Metallica — ainda vendendo como água

metallica

Muitos, atualmente, pensam no mercado fonográfico apenas como um emaranhado de músicas sendo vendidas on-line. Infelizmente (para alguns), ainda existe uma indústria bem estruturada e que ganha dinheiro vendendo discos de artistas que recebem investimentos dessas empresas. Acho muito bonito o discurso de que a música pode ser vendida on-line hoje em dia livrando as pobres bancas do jugo das gravadoras.

Infelizmente todo mundo que apostou nessa forma de negócios hoje está no abismo do ostracismo. YouTube é legal, mas ninguém quer pagar para ouvir música, ou querem pagar centavos. Só que músicos também possuem contas para pagar e, pasmem, precisam comer.

Lembrando um pouco do nosso mercado mais tradicional de música, o site Metal Insider na sua coluna Metal By Numbers divulgou a lista dos discos e artistas do metal e hard rock que mais venderam nos Estados Unidos no ano de 2015. Não é uma lista dos lançamentos, e sim dos discos que estão a venda. Por esse motivo que podemos encontrar alguns discos bem antigos na lista e que ainda estão vendendo mais do que bandas atuais e com álbuns novos.

Por exemplo, Back in Black do AC/DC, que foi lançado em 1980, vendeu 163 mil cópias, o que é um número bem maior de vendas do que o último disco do grupo, Rock or Bust, que vendeu “apenas” 159.500 cópias. Led Zeppelin com Physical Graffiti (1975), vendendo 138 mil cópias e Nickelback, com Dark Horse (2008) vendendo 122.500 cópias.

MasterOfPuppets

Porém, o caso mais bacana entre os discos antigos é o Metallica. A banda conseguiu emplacar 3 de seus discos antigos entre os 200 mais vendidos dos Estados Unidos (não apenas Rock e Metal, mas de todos os estilos). Isso se deve, provavelmente, às recentes turnês do grupo que privilegiam as músicas mais antigas do quarteto. Normal que haja novamente um interesse pelos álbuns mais antigos.

Nessa lista de mais vendidos estão Master of Puppets (1986) com 202 mil cópias, …and Justice for All (1988) com 150 mil cópias e o Black Album (1991) com 141 mil cópias. Levando em conta que o grupo é detentor dos masters de seus discos, então cerca de 40% dessa bolada vai para o bolso deles. Nada mal para uma banda de tiozões (ouvi essa de um moleque esses dias).

Fonte: Whiplash.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams “Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio”.

Compartilhar
  • Coffinator

    O que surpreende não é nem Metallica vendendo, é Journey continuando a vender, mais que AC/DC, Metallica e Iron Maiden inclusive.

    • Agradeça ao Glee, por ter destruído eternizado a “Don`t Stop Believing” nos anais (com trocadilho) da história.
      Há pouco tempo comecei a “estudar” a discografia do Journey, e realmente é muito boa se tirar a melacuecagem….

      • Pedro_SS

        Eu tentei escutar a discografia, mas não curti muito. Acho que fico mais com o Greatest Hits mesmo.

      • Gilson Lorenti Fotografia

        Essa também apareceu em Rock of Ages 🙂

        • tuneman

          achei o filme muito interessante.
          o Tom Cruise poderia substituir o Axl Rose facilmente, hehehe

        • Marcello Chagas

          Não consegui ver esse filme todo, muita farofa voando. E olha que eu gosto de Journey e Def Leppard.

      • Lui Spin

        Odeio essa série só por causa disto.

    • Gilson Lorenti Fotografia

      Eu ainda acho que o AC/DC merece todo o respeito. O disco tem 35 anos e está firme nas paradas. Isso não é para qualquer um. Senti falta do Dark Side of the Moon do Pink Floyd.

  • mr_rune

    Alguns emo e coletâneas, com alguns bons discos antigos. Povo ta consumindo mal…

  • Geraldo Dal Berto Jr.

    Da fonte, sobre o Journey: “Journey, Greatest Hits [199.000 cópias]
    Não conseguimos achar o track list do CD, mas acreditamos que dois dos principais sucessos contidos nele são ‘Dona’ e ‘Volta Pra Mim’”…. hehe

    • Marcello Chagas

      Não fala mal de Roupa Nova que minha mãe te bate 😀

  • Juaum

    Ainda tem gente que acredita nessa balela de conteúdo grátis?

    • Os que querem ouvir. E isso gera a treta acima citada no artigo.

  • Acho que nunca ouvi uma música do Metallica feita depois dos anos 90.

    • Cássio Amaral

      É uma pena, pois não sabe o que está perdendo. Load, Reload e Garage Inc. são incríveis.

      • Marcello Chagas

        Garage Inc. tem muitos covers legais de bandas que eram meio desconhecidas na época. Mas Load e Reload não me descem, nem parecem Metallica.

  • HomeroGamer-BanidodoMB

    Um detalhe, em parte realmente essa de venda online de música não deu certo. O problema são artistas que apostaram no deixa lá pra ver se vende… Esqueceram que o contato com o público é importante, fazer show, aparecer na TV, etc… Assim como tudo, quem não aparece não é lembrado. (Daft Punk que o diga…)

    • Gilson Lorenti Fotografia

      Esse é o lance. Aparecer na TV e na grande mídia custa dinheiro e quem costuma bancar isso são as gravadoras. Se você não aparece ninguém te conhece. Triste, mas real.

    • zé garruchada

      Daft Punk nunca sumiu da mídia.

      • HomeroGamer-BanidodoMB

        Claro que não… claro…

  • major505

    Meu disco favorito deles sempre foi And Justice For All. Foi o primeiro disco que comprei na minha vida, com meu próprio dinheiro.

  • Cássio Amaral

    E o Black Album Metalllica é simplesmente o álbum mais vendido desde que a Nielsen inaugurou o sistema de rastreamento de vendas Soundscan em 1991, com mais de 16 milhões de cópias vendidas.

    É um feito e tanto para uma banda do gênero. Foi o álbum que fez a banda deixar de ser nicho (Heavy Metal) para se tornar mainstream, e fez por merecer. Eu tenho amigos que não gostam de heavy metal e rock em geral, mas gostam muito das músicas desse álbum, pra você o quão influencial ele é até hoje.

    • Gilson Lorenti Fotografia

      No ano do lançamento do disco eles tocaram Enter Sandman no Grammy. Apresentação animal. Eles também ganharam o prêmio deste ano pelo melhor álbum Heavy Metal. Caraca, estou ficando velho por lembrar disso.

  • Marombert Einstein

    Uma teoria: ouvintes do bom e velho Rock tem uma idade (um pouco) maior que a média geral e por isso mesmo, muito mais poder aquisitivo. Mas no meu caso é fetichismo mesmo, música e livros é melhor just like old times!

  • Marcello Chagas

    Eu mudaria o Top 3 do Metallica pra Kill ‘Em All, Master of Puppets e Ride the Lightning.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis