Meio Bit » Ciência » Ciência Comprova: homens têm melhor senso de direção

Ciência Comprova: homens têm melhor senso de direção

Por incrível que pareça, homens possuem melhor senso de direção do que mulheres, só nos perdemos por pura teimosia. Um estudo não só comprovou que somos melhores em relações espaciais, como identificou o motivo pelo qual as mulheres são melhores nos detalhes.

8 anos atrás

1d90ddd6dc6b9d2416cdf68f9e6491c9

Dado que até hoje me perco no Centro do Rio e sou incapaz de andar em São Paulo, tenho certa dificuldade com a pesquisa, mas os dados são sólidos. Já é fato conhecido que homens tendem a ser melhor em visualização espacial, estamos começando a entender o porquê.

Estudantes de ambos os sexos foram adestrados a utilizar óculos 3D e um joystick, e se familiarizaram com um labirinto. Uma série de tarefas foi dada, e os homens foram consistentemente mais rápidos. Eles sabiam onde estavam em relação ao labirinto, o que me leva a concluir que nós nos perdemos por pura teimosia em não perguntar o caminho.

A pesquisa foi além, utilizando ressonância magnética funcional para identificar as partes do cérebro associadas à resolução dos problemas específicos, e o resultado surpreendeu. Embora expostas a testosterona as mulheres tenham apresentado atividade no hipocampo análoga ao cérebro masculino, não houve nenhuma melhora detectável que possa ser chamada de expressiva.

A habilidade parece ser estrutural, não hormonal.

Os cientistas deduziram que homens resolvem problemas espaciais através de uma estratégia Geocentrada, enquanto mulheres são Egocentradas. Ou seja: os homens visualizam o mundo como um todo. A grosso modo eles pensam em um RTS. Já as mulheres centram o mundo em si, elas primeiro se posicionam e só depois montam o mundo a seu redor. Como um FPS.

A estratégia feminina ganha em precisão mas perde em tempo. Outros estudos descobriram que o mapa mental das mulheres é superior nos detalhes. A analogia usada é que homens são mais rápidos em achar a casa mas mulheres são melhores em saber onde estão as coisas na casa.

A hipótese evolucionária é que nos primórdios quando éramos caçadores-coletores homens caçavam e mulheres coletavam, pois não tinham muita mobilidade dado os filhotes. Para o homem era importante saber se localizar e voltar para a caverna.

Já a mulher precisava saber onde estavam as árvores e arbustos com frutas comestíveis, que tendiam a não se mover muito em relação ao centro da aldeia.

Hoje, felizmente, a situação se nivelou. É só usar o GPS, e em casa todo homem já aprendeu a não perguntar onde está o carregador do celular, depois que ouvir o berro Já falei que está na gaveta! Se eu for aí vou achar e te enforcar com ele!

Fonte: Huffington Post.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários