Apple News pode passar a suportar artigos com paywall

citizen-kane

“Alguém disse paywall?”

Quando a Apple apresentou o app de notícias (que ainda não funciona aqui) na WWDC 2015, ela não o fez para entregar algo semelhante a outros agregadores de feeds: ao invés de permitir que o usuário monte sua própria revista eletrônica o News oferece uma carta selecionada de parceiros de mídia, que entregam um número determinado de artigos por dia e mais, que passam por uma curadoria antes de serem anexados. Por quê? Simples, a maçã adora controle e só permitirá que o usuário leia o que ela achar que deve; notícias tendenciosas, que abordem a concorrência ou que a depreciem de algum modo obviamente não têm lugar ali.

Claro, passando por tudo isso os parceiros podem desfrutar de uma interface única, pensada para o aplicativo e que não existe nos concorrentes. Foi uma resposta da Apple ao fim do namoro com o Flipboard, com a vantagem de que agora ela controla o que é publicado em seu serviço.

apple-news

A única reclamação dos parceiros envolvidos, em especial daqueles que vivem de assinatura de seus leitores como os bons e velhos jornais impressos é que o News não possui um formato de monetização. A oferta inicial da Apple era de apenas permitir a veiculação livre de ads, desde que utilizem os iAds e paguem 30% a Cupertino ou não usem e fiquem com 100%, mas se tornem sujeitos às ferramentas de bloqueio nativas.

Ainda assim velha mídia é velha mídia. Veículos como o The New York Times e o Wall Street Journal (aqui temos um monte deles) adoram dinheiro, foram arrastados para a internet à força enquanto gritavam e se debatiam e como não conseguem vencer a internet e o desejo dos leitores de acessar conteúdo gratuito, passaram a apelar para o paywall. Entrou no site, porta na cara, assine, pague e leia.

Logo o modelo de ads não estava agradando os parceiros da Apple, eles queriam mais (dinheiro). Àlguns artigos publicados no News é permitido apenas o link de redirecionamento ao site, assim o usuário lê um trecho e é obrigado a sair do app para saber mais, acessa o site e dá de cara com o paywall. Mas a maçã não quer isso; é deselegante, quebra a experiência de uso e não permite que ela saiba quantos usuários estão consumindo o conteúdo do app. O que fazer então?

apple-news-partners

Os principais parceiros do Apple News

Simples, você se adequa. Segundo fontes internas o app passará em breve a suportar artigos que se valham do paywall, embora não esteja claro como o News irá autenticar o usuário. É provável que aja comunicação entre o app e o site via Safari, ou ele passe a exigir o login do assinante para liberar os artigos de forma integral. Dessa forma só quem paga lerá os textos de determinado canal, enquanto os demais nem deverão se incomodar e incluí-los no seu feed.

Assim todos ganham: a Apple poderá manter a experiência de uso e passar a controlar melhor como os usuários utilizam o News, e os provedores de conteúdo do século passado não mais precisarão compartilhar seu precioso conteúdo de forma gratuita. E o usuário também ganha, pois será mais fácil filtrar quem regula a mixaria.

Como sempre a Apple se recusou a comentar sobre o assunto.

Fonte: Reuters.

Relacionados: , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Samuel

    Melhor app de notícias que eu tinha era o Zite. Depois apareceu um melhor chamado Prismatic. O Zite teve a sorte de ser comprado. O Prismatic fechou pq nao conseguiu capitalizar (não sei pq não resolveram tentar cobrar por ele, já que era mto bom). Agora estou usando o News360.

    • Taichou12

      Eu gosto do feedly, uso ele já tem um bom tempo.

      • Samuel

        Mas o feedly é um leitor RSS, certo? Esses que falei ele te mostram notícias baseados em assuntos do seu interesse. O programa vai aprendendo com vc e cada vez mais mostra assuntos do seu interesse. Vc nao precisa assinar endereço nenhum, só falar o que gosta de ler.

        • Minion

          Eu uso o flipboard já tem alguns anos, gosto pq posso configurar meus canais de notícias favoritos.

          • Samuel

            Nunca achei o Flipboard mto bom .Espero que com a compra do Zite eles implementem um algoritmo pra minerar assuntos interessantes. Experimenta o News360. É o melhorzinho que sobreviveu. O Prismatic era o melhor disparado

          • Minion

            Então instalei o news 360 e tudo está em inglês, não achei nas configurações pra deixar em português :-/

          • Samuel

            Acho que não tem essa opção. As matérias são 99,9% em ingles. tem que saber ler em ingles pra usar. A vantagem é que vc acha matéria aí que vai chegar daqui 2 meses nos canais em portugues. Informação nova e boa todo dia.

        • Taichou12

          Realmente ele é um leitor RSS, mais eu prefiro configurar meus canais de notícias.

          • Samuel

            RSS era o que tinha de melhor. Esses programas que aprendem com seu gosto te mostram matérias que vc vai adorar a ler, mas ia custar a achar até com numa pesquisa no Google. Vale a pena. Tenta ae

          • felipelsp

            Usa o feedly q e mais facil!

  • O Paywall só se justifica se é oferecido conteúdo exclusivo com artigos e comentaristas de respeito. Pagar assinatura de jornal apenas pra ler notícias que você acha grátis é desperdício de dinheiro.

  • C. Herrera

    “a maçã adora controle e só permitirá que o usuário leia o que ela achar que deve”

    Na boa: isso me exclui e, acredito, exclui boa parte dos leitores daqui do Meio Bit.

    • Pior é que o feed do Facebook é quase a mesma coisa -_-

      • mr_rune

        Mas pelo menos no facebook você consegue configurar o feed. Esse ai nem isso.

        • Mike

          Eu fiz umas listas para ter mais controle no facebook, mas faz tanto tempo que deixei de acessa-lo diariamente…

    • Alexandre Souza

      O unico apple em uso aqui de casa é o apple iie, autografado por Deus (woz) em pessoa.

      • zé garruchada

        Eu tinha (ou ainda tenho?) um ipod shuffle que nem sei onde foi parar. Fora isso, só o saco de maçã que comprei hj cedo.

  • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

    Esse negócyo de curadorya é uma coysa que deverya existir só pra músyca e olhe lá. Com notýcyas não rola mesmo, ymagyna aynda tendo que encarar um PayWall pra ysso.

    • Falou e dysse.

    • Paywall e material previamente selecionado para não falar mal do Maracujá Milagroso™

    • DanielBastos

      Por isso o do WP8 é um aplicativo rapido, lindo, e, por causa da curadoria, inutil.

      • Funciona muito bem, a meu ver.

        • DanielBastos

          Funciona perfeito. Melhor que eu já usei, ate vc colocar um feed qualquer que eles não tem, tipo o meiobit. Ai fica muito ruim usar.
          Em resumo, é o melhor, se vc só ver as noticias que eles querem.

  • Taichou12

    Tem vários feeds de notícias por ai, mais como esse aí é app oficial da apple, vocês já sabem né.

  • E a recepção por parte da base instalada tem sido, no máximo, “meh…”.

  • Apple inovou mais uma vez kibando o Flipboard

  • Gaius Baltar

    A única coisa que esse app News pode influenciar na minha vida é ter o trabalho de movê-lo para a pasta chamada “Porcarias Nativas Que A Apple Impige” quando vier pré-instalado no iOS. Há muitos apps de terceiros que já fazem isso de forma melhor e mais livre.
    PS: Eu não entendi essa demonização da busca do lucro pela velha mídia, Ronaldo. São empresas e têm como objetivo o máximo lucro possível. No livre mercado elas podem ter duas respostas por parte do público: 1) Se o conteúdo for relevante, terão sucesso; 2) Se não for relevante, irão fracassar. Culpar uma empresa por querer o maior lucro possível é como culpar o leão por não ser vegetariano. Está na natureza dele, disse o escorpião ao sapo.

  • Julio Verner

    Todos ganham? Não, só espertos as custas dos trouxas.

    SEMPRE que caiu nesses bait de PayWall dou F5 com NoScript e mando um BIG F pra eles. 😉

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis