ad

WhatsApp vai compartilhar dados do usuário com o Facebook

whatsapp-facebook

A gente sabia que esse chegaria mais cedo ou mais tarde: quando o Facebook comprou o WhatsApp por US$ 22 bilhões a empresa do Zuck prometeu que não meteria a mão no mensageiro instantâneo, alegando que a plataforma e a rede social eram “diferentes demais” e que o app seguiria autônomo, sem nenhum tipo de integração.

Claro, ninguém acreditou. Tempos depois começaram a aparecer indícios de que o WhatsApp e o Facebook já trocam informações entre si, com a rede social coletando dados de contatos e fazendo sugestões de amigos na rede social. Sempre negaram, mas agora uma referência encontrada no código numa versão beta do app de mensagens deixa tudo ainda mais claro.

O Facebook está buscando oficialmente “melhorar a experiência” dos usuários da rede social, e para isso introduziu na versão de testes para Android um recurso nem um pouco inesperado: o programador Javier Santos descobriu no código do aplicativo a função de compartilhar os dados da conta de usuário com o Facebook, a fim de oferecer um melhor serviço para seus clientes (empresas, não você).

whatsapp-001

A questão é, o que exatamente será compartilhado? Segundo a Política de Privacidade do WhatsApp o aplicativo não armazena nada que passe pelas mensagens, e os únicos dados pertinentes que restam são os pessoais como nome e número de telefone, para sugestão de contatos. Extraoficialmente o Facebook já faz isso de acordo com os relatos de alguns usuários, e a tal função só seria a oficialização de tal ato. Ainda assim não seria difícil o Facebook alterar o acordo e mudar as regras, passando a coletar tudo o que puder; modelos de monetização vêm sendo estudados há algum tempo e a recente derrubada da taxa de US$ 0,99/ano seria uma das medidas para modernizar o app e atrair mais gente, ao mesmo tempo que mira no mercado B2C para não ter que entupir o app de ads, o que causaria a fuga em massa dos usuários para os rivais Viber e Telegram (principalmente o último).

O que pega é a mudança de atitude do CEO do WhatsApp Jan Koum. Pouco tempo depois da compra pelo Facebook o executivo publicou uma nota de esclarecimento tentando tranquilizar seus usuários, dizendo que a startup tinha respeito pelo usuário, a privacidade estava “impressa no DNA” da companhia e que sua juventude na Ucrânia nos anos 1980 o deixou bem crítico quanto a manter dados em segredo daqueles que não querem compartilhá-los.

Como visto, ele teve 22 bilhões de motivos para mudar de ideia.

A função descoberta é secreta e ao menos por enquanto seria opcional, mas não se sabe se quando ela for incluída haverá a possibilidade de desligá-la (eu acredito que não) e se mais dados além dos contatos passarão a ser coletados, o que acho inevitável.

Fonte: Google+.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Agora que o WhatsApp cai de vez….

    Não bastasse o App do Facebook e do Messenger (pra quê fizeram essa bosta) serem bugados e lerdarem o android comendo mem, agora o whats vai sofrer com intromissão direta do Facebook. Se não ficar cagado e continuar capado de recursos (em relação aos concorrentes) como tem sido até agora, vai ficar mais bugado e ser relegado em detrimento dos concorrentes.

    O facebook tinha que ter mantido o App e nem ter feito o messenger, no máximo ter pego e integrado o WhatsApp.

    • Lui Spin

      Concordo com tudo, menos integrado o Whatsapp.

    • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

      Com isso, prevejo um futuro negro onde Whatsapp e Messenger vão acabar se fundindo.

      • Na verdade sempre achei a criação do Messenger desnecessária. Não vejo sentido numa empresa ter dois produtos praticamente iguais e que no fim acabam concorrendo entre si.

        • Sim, desnecessária. Não precisavam separar o app do Facebook, nem cria-lo, já que tinham em vista adquirir o WhatsApp.

      • Dirriba

        E voce tinha alguma dúvida disso?

  • FTZ

    Fonte: Google+.
    Haha.

  • Raphael Ribeiro Silva™

    Só pra Android por enquanto né?!
    Blz! Da tempo de deletar a minha conta fo [email protected]!

    ______ privacidade pra que né?!

  • Diogo

    Novos aplicativos >>> iOS
    Compartilhamento de dados do usuário >>> Android
    Interessante, não?

  • Lui Spin

    É dessa integração que eu não gosto.

    O meu face é reservado para amigos, familiares e colegas de trabalho mais próximos.

    Já o Whats é para todos os citados, incluindo clientes, fornecedores, parentes distantes etc.

    Cada um no seu quadrado.

  • Lui Spin

    “Como visto, ele teve 22 bilhões de motivos para mudar de ideia.”

    Exatamente. O dinheiro compra tudo e todos.

    Eu só não mudei de vez pro Telegram ainda, porque ninguém usa…

    • Minatonami

      se vc mudar, é ninguém -1

      • Lui Spin

        Quando digo ninguém, já me incluo.

  • Othermind

    ” aplicativo não armazena nada que passe pelas mensagens”… No mundo da fantasia…. facebook+whatsapp+instagram…. Mark tem um dos produtos mais valiosos do planeta em mãos.. Informação…. Toda ela dada de livre vontade pelos usuários… OBS.. Uso as 3 redes citadas…

    • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

      E óbvio que ele, tendo em mãos essa mina de ouro, não ia perder a chance de explorá-la.

  • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

    Até aí concordo que não foi novidade nenhuma. Meu medo é o quanto o Whatsapp vai se modificar pra se adaptar ao Facebook no futuro, ainda mais com aquela proposta de transformar em canal de comunicação com os clientes do FB.

    • chadefita

      O pior, nem quero imaginar, você pega seu sagaz fone, puxa o what’s e tem que criar um “conta” pra poder usar aqui que é atrelado “apenas” ao seu número de telefone, se eles fizerem isso o telegram vai dar um boom, e depois de uns anos ou meses, o FB vai lá e compra.

  • Al

    Partiu Telegram?

    • Cássio Amaral

      Já parti desde agora! Realmente não era exagero dos usuários aqui do 1/2 bit, o Telegram é muito melhor que o WhatsApp.

  • Facebook vai fundir o Facebook Messenger e o Whatsapp, assim como Microsoft fundiu MSN Messenger e Skype.

    E, para mensagem instantânea, o Telegram vai continuar sendo melhor que todos esses outros juntos, apesar das pessoas insistirem em usar o que é pior.

    • Pedro Manuel Vicente Martins

      Eu achei o Telegram bem mais rápido. Além disso, há um aplicativo nativo para usar no computador, ao contrário da gambiarra que fizeram no WhatsApp. Se alguém mandar alguma mensagem no Telegram e eu estiver no computador, a notificação aparece na hora e certamente vou responder muito mais rápido do que se fosse somente no celular.

  • O app se mesclando com o facebook e muita gente nem sabe quem é o dono do whatsapp

  • Puxa vida, não uso esse tal de feicebuique e nem esse tal de uatszap. Eu sempre tenho esse sentimento ambíguo de que sou que sou um excluído ou sou alguém com QI acima de 125.

  • Maxnoob

    Já não era assim antes?

  • Newton Carneiro

    olha ele chegou pra ficar ,e como tudo muda não vejo porque tanta ladainha em um nada ,de graça sensacional de bom ,eu sou um ser meio atrasado, pós não gosto muito de telefone e celular ,mas ele escrevo pra todos mandando mensagens pra minha família e amigos ,devemos ser menos intolerante ,pós bem feito bom pro rico ,e melhor pro pobre ,e agora a turma fica procurando pelo em ovo ,ele e o fruto da tecnologia moderna que veio pra nós servir e agradar a todos

  • Cássio Amaral

    Rapaz, eu tenho usado Telegram nos últimos dias (pois não queria fornecer meu número de celular, e tenho gostado muito. Agora estou convencido que o Telegram dá uma surra no WA. Achei bem mais leve e tem bem mais recursos que o ZapZap. É uma pena que o pessoal ainda fique preso no WhatsApp, mas aos poucos vem aumentando a base de usuários. Dos últimos 3 grupos no qual entrei, 2 são no Telegram.

    Estou torcendo pra outro juiz bloquear o WhatsApp pra todo mundo migrar pro Telegram kkkkkk

  • Pingback: WhatsApp mudou plano original, agora anuncia que vai compartilhar dados com o Facebook - Blue Bus()

  • Pingback: WhatsApp mudou plano original, agora anuncia que vai compartilhar dados com o Facebook | César Galeano Repórter()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis