Operadoras europeias teriam forçado Apple a desenvolver app de migração para o Android

move-to-ios

Por pressão externa, Apple pode lançar versão reversa do Move to iOS

A Apple nunca foi de correr atrás dos consumidores da plataforma Android, mas com o tempo veio a reconhecer que embora detenha boa parte do lucro do segmento mobile em suas mãos, o iOS está muito longe de ser o principal SO nos bolsos dos usuários. A ideia de alguns fabricantes como Motorola Lenovo e Sony para cooptar usuários descontentes de iPhones com ferramentas de migração não incomodou no início, mas depois perceberam que poderiam retribuir na mesma moeda oferecendo um software semelhante.

O resultado foi o Move to iOS, um dos dois únicos apps da maçã compatível com o robozinho (o outro é a Apple Music) que faz a transferência de contatos, mensagens, informações da conta do Google, anotações, fotos e vídeo, histórico de navegação e etc. de forma simples e prática. Só que ao menos na Europa (tinha que ser) isso não agradou muito.

Boa parte das operadoras europeias (que obviamente operam segundo as normas rígidas antitruste da UE) teriam demonstrado preocupação com o fato da Apple oferecer uma ferramenta simples de migração do Android para o iOS, que privilegiaria seus próprios dispositivos e não daria à concorrência chances iguais. Por conta de suas próprias políticas o Google até hoje não tem como oferecer uma ferramenta semelhante universal, e as opções desenvolvidas pelos fabricantes parceiros só funcionam parcialmente, coletando apenas dados como eventos de calendário e contatos. E como não são todos que dispõem de apps do tipo, nem sempre é possível sair de um iPhone e ir para um Android levando seus dados de maneira fácil.

Assim sendo, segundo fontes a Apple teria cedido à pressão das operadoras e estaria desenvolvendo uma ferramenta própria para iOS que permitirá fazer o caminho inverso, migrar todos os dados de um iGadget para um dispositivo Android de forma simples. Se isso se concretizar será uma mudança de filosofia significativa comparando ao que Steve Jobs sempre defendeu, que era trancar os usuários em seu ecossistema sem dar chance de escolha. Mas como a Europa é um caso à parte e tem aversão a tudo que levemente lembre monopólio, era de se esperar que algo do tipo não passaria despercebido.

Como de praxe a Apple se recusou a comentar a respeito.

Fonte: The Telegraph.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Honestamente concordo com a posição da União Européia. Eles pegam pesado com todo mundo, Microsoft, Google, Apple, etc.

  • Wilson Machado

    Tá certo. Apesar que isso deveria ser trabalho da Google, Android, etc

    • DiMais

      como o Google conseguiria isso sem sofrer um processo por parte da maçã? alegariam roubo de informações.

  • Alberto Prado

    Não achei nada de mais. A Apple não vai lucrar menos por conta disso. E isso ajuda os consumidores. E afinal de contas, os dados é dos clientes, acho que é certo que eles decidam pra onde vai ou não os mesmos.

    • HomeroGamer-BanidodoMB

      “E afinal de contas, os dados é dos clientes”
      Frise isso umas 237540128374127834091 vezes quem sabe povo entende algum dia.

      • Tiago Morais

        são

        • HomeroGamer-BanidodoMB

          Não sou professor pasquale wannabe pra ficar corrigindo a fala dos outros só pra parecer inteligente.

    • Thiago

      Não não não! Os dados não são dos clientes, eles são iMágicos e a Apple tem o direito de se negar a repassar dados iMágicalizados! 😛

  • Pode ter sido apenas impressão minha, mas o texto dá um tom de crítica a postura Européia, quando deveria estar parabenizando a postura do continente em defesa aos direitos do consumidor.

    • não, mas que os europeus são chatéeeeerrimos com anti-truste, isso eles são.

      • Sorte dos europeus, queria que os nossos governantes fossem tão chatéeeeerrimos quanto eles.

      • DiMais

        e tem um mercado bem mais diversificado que o norte-americano, por exemplo.

  • Bruno

    E a UE está certa.

  • jairo

    Bela postura da UE , parabéns.

  • Vai Apple, chupa que é de uva … não, pera …

  • Sinceramente, Se eu fizesse o NeiPhone, faria a ferramenta de migração para todas as grandes plataformas (iOS, Android, Windows Phone).

    Prender um usuário desse jeito é mesquinharia. não ajuda a trazer ele de volta.

  • SiouxBR

    A única situação onde eu concordaria com a exigência da UE seria caso a Apple não documentasse suas APIs de acesso aos dados, impedindo assim que os fabricantes criassem soluções de migração.
    Não estou defendendo a Apple, pois ~SE~ as APIs são públicas, é “obrigação” do concorrente criar um app de migração de dados para seus usuários. Se a Samsung, LG, Sony, Lenovo e tantas outras estão se lixando para os clientes que vieram do ambiente da Apple, não acho que deveria ser obrigação de Cupertino criar uma app que facilite a ida do cliente deles para o concorrente.

    • Arnoud Arnoud Rodrigues

      Duvido que as API(todas elas) sejam públicas.

      • SiouxBR

        Se foi esse o caso e a Apple não quis abrir suas APIs, a UE estava certa em exigir que a Apple criasse essa app.

    • Exatamente. O problema é que muitas das APIs necessárias são privadas, o que impossibilita essa criação. Tirando contatos, fotos, vídeos e agenda, nada mais pode ser acessado de dentro de um aplicativo.

      Sou usuário Apple mas acho a decisão justa. Afinal de contas, se ela mesma criou um app para Android para auxiliar a migração, não faz sentido impedir que as outras fabricantes façam o mesmo.

    • DiMais

      ela já dificulta a vida dos próprios usuários (que teoricamente são os donos das informações), imagina da concorrência!

  • DiMais

    mas com certeza vai ser um app bem porco, feito nas coxas e que a todo momento fica notificando com perguntas “você tem certeza?”

  • Lucas Dias

    Ponto positivo à UE!
    Como se não houvesse, aos montes, usuários Apple se arrependendo e mudando para o Android.

  • Que puta falta de sacanagem!

    Ser forçado a facilitar o abandono do sistema que você produz é a maior babaquice que a UE fez desde a ballot screen do IE.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis