Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » Meias espertas da Netflix pausam o vídeo quando você dorme

Meias espertas da Netflix pausam o vídeo quando você dorme

Faça você mesmo: Netflix ensina a criar um par de meias inteligentes que pausam o vídeo de seu programa favorito caso você caia no sono

8 anos atrás

socks

Só escolha um par de meias legal, ok?

Tecnologia é legal principalmente se podemos nós mesmos melhorá-la, pondo a mão na massa e adaptando soluções às nossas próprias necessidades, sem depender da boa vontade dos outros. A democratização do hardware e a Internet das Coisas, quando usada de maneira certa nos permite não só criar coisas interessantes mas também a possibilidade aprender fuçando, tudo pode ser hackeável.

A Netflix sabe disso, e incentiva seu consumidor a esmiuçar sua API pública para projetos pessoais e incentiva a criatividade dos mesmos. Ela também faz sugestões de projetos para que as pessoas se familiarizem com programação, hardware e tudo mais, como foi no caso d'O Botão e de House of Cards rodando no NES. Agora ela apresenta um novo hack para quem quer brincar mais: um par de meias com função de pause.

A Netflix sabe que os maratonistas de plantão sofrem com um mal súbito conhecido como sono, porque nem todo mundo é de ferro e consegue aguentar dez, doze episódios na sequência. Nisso o programa continua a rodar, o flow de episódios executados prossegue e seu histórico contabiliza um programa como assistido e você nem lembra dele.

netflix-socks

Pensando nisso o serviço de streaming sugere ao pessoal do faça você mesmo apelar para a meia inteligente, que é bem simples de fazer quando se tem as ferramentas certas. Você vai precisar de:

  • obviamente um par de meias. Par quem não quer usar uma das suas a Netflix possui alguns designs no site baseados em suas produções originais, para quem é craque no tricô;
  • Arduino;
  • LEDs;
  • bateria;
  • um botão;
  • acelerômetro;
  • um pedaço de feltro.

 
Todos os esquemas e códigos para a criação estão no site, mas você é livre para modificar tudo como quiser, o céu é o limite. A ideia do projeto é que caso você vá parar nos braços de Morfeu enquanto assiste, o acelerômetro detecte isso e o circuito dispare um comando que dá 30 segundos para o usuário acordar e interromper o processo de parada. Caso isso não aconteça o sensor manda um sinal para a Netflix e pausa o vídeo.

Netflix US & Canada — Netflix Socks

Pode parecer algo bobo, mas esse tipo de coisa que é muito útil para incentivar as pessoas a fuçarem nas coisas e descobrirem novos meios de lidar com hardware e software, porque ninguém nasce sabendo. E é um excelente projeto para entusiastas que querem se interar mais com a Internet das Coisas.

Fonte: Netflix.

relacionados


Comentários