BowieNet — we are all made of Ziggy Stardust

Laguna_David_Bowie_The_Man_Who_Fell_to_Earth

The Man Who Fell to Earth (crédito: Alt Screen)

Assim como Elvis, David Bowie não morreu: apenas retornou ao planeta de onde veio, para cumprir a promessa de acabar com a seca. A horrível seca que é o tédio.

Enquanto visitava nosso humilde planeta, o intérprete de Ziggy Stardust esteve à frente de seu tempo em outras áreas que não a música. Em 1998, o artista lançou o primeiro provedor de acesso dedicado aos fãs de música. Nascia a BowieNet.

Laguna_BowieNet_20_peq

Página inicial da BowieNet (crédito: The Guardian)

A BowieNet era um provedor de internet discada (requeria fax modem de no mínimo 28 kb/s), cujo conteúdo exclusivo era acessado por uma versão customizada do Internet Explorer. Ela usava a estrutura de um dos maiores buscadores da época, o Lycos, que era quem fornecia o conteúdo em si (notícias, esportes, música, etc) enquanto a UltraStar seria a responsável pela infra no Reino Unido.

Pagando US$ 19,95 por mês; você tinha o provedor de acesso mais o conteúdo exclusivo de David Bowie, como fotografias exclusivas, vídeos e entrevistas. Caso não quisesse trocar de provedor, tal conteúdo exclusivo era disponibilizado pela módica quantia de US$ 5,95 mensais. Cada usuário tinha enormes 5 a 20 MB para montar sua própria página na web, além de uma conta de e-mail @davidbowie.com ou @davidbowie.co.uk.

Laguna_David_Bowie_PC

Será que Mick Jagger vai me adicionar no Facebook? (crédito: Mashable)

Era bem pioneira, Web 1.0 de raiz, oferecendo música online antes do Napster, mas a BowieNet como provedora de acesso acabou em 2006. O conteúdo exclusivo do artista acabou indo para a página oficial do David Bowie mesmo, em 2012.

Procurei criar um ambiente no qual não apenas os meus fãs, como também todos os fãs de música, possam se tornar parte de uma única grande comunidade.
·  
Comunidade onde encontraríamos um enorme acervo musical, e também informação que poderia ser acessada, por diferentes pontos de vista e assim mudar nossas ideias sobre o mundo.” — David Bowie, no lançamento da BowieNet (1998)

emimusic — David Bowie – Space Oddity

[No futuro] o contexto e a distribuição do conteúdo será bastante diferente de qualquer coisa que possamos imaginar no momento: a interação entre o usuário e o criador [de conteúdo] estará tão integrado que vai esmagar nossa atual noção de tudo relacionado à mídia.
·  
A ideia é que a peça de trabalho não estará terminada até que o público venha a ela e adicione sua própria interpretação, a obra de arte é sobre esse o espaço cinza no meio [entre artista e público]. Esse espaço cinzento no meio é o que o século XXI deverá ser.” — em entrevista (2000)

Além de artista transgressor, Bowie foi um visionário. E o melhor Nikola Tesla no cinema até o momento.

Laguna_David_Bowie_The_Prestige_peq

The Prestige (crédito: The Chronicle)

Invejo o outro lado, por agora ter shows de Under Pressure ao vivo.

Leia também:

·  
Fontes: Mashable e The Guardian.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja