Cursos gratuitos de fotografia

As Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, órgão ligado a Secretaria de Cultura, divulgaram sua programação para o primeiro semestre de 2009. São cursos com carga horária de 24 horas/aula que vão ser realizados a partir de maio de 2009. As Oficinas Culturais possuem sedes regionais em várias cidades do Estado que são responsáveis por atividades em quase todos os municípios. Porém, não existem apenas cursos de fotografia. Atividades dentro de toda a esfera artística são realizadas pela instituição. Para ver as opções completas é só visitar a página de programação da entidade.

Sou suspeito para falar sobre o assunto, pois sou uma da pessoas que ministram cursos pela Oficina Cultural. Há algum tempo, nosso objetivo nas Oficinas não é apenas levar conhecimento para iniciantes e sim formar o profissional em fotografia. Isso se torna necessário em um mercado carente de bons profissionais e de pessoas dispostas a aprender. O engraçado é que a população não dá o devido valor às atividades justamente por ser gratuíta. De modo geral as oficinas começam com 20 a 30 pessoas e possuem uma evasão de mais de 50%. E, ao contrário do que possa parecer, não é por conta de má qualidade das oficinas e sim por falta de comprometimento. Afinal de contas, como é de graça não estou perdendo nada.

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • http://prasetorar.spaces.live.com jose alves de oliveira neto

    impressiona a falta de interesse em aprender desse povo, se não houvesse a oportunidade estariam reclamando.

  • http://keaton.wordpress.com/ Keaton

    Curitiba? Algum? 😛
    ___
    Blog do Keaton

  • Bresol

    No RS tem algum?

  • criscmaia

    Em Londres, algum? :)