • O nome do projeto: Virtual Boy 2 ! =P

  • Tiago Lobo

    Isso parece mais ser uma confusão com o termo VR do que qualquer outra coisa. O Pokémon que a Nintendo está desenvolvendo para smartphones utiliza REALIDADE VIRTUAL (VR). Não acho que eles irão desenvolver um dispositivo aos moldes do Playstation VR/Oculus Rift, mas sim utilizar os seus equipamentos para “expandir” seus jogos…

    • la_gomes

      Não entendi seu comentário, esse Pokémon seria então um jogo de realidade aumentada ou é feito para cardboard?
      Porque existe diferença entre realidade virtual e realidade aumentada

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis