Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Time Lapse — 1,5 hora de edição em 7 minutos

Time Lapse — 1,5 hora de edição em 7 minutos

Editar fotos requer tempo e conhecimento. Vejam esse vídeo mostrando 1,5 hora de edição em uma única foto.

8 anos atrás

retoque de pele

Esse é um assunto muito bacana e que gosto de discutir durante os cursos que ministro. Quando a fotografia era feita com filme fotográfico, o trabalho da maioria dos fotógrafos terminava depois da sessão fotográfica. Os filmes eram entregues no laboratório e só tínhamos o trabalho de ir buscar alguns dias depois (tudo bem que não era assim tão fácil em todos os segmentos da fotografia). O digital veio para transformar essas relações também. Agora o fotógrafo também é responsável pela revelação da imagem. Ou seja, mais trabalho e menos tempo para lazer.

Essa relação tempo/trabalho é que alguns iniciantes não entendem. Quanto melhor a foto for feita, quanto mais capricho técnico você tiver, menor será o tempo de edição. Segundo erro dos fotógrafos iniciantes: prometer uma quantidade absurda de fotos editadas para o cliente. Vejo muitos anunciando nas mídias sociais prometendo entregar 100 ou 150 fotos editadas. Editar essa quantidade de fotos não é fácil e exige muito tempo. Somando a isso o fato de poucos cobrarem por esse tempo perdido, então temos a receita para um prejuízo certeiro. Boa parte das sessões fotográficas que realizo podem ser dividas em 2 horas fotografando e 10 horas editando para entregar 15 fotos. Não é fácil.

Toda imagem precisa de edição? Sim, claro. Faz parte do processo fotográfico. Não acredite nas falácias de alguns fotógrafos que dizem que o bom fotógrafo já tem a foto pronta na câmera. Isso é ridículo. Toda imagem pode e deve ser lapidada para ficar melhor, mais expressiva e mais agradável. A edição faz parte do olhar do fotógrafo para a concretização da imagem. Estudar essa parte e saber cobrar pela sua realização é um pilar importante na profissão (ou pagar um profissional específico para realizar essa etapa).

Para exemplificar isso temos o vídeo lançado pelo profissional de retoques Pratik Naik que trabalhou uma foto do fotógrafo Jonas Jensen. A imagem, que levou 1,5 hora para ser editada, está resumida nesse vídeo de 7 minutos. Segundo Pratik o segredo é trabalhar com técnicas não destrutivas da imagem (coisa que o Photoshop é capaz de fazer e poucos sabem). Nada de desfoque na imagem, pois a boa edição é aquela que não é percebida pelo observador, ensina Pratik.

Solstice Retouch — Retouching in Motion 3: Beauty Retouching Timelapse (1 hr 30 mins in 7 mins)

relacionados


Comentários