Rise of the Tomb Raider chegará aos PCs este mês, via Steam e Windows Store

Laguna_Rise_of_the_Tomb_Raider_Endurance_Wolves

A nova aventura de Lara Croft será um aplicativo universal no Windows 10 (crédito: Gadgets 360)

E o rumor ganha cada vez mais detalhes que podem confirmá-lo: o novo jogo da Lara Croft, até o momento exclusivo do Xbox One e 360, já está listado no Steam, com lançamento previsto para este mês. Se o Rise of the Tomb Raider vai ser mesmo lançado para o PC dia 29 de janeiro, só saberemos daqui a alguns dias.

Ao menos uma coisa já está bem certa quanto ao lançamento do novo Tomb Raider nos computadores: logo de cara, o jogo não estará disponível apenas no Steam. Os jogadores da PC Master Race terão outra opção: o Rise of the Tomb Raider também estará à venda na Windows Store.

Isso significa que o título desenvolvido pela Crystal Dynamics talvez seja um dos primeiros aplicativos universais compartilhados entre o Xbox One e o Windows 10.

Traduzindo: caso você tenha comprado a versão digital de Rise of the Tomb Raider no Xbox One, a versão PC estaria disponível para download na Windows Store, desde que a conta utilizada no Windows 10 seja a mesma da Xbox Live e a desenvolvedora permita o cross-buy. Ao que tudo indica, aparentemente o título é exclusivo da Windows Store do Windows 10, forçando o povo do Windows 7 e 8.1 a ficar sem o jogo.

Não há informações sobre os preços de Rise of the Tomb Raider, seja no Steam, seja na Windows Store, mas para quem pretende comprar o Xbox One talvez a melhor opção seja a versão da loja da Microsoft. Se bem que Microsoft no PC nos lembra Games for Windows Live.

Sobre o game em si, ele ganhou o Modo Endurance (categoria Expeditions), onde os jogadores deverão cuidar da temperatura e do apetite da Lara Croft. Ou seja: enquanto ela procura por artefatos e se mantém longe dos lobos, você tem que evitar que a protagonista morra de hipotermia e/ou de fome. E tal expansão sozinha custará US$ 10.

Aliás, é irônico saber que, embora muito bem elogiado pela crítica, nas vendas do varejo norte-americano o Rise of the Tomb Raider foi atropelado pelo Fallout 4. Péssimo timing. Enquanto isso, o povo do PlayStation 4 vai ter de esperar bastante pelo jogo, que estará disponível apenas no final do ano.

Fonte: Gadgets 360 e Windows Central.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar
  • O tweet do Windows Store deixa bem claro que vai ser apenas para Windows 10… =P

  • Windows 7 estaria fora de qualquer forma porque não existe Windows Store no 7. Só do 8 em diante

    • Ah, sim, e tem outra: é preciso que a Windows Store FUNCIONE, né?

  • DiMais

    por isso a eterna vontade da Steam em difamar a qualidade de jogos nos Windows 8/10, já que o Windows 7 não havia uma loja para competir com eles

    • Pelo oque eu soube a windows store costuma dar muito problema sim. Claro que a Steam vai apontar cada defeito que o concorrente tiver, assim como tenho certeza que a microsoft vai fazer em relação ao Steam.

      • DiMais

        a Valve critica O Windows como SO e não a loja, mas o motivo é claramente a loja (começou com o W8) porque tem condições de competir com a Steam.

  • Se for mesmo um app Universal, esse será o primeiro titulo AAA a dar as caras na loja e mostra que o sistema de desenvolvimento da plataforma não é tão fraco quanto muitos imaginavam (eu inclusive).

    Só fica uma dúvida: se vai sair como app, esse jogo chegaria no Steam como um Win64 normal? Se sim, será que a versão na Windows Store seria “downgradeada” para Win32 com o propósito de rodar na “emulação” do projeto Bridge? Isso, certamente, teria algum impacto negativo na qualidade e/ou desempenho de quem se arriscar.

  • Rodrigo de Melo

    Mesmo que seja lançado como um app “universal”, listado na loja do Windows como o mesmo jogo do Xbox, isso não garante que será cross-buy, isso depende da desenvolvedora. Então como nada foi anunciado, o jogo “estar disponível para download” na loja da outra plataforma ainda é especulação.

  • Rafael Gil

    Não sei se terá “cross buy”, mas se tiver é o início do fim do Steam.
    Imagina só eu comprar o jogo uma vez só e jogar ele no meu notebook enquanto estou longe de casa, jogar na TV grande da sala pelo Xbox ou rodar ele em 4K se tiver um PC decente…
    Posso,por ex, comprar um jogo mesmo sem ter certeza de que vai rodar no meu PC, pq no Xbox ele roda com certeza.
    Enfim, será matador se a MS fizer isso.

    • Acho que o problema é comprar um notebook potente o suficiente pra rodar bem o jogo. Comprar um alienware por exemplo não é pra qualquer um, e quem investe em um bom pc, provavelmente não vai querer um console da microsoft como complemento, principalmente se puder comprar os jogos exclusivos do xbox.

      • Rafael Gil

        Aí é que fica mais legal, mesmo que não rode bem no meu Note, eu posso por tudo no mínimo e usar como quebra-galho.
        Além disso, eu sei que no PC o jogo vai ter uma longevidade maior, pq não sai “nova geração” de PC.

        Eu tenho um bom PC e pretendo comprar um Xbox tb, pq PC na sala não é legal (eu ligo o meu lá e uso controle do xbox, mas volta e meia eu dependo do teclado e mouse, e ainda tem a bosta do Origin que me impede de usar o Big picture do Steam o tempo todo).

        Além disso, um Xbox é mais barato que um PC, então pode ser a opção de quem quer colocar um no quarto ou numa casa de campo por ex.

        Enfim, infinitas possibilidades 🙂

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis