2015 prova mais uma vez que não sabemos usar senhas

spaceballs

Ah vá, você já esperava por isso. Todos os anos a SplashData, uma empresa de segurança nos lembra de quão incautos e despreocupados os usuários são com a segurança de dados, principalmente no que diz respeito a senhas. Tudo bem, sendo justos o usuário padrão não está sozinho nessa.

O fato é que não dedicamos cinco minutos de nosso tempo a pensar em chaves fortes e quando não apelamos para sequências de letras e números das quais dificilmente nos lembramos, acabamos utilizamos palavras simples ou sequências numéricas do tipo que só um idiota usaria. Problem is, continuamos fazendo isso.

Por causa disso mesmo a lista anual das piores senhas que a SplashData publica se tornou uma tradição incômoda, para dizer o mínimo. Os dados vêm dos inúmeros ataques hackers praticados durante o ano anterior, que comprometem bancos de dados e cujos dados são porventura divulgados. comparando com os resultados de 2013 e 2014 vemos que pouca coisa mudou, a senha “123456” é pelo terceiro ano consecutivo a campeã, seguida pela password… “password”, esta também estacionada na vice-liderança.

As mudanças vêm daí por diante, com “12345678” e “qwerty” tendo subido ambas uma posição, a senha da maleta caindo duas e uma série de adições, como “starwars” (esperado), “passw0rd” e “solo”.

list

É sempre bom lembrar: não é porque é fácil de lembrar da senha que ela será necessariamente segura, por outro lado utilizar uma série de caracteres estranhos e números também não é certeza de uma senha forte, e mesmo a dica do XKCD esbarra na realidade de que palavras e frases de dicionário aleatórias estão sujeitas a rotinas bem escritas que embora mais trabalhosas, não é algo tão impossível de se quebrar. Por isso que Google e Yahoo! trabalham para abolir as senhas de vez.

Ainda assim é sempre bom evitar uma senha que você pensou cinco segundos para criar, porque obviamente outros também pensarão da mesma forma.

Fonte: SplashData.

Relacionados: , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia